A base de clientes de uma empresa é parte vital para a eficiência nos negócios
Pode parecer um tanto evidente descrever o que é base de clientes, pois o seu significado é, de fato, uma lista com todos os clientes de uma empresa. Mas não é por ter uma definição um pouco óbvia, que deixa de ser importante. A base de clientes é uma das partes vitais de uma empresa, pois é a partir dela que se constrói um relacionamento com clientes.
Nesse sentido, essa base é algo muito precioso para os negócios e justamente por isso é fundamental mantê-la sempre atualizada e, muito além disso, enriquecida. Mas o que isso quer dizer?
Sabemos que a maior moeda de troca da atualidade é o tempo e os dados mudam em uma velocidade difícil de acompanhar, muitas vezes. Mas se a base cadastral da sua empresa não está atualizada, isso vai interferir diretamente nos seus negócios. Como?
A parte organizacional de uma base de clientes pode tanto ajudar a alavancar todo o processo de vendas, como também pode fazer com que a sua empresa perca dinheiro e tempo – dois valores que não podem ser encarados de forma leviana.
Em uma lista de clientes, pode ser que alguns dados estejam duplicados ou errados. Muitas vezes, em uma lista que deveria conter apenas CNPJs, pode conter também CPFs. Ou então, os números de contato podem estar com erro.
Outro possível problema em uma base cadastral desatualizada é a situação jurídica em que determinada empresa pode se encontrar. Se essa empresa estiver devendo para a Receita Federal, por exemplo, e o seu negócio possuir regras de compliance rigorosas, você não poderá vender para ela.
Tudo isso pode custar caro para uma empresa, tanto em tempo, quanto em dinheiro.
Como os meus dados são higienizados?
A partir da solicitação do cliente, a higienização da base de clientes feita pelo Empresômetro consiste em obter os dados da sua base já existente e então todas informações ali contidas são verificadas. O que já não estiver mais correto nessa lista será excluído, atualizado e padronizado automaticamente. Mas nós vamos mais longe ainda: além de receber dados fresquinhos da sua base cadastral, você ainda recebe a lista enriquecida, com mais informações que podem ajudar o seu negócio.
Nós sugerimos que a sua base de clientes seja atualizada a cada três meses, no mínimo, e a cada semestre, no máximo, para que o seu negócio não corra riscos.
Uma das perguntas mais comuns quando o assunto é higienizar o banco de dados da sua empresa é se essa ação é confiável. O Empresômetro garante dados atualizados e confiáveis, com base LAI – Lei de Acesso à Informação e também na Lei da Transparência. Os dados são obtidos por meio das fontes mais seguras, como: metadados.ibge, receita.fazenda, concla.ibge, dados.gov, Junta Comercial entre outras.
Conheça o Empresômetro, empresa preocupada, principalmente, com o futuro do seu negócio.