Chegamos à reta final de 2020 e isso quer dizer que está mais do que na hora de você se preparar para o próximo ano! Agora, é importante que o seu negócio repense processos e estruturas e, principalmente, crie um bom planejamento orçamentário para 2021, garantindo a retomada e o crescimento empresarial.
Apesar de termos enfrentando diversas recessões ao longo do século XXI, a pandemia de Covid-19 trouxe uma crise sem precedentes para a maioria de nós. De acordo com uma pesquisa realizada pela Falconi, 73% das empresas brasileiras reportaram um grau significativo de incerteza com os rumos da economia atual.
E como este foi um ano difícil e imprevisível, a expectativa é de que seu sucessor mantenha o cenário de instabilidades. Mas não podemos nos deixar abater pelo pessimismo: ele também pode ser um ano de grandes oportunidades e recomeços. Por isso, é importante que você projete e organize suas finanças de forma assertiva, gerando um ambiente de negócios mais sólido, estratégico e inteligente.
Neste quadro, montar um planejamento eficiente é desafiador. Afinal, nossas antigas referencias para a construção de orçamentos foram afetadas por condições inéditas e atípicas. E para responder bem a essa nova situação, precisamos desenvolver metas e objetivos mais criativos, críticos e condizentes com a realidade mercadológica do país.
Mas vamos por partes…
O que é um bom planejamento orçamentário?
Montar um orçamento significa analisar gastos e investimentos para otimizar os recursos de um negócio. A partir do planejamento orçamentário, conseguimos potencializar a gestão empresarial e assegurar sua saúde financeira.
De acordo com o Gerente Financeiro do Empresômetro, Rafael Mainardes, o orçamento anual é responsável pela antecipação de riscos, necessidades e oportunidades de uma empresa:
“Com ele, conseguimos mapear, projetar e prever diversos cenários, tomando decisões mais consistentes, como, por exemplo, sobre a liquidez do empreendimento, a captação de recursos, o fluxo de caixa e as ações que devem ser realizadas em cada departamento, compreendendo de forma abrangente os custos e benefícios de todas as atividades e processos envolvidos na organização. Então, falar de orçamento, é falar de um regime de competências. Ou seja, da análise efetiva do desempenho do negócio e da sua relação com os movimentos e perspectivas do mercado”.
Assim, um bom planejamento, principalmente para 2021, deve levar em conta o histórico do ano anterior, estimativas de venda, inovação, políticas externas, contexto econômico, sazonalidade de produtos e serviços, nível de endividamento, readequação na alocação de verbas e as novas demandas do segmento de atuação.
Conheça algumas vantagens do planejamento orçamentário:
- Gestão de recursos mais eficiente;
- Criação de metas e objetivos mais estratégicos;
- Tomada de decisões mais inteligentes;
- Maior controle de despesas;
- Definição de preços competitivos.
4 dicas para inovar no planejamento de 2021
Como já vimos, o próximo ano ainda será marcado pela pandemia e vai exigir do mercado empresarial inciativas diferenciadas. Pensando na gestão de gastos, o planejamento orçamentário deverá acompanhar as novas tendências, incorporando inovação e tecnologia em sua construção. Vamos conferir algumas dicas?
1ª- Crie processos colaborativos
Para dar conta da nova realidade, o orçamento deverá privilegiar a criatividade e auxiliar o negócio a se reinventar.
E, mais do que isso: ampliar seu escopo, convidando todos os departamentos da empresa a se envolverem na organização orçamentária.
Para Mainardes, o planejamento de 2021 precisa ser colaborativo:
“A primeira tendência é a cooperação entre empresas. Clientes, fornecedores e parceiros terão que dar suporte uns aos outros, entendendo as dificuldades e desafios de cada um e flexibilizando, por exemplo, prazos e pagamentos. Esse trabalho participativo também deve acontecer entre as áreas internas do negócio. O orçamento já não pode ser uma responsabilidade exclusiva do Financeiro, e sim uma ferramenta compartilhada entre departamentos. Todos devem contribuir, de forma multidisciplinar, para a construção de um planejamento assertivo”, explica.
