Machine learning é o futuro do seu negócio

11/04/2019

A tecnologia de aprendizagem de máquinas pode fazer a diferença para empresas

Nos últimos dez anos, a tecnologia tem sido intrínseca à vida humana e isso permite que algumas dessas inovações façam parte do cotidiano de forma silenciosa, quase imperceptível. Um bom exemplo desse fenômeno é o machine learning, tecnologia baseada em algoritmos matemáticos e estatísticos.

Ainda que, nos últimos anos, o termo tenha ganhado cada vez mais destaque, essa tecnologia existe desde 1959, quando o pioneiro da inteligência artificial e engenheiro do MIT, Arthur Samuel, culminou o conceito de um campo de estudo que possibilita aos computadores a habilidade de aprender por conta própria. E é exatamente isso que a expressão, originalmente em inglês em significa.

Em quase 60 anos, considerando que o conceito básico permanece o mesmo, o machine learning evoluiu muito, pois com a inserção da internet, a tecnologia ganhou a forma que hoje conhecemos.

Um dos pilares dessa tecnologia é analisar dados coletados com o intuito de identificar padrões. Isso possibilita que, plataformas de streaming por exemplo, sugiram músicas ou vídeos de acordo com o gosto do usuário. Não é um passe de mágica, é uma verdadeira análise comportamental de dados que são imputados nesse tipo de site ou ferramenta.

E o meu negócio com esse tal de machine learning?

A aprendizagem de máquinas busca assimilar informações de forma muito parecida com o cérebro humano. Isso significa que, a partir dessa tecnologia, é possível, por exemplo, que os gestores conheçam melhor os públicos do seu negócio.

Essa é apenas uma das soluções que essa tecnologia pode oferecer para negócios. Conheça as vantagens empresariais dessa tendência global:

  • Previsões de padrões de tráfego: a machine learning utiliza dados históricos de uma empresa para gerar previsões de tráfego. Isso permite uma análise da intensidade de fluxos, o que pode levar para decisões estratégicas.
  • Assertividade nas vendas: mecanismos de busca e recomendações são funcionalidades permitidas pelo machine learning, ou seja, os dados interpretados pelas máquinas possibilitam oferecer ao público-alvo exatamente aquilo que ele procura.
  • Detecção de fraudes: É possível identificar falhas ou ameaças no sistema em tempo real por meio da aprendizagem de máquinas.
  • Antecipação de demandas: machine learning pode ajudar na previsão de demandas por meio de um controle de fluxo de produtos ou serviços, o que pode evitar prejuízos.

Venha para a melhor versão do seu negócio, venha para o Empresômetro.