Conheça as 10 cidades brasileiras com mais empresas de pequeno porte

04/04/2019

Pequenas Empresas ocupam espaço de destaque na economia

Empresas de pequeno porte representam mais da metade da força de negócios do Brasil e têm sido as grandes responsáveis por manter a economia aquecida nos últimos anos e isso não é força de expressão: das mais de 20 milhões de empresas brasileiras ativas, 10,5 milhões são Pequenas Empresas.

Um estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que as chamadas MPEs – Micro e Pequenas Empresasgeram 27% do PIB do país.

 

A minha empresa é de pequeno porte?

De acordo com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), o porte de pequena empresa é definido de acordo com faturamento anual. Empresas que têm faturamento anual superior a 1.200.000,00 e inferior a R$ 10.500.000,00 são consideradas de pequeno porte.

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) classifica portes empresariais pelo número de funcionários. Para ser considerada de pequeno porte, a empresa deve empregar de 10 a 19 funcionários nos setores de serviços e comercial ou de 20 a 99 funcionários nos setores industrial e de construção.

Já o Empresômetro, conforme a metodologia do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), define o porte de uma empresa de acordo com o Simples Nacional:

 

Legislação

Em 2006 foi instituída a Lei Complementar 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE) e a partir disso foi possível:

  • Simplificação e desburocratização;
  • Facilidades para acesso ao mercado;
  • Facilidades para obtenção de Crédito e à justiça;
  • Estímulo à inovação e à exportação.

 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Simples Nacional

Por meio da Lei Geral, foi criado o Simples Nacional, que é o regime tributário específico para os pequenos negócios, com redução da carga de impostos e simplificação dos processos de cálculo e recolhimento

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Onde estão as Pequenas Empresas no Brasil?

A maior concentração de empresas de pequeno porte está na região Sudeste, com mais de 5,4 milhões. Em segundo lugar, com mais de 1,9 milhão de Pequenas Empresas, está a região Sul. O Nordeste aparece em terceiro, com mais de 1,6 milhão de empresas desse porte. O Centro-Oeste e o Norte fecham o ranking, com mais de 800 mil e 500 mil pequeno negócios, respectivamente. Mas e as cidades?

 

Esse tipo de informação é apenas uma amostra do que o Empresômetro pode fazer pelo seu negócio. Acesse a nossa página de estatísticas para dados muito interessantes sobre empresas brasileiras.

 


Venha para a melhor versão do seu negócio, venha para o Empresômetro.