É tudo uma questão de estratégia

Minha empresa está pronta para uma expansão?

O maior objetivo e também desafio de uma empresa, independente de seu tamanho, é expandir e prosperar cada vez mais, o que não chega a ser novidade para ninguém, justamente por parecer ser o curso natural da vida empresarial. No entanto, nem sempre uma expansão é viável e, sem a estratégia e o planejamento corretos, a empresa pode até mesmo ir à falência.

Um fator que pode fazer uma grande diferença é determinar se a sua empresa não está apenas consolidada e sim completamente pronta para uma expansão.

Para garantir que sua empresa se encontra no momento ideal para uma expansão sustentável, é importante realizar uma análise o mais completa e honesta possível a respeito dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, além de uma avaliação de possíveis riscos. Em um sentido mais amplo, é fundamental que seja realizada uma análise de mercado também completa.

Depois de ter coletado o máximo de informações internas e externas a respeito da sua empresa é importante fazer um mapeamento, ou seja, de fato colocar no papel. Dessa forma se torna possível identificar em que momento a sua empresa se encontra. Mas como saber se você já está no ponto para expandir?

 

Existem alguns indicadores fundamentais para responder esse questionamento:

 

Uma base sólida de clientes frequentes é um sinal positivo de que a sua empresa está expandindo de uma forma natural. É importante perceber o fluxo de relacionamento que você mantém com os seus clientes: são eles que têm procurado você ou é você quem vai até eles? Se a sua resposta foi a primeira opção, isso significa que eles estão satisfeitos com o seus serviços ou produtos.

A perenidade também é fundamental e isso significa observar e analisar se o seu negócio está ou não sujeito a desaparecer depois de um certo período de tempo. Isso tende a acontecer com empreendimentos que seguem uma tendência que normalmente tem um prazo de validade. Um exemplo desse tipo de tendência foi a febre de barbearias temáticas e casas especializadas em cupcakes, paletas mexicanas ou iogurteira, entre outros.

Um fator determinante de crescimento e, principalmente, de estabilidade é a saúde financeira da empresa. Para que a expansão seja viável, é importante que o lucro do empreendimento tenha se mantido constante pelos últimos três anos.

Da mesma forma que é fundamental que as finanças de sua empresa estejam completamente em ordem, pois o lucro que uma expansão pode proporcionar pode não vir imediatamente. Nesse sentido é bom ter um fluxo de caixa suficiente para que essa ampliação não custe mais do que o planejado.

Quando falamos que a “casa” precisa estar em ordem, não é apenas no sentido financeiro, mas em todos os aspectos. A sua equipe precisa estar muito motivada, em sintonia e completamente pronta para lidar com as mudanças que uma expansão pode trazer.

Em um sentido mais externo e de mercado, é muito importante entender se o ramo de atuação do seu negócio oferece possibilidade de crescimento e longevidade.

Não existe apenas uma forma de expandir uma empresa: você pode abrir uma outra unidade; iniciar um sistema de franquias; realizar uma fusão ou aquisição. Com a análise completa do seu negócio você compreende melhor qual modelo escolher.

Os fatores citados indicam que a sua empresa está no caminho certo para a tão sonhada expansão – e se você ainda não identifica com esses indicadores, eles podem servir como um guia de como evoluir o seu negócio até seja possível chegar até o seu objetivo.


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