A prospecção no direito

13/08/2018

A OAB registrou 1.048.189 advogados ativos no Brasil

No dia 11 de agosto é comemorado nacionalmente o Dia do Advogado, desde 1828, quando Dom Pedro I assinou o decreto que possibilitou a criação das duas primeiras escolas de Direito do Brasil.

Em setembro de 2017, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) registrou 1.048.189 advogados com registro ativo no país. Somado a esse total, a Organização contabiliza 33.083 estagiários com carteira da OAB e ainda 42.387 registros suplementares, que consiste na inscrição do advogado em outra seccional, além do estado no qual atua. No mesmo ano, dados do IBGE apontam que existe, no Brasil, um advogado apto pela OAB para cada 196 pessoas.

De acordo com os dados divulgados pela OAB, São Paulo representa 28% do total de advogados em atividade no país, com 293.099 profissionais da área registrados. Em seguida no ranking de estados brasileiros com maior número de advogados está o Rio de Janeiro, que conta com 140.881 advogados e configura em 13%. Minas Gerais corresponde a 10%, com 107.385 advogados. O Rio Grande do Sul, por sua vez, registra 78.423 advogados, o que significa 7% do total. E por último nessa lista está o estado do Paraná, que tem 62.427 advogados (6%).

Do outro lado desta conta estão os estados do Brasil com os menores índices de advogados com carteira registrada na OAB: Roraima conta com apenas 1.752 advogados. O Amapá registra 2.702 profissionais, seguido do Acre que contabiliza 3.156. Tocantins soma 5.440 e, por fim, Rondônia possui 6.877 advogados ativos.

Dados disponíveis no Empresômetro Listas, por meio de filtros de localização e CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica), apontam que existem 73.387 escritórios de advocacia no Brasil. Os números desse segmento por estado acompanham a estatística de estados com maior e menor índice de profissionais da área divulgada pelo IBGE.

 

Número de escritórios de advocacia nos estados com maior número de advogados:

 

São Paulo: 20.897;

Rio de Janeiro: 7.776;

Minas Gerais: 6.241;

Rio Grande do Sul: 6.487;

Paraná: 6.313.

 

Número de escritórios de advocacia nos estados com menor número de advogados:

 

Roraima:132;

Amapá: 120;

Acre: 148;

Tocantins: 434;

Rondônia: 572.

Essa somatória de dados deixa claro que o consumidor conta com diversas possibilidades na hora de escolher um advogado para representá-lo. Embora essa pluralidade de escolhas seja ótima para a sociedade e aqueça a economia, os escritórios e profissionais advocatícios precisam buscar formas para se destacar que não infrinjam o código de ética da OAB. Uma maneira de vencer esse obstáculo é contar com o marketing jurídico como aliado para atingir uma taxa de crescimento constante.

 

A prospecção como solução assertiva

Toda forma de negócio e empresa deveria considerar a prospecção de clientes como parte fundamental da sua estratégia de crescimento e para os escritórios de advocacia essa afirmação não é menos verdadeira. Nesse sentido, é importante manter uma postura proativa e não apenas aguardar que o cliente escolha o seu escritório entre de tantos outros.Por outro lado, é importante desprender atenção e foco nos seus clientes já existentes. É uma questão de equilíbrio estratégico!

 

O Empresômetro Listas é a ferramenta ideal para você prospectar novos clientes por meio de filtros inteligentes e ainda conhecer detalhadamente o mercado em que você está inserido. Lá você consegue obter de forma legal e ágil, as seguintes informações sobre outras empresas: CNPJ, Razão Social, Nome Fantasia, Endereço, Número, Bairro, Complemento, CEP, Cidade, Estado, Região, Latitude, Longitude, Situação Cadastral, Data de Abertura, Idade, Regulamentação, Natureza Jurídica, Setor, Simples Nacional e Inscrição Estadual.

Além disso, você mantém o seu banco de dados já existente sempre atualizado, com informações fresquinhas sobre os seus clientes, por meio do nosso serviço de higienização.

 


Venha crescer com o Empresômetro Listas em apenas alguns cliques!