Dentro das novas estratégias orçamentárias, precisamos incluir também o estreitamento das relações comerciais, garantindo a fidelização de clientes, através de experiências enriquecedoras, e o resgate daqueles que foram perdidos:
“O momento exige que nos aproximemos do mercado e, principalmente, dos nossos clientes atuais. Um relacionamento sólido contribui para a saúde financeira do negócio, garante a continuidade dos contratos e evita a inadimplência. Portanto, este é um aspecto essencial para aplicarmos do orçamento de 2021”, afirma Mainardes.
2ª Invista em novas possibilidades
Outro ponto importante para a inovação orçamentária é a capacidade de gerar novas fontes de receita, como: a redistribuição de verbas para áreas com rápido potencial de crescimento, a participação no universo on-line e a readequação de modelos de precificação.
“O planejamento orçamentário é uma ferramenta indispensável para a formação de preços e para a escolha assertiva de regimes tributários, por exemplo. Saber se colocar com eficiência nestes dois pontos é um grande diferencial. Mas isso só é possível com visão analítica, informações bem estruturadas e inteligência de mercado”.
Nosso gerente ainda vai além e ressalta que é necessário conhecer a fundo a concorrência. Ou seja, para ser competitivo e obter vantagens reais, o planejamento financeiro deve estar abastecido com um conhecimento abrangente sobre o comportamento dos seus concorrentes.
3ª- Análise informações e atue com inteligência
O uso de base de dados e a análise de informações mercadológicas na criação do planejamento orçamentário é mais uma das tendências geradas pela pandemia. Agora, empresas com grande capacidade analítica vão ganhar terreno, não só por conseguirem prever novas demandas de consumo, mas, principalmente, por tomarem decisões inteligentes e ágeis.
“A pandemia trouxe um senso de urgência para nossas ações, um orçamento precisa entender as mudanças de cenário e investir em operações que se adaptem a elas. Nesse sentindo, quanto mais informações possuirmos, mais rápido conseguiremos reagir às transformações, ampliando nosso leque de opções para a construção de um bom planejamento. Lembrando que é ele quem vai sinalizar, antecipadamente, onde estão os gargalos e oportunidades do seu negócio. Orçamentos construídos sem compreensão de mercado e sem contexto político-econômico ficam engessados na realidade da própria empresa, incapazes de olhar para o futuro”, destaca Mainardes.
4ª – Acompanhe a transformação digital
O estudo realizado pela Falconi também revelou que o investimento em tecnologias digitais está em 3º lugar no ranking de prioridades dos orçamentos empresariais para 2021, atrás apenas da produtividade dos colaboradores e da redução de despesas com viagens. Além disso, 77% dos negócios afirmaram que a crise acelerou sua busca por adequação tecnológica.
“A gestão financeira precisa, mais do que nunca, contar com processos automatizados e digitais. Aliás, esta é uma tendência que deve se estender a todas as áreas de uma empresa. Com a tecnologia digital, percebemos uma diminuição na burocracia institucional, conseguimos reduzir despesas (por exemplo, com infraestrutura e espaço físico de trabalho) e encontramos novas oportunidades (como as vendas on-line). O curso natural é que o investimento em digitalização e segurança cibernética seja cada vez maior”, finaliza.
Tome uma atitude!
Ficou claro que não dá para esperar resultados diferentes fazendo o mesmo de sempre, não é mesmo? Inclusive, 65% das empresas brasileiras declararam que estão buscando novas metodologias para aumentar sua eficiência orçamentária.
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Não dá mais para insistir no velho, e se você quer alcançar o futuro, temos um spoiler: nós já chegamos lá e podemos garantir que, neste momento, a distância entre você e o sucesso do seu negócio pode ser bem pequena. Clique aqui e saiba mais sobre a melhor plataforma de inteligência de mercado do país!