Um estudo sobre o mercado dos defensivos agrícolas no Brasil

15/04/2021
defensivos agricolas

Quando falamos de defensivos agrícolas, você sabe exatamente qual o tipo de produto usado?

Veja só: eles são produtos químicos, físicos ou biológicos, usados na agricultura para o controle de pragas e demais seres vivos que são considerados prejudiciais à lavoura. No Brasil, também são conhecidos popularmente como agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários.

Um estudo conduzido pelo Empresômetro em 2020, mostrou que o mercado de defensivos agrícolas movimentou mais de 100 bilhões de reais!

Além disso, o Brasil é conhecido como o maior produtor agrícola do mundo e é líder mundial no consumo de defensivos agrícolas. Esse número foi 8,77% maior do que no ano anterior, mesmo considerando a pandemia do Coronavírus.

Este estudo foi feito com base na emissão de notas fiscais eletrônicas de vendas B2B, B2C e B2G da posição 3808 (Defensivos/Agrotóxicos) da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul, ou seja, o código de um produto para importações ou exportações – e foram considerados os defensivos importados e os produzidos no Brasil.

No caso dos defensivos agrícolas, as operações de vendas não possuem um padrão linear porque elas ocorrem da seguinte forma:

  • Indústria para o atacado, varejo e o consumidor final;
  • Atacado para o varejo e consumidor final;
  • Varejo para o consumidor final.

O mapeamento de mercado feito pelo Empresômetro, mostrou que as vendas das indústrias são responsáveis por 34% de toda a movimentação, enquanto as vendas de defensivos pelos atacados representam 57% e os varejos são responsáveis por 9% de toda a movimentação.

É importante ressaltar que, faz parte da estratégia das indústrias produzir ou importar os defensivos e transferir para uma filial sua que tenha o ramo atacadista, por questões tributárias ou logísticas.

Segundo o levantamento, em 2020, São Paulo foi o estado que teve o maior valor movimentado em transações de defensivos agrícolas, totalizando 22,89 bilhões, seguido por Mato Grosso e Paraná.

Além disso, o estudo mostrou que nas mais de 37 milhões de notas fiscais de vendas emitidas no mercado de defensivos agrícolas em 2020, 75% se concentraram em apenas 7 NCMS:

3808.91.99 outros inseticidas, apresentados de outro modo

3808.92.99 outros fungicidas, apresentados de outro modo

3808.93.29 outros herbicidas, apresentados de outro modo

3808.93.24 herbicida a base de dicloreto de paraquat, propanil,etc.

3808.92.93 fungicida a base de mancozeb/maneb, apresentados de outro modo

3808.91.19 outros inseticidas em embalagens para uso domissanit. direto

3808.93.23 herbicida a baseglifosato/sal monoisopropilamina, etc.

Para entender ainda mais seu nicho de mercado através de pesquisas e gráficos, recomendamos que você conheça o Empresômetro, uma plataforma de inteligência de mercado que trata os dados de mais de 48 milhões de empresas, através de inteligência artificial.

Teste aqui por 7 dias. É grátis!