Conheça as 10 cidades brasileiras com mais empresas de pequeno porte

Pequenas Empresas ocupam espaço de destaque na economia

Empresas de pequeno porte representam mais da metade da força de negócios do Brasil e têm sido as grandes responsáveis por manter a economia aquecida nos últimos anos e isso não é força de expressão: das mais de 20 milhões de empresas brasileiras ativas, 10,5 milhões são Pequenas Empresas.

Um estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que as chamadas MPEs – Micro e Pequenas Empresasgeram 27% do PIB do país.

 

A minha empresa é de pequeno porte?

De acordo com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), o porte de pequena empresa é definido de acordo com faturamento anual. Empresas que têm faturamento anual superior a 1.200.000,00 e inferior a R$ 10.500.000,00 são consideradas de pequeno porte.

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) classifica portes empresariais pelo número de funcionários. Para ser considerada de pequeno porte, a empresa deve empregar de 10 a 19 funcionários nos setores de serviços e comercial ou de 20 a 99 funcionários nos setores industrial e de construção.

Já o Empresômetro, conforme a metodologia do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), define o porte de uma empresa de acordo com o Simples Nacional:

 

Legislação

Em 2006 foi instituída a Lei Complementar 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE) e a partir disso foi possível:

  • Simplificação e desburocratização;
  • Facilidades para acesso ao mercado;
  • Facilidades para obtenção de Crédito e à justiça;
  • Estímulo à inovação e à exportação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Simples Nacional

Por meio da Lei Geral, foi criado o Simples Nacional, que é o regime tributário específico para os pequenos negócios, com redução da carga de impostos e simplificação dos processos de cálculo e recolhimento

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Onde estão as Pequenas Empresas no Brasil?

A maior concentração de empresas de pequeno porte está na região Sudeste, com mais de 5,4 milhões. Em segundo lugar, com mais de 1,9 milhão de Pequenas Empresas, está a região Sul. O Nordeste aparece em terceiro, com mais de 1,6 milhão de empresas desse porte. O Centro-Oeste e o Norte fecham o ranking, com mais de 800 mil e 500 mil pequeno negócios, respectivamente. Mas e as cidades?

 

Esse tipo de informação é apenas uma amostra do que o Empresômetro pode fazer pelo seu negócio. Acesse a nossa página de estatísticas para dados muito interessantes sobre empresas brasileiras.

 


Venha para a melhor versão do seu negócio, venha para o Empresômetro.