Curva de maturidade empresarial

25/04/2019

Onde a sua empresa se encontra nessa trajetória?

Em dez anos, a forma de fazer negócios mudou de forma considerável, pois o consumidor mudou suas exigências, e agradá-lo tornou-se tarefa difícil em meio a tanta concorrência. Isso significa que empresas que estão há muito tempo no mercado, não necessariamente sabem vender melhor do que um novo negócio.

No entanto, o caminho percorrido por uma empresa, a sua solidez no mercado e a experiência, podem ser grandes diferenciais para manter o sucesso, independente das mudanças que possam surgir pelo caminho.

Sua empresa é madura?

Empresas novas e negócios consolidados têm algo em comum: sua maturidade empresarial. Mas o que isso quer dizer?

Assim como na vida humana, a trajetória empresarial passa por diferentes etapas de crescimento e seu nível de maturidade não depende apenas do tempo vivido. E no mundo dos negócios, esse amadurecimento também vai além do lucro ou do número total de clientes.

Uma empresa verdadeiramente madura já possui um know-how amplo do seu próprio mercado e entende como utilizar informações obtidas ao longo de sua trajetória como estratégia para conquistas internas e externas para o  seu negócio.

Níveis de maturidade empresarial

Ainda que o crescimento de uma empresa seja possível em muitos aspectos diferentes, é possível identificar 4 principais níveis empresariais:

  1. Startups são empresas em fase embrionária, no entanto, a retórica nem sempre é verdadeira. Isso quer dizer que nem toda empresa nova é considerada uma startup, mas toda startup se encontra em um estágio inicial no mercado. O que diferencia esse tipo novo de negócio é que ele precisa apresentar uma ideia disruptiva.                                                                                  Para crescer, empresas nesse nível de maturidade precisam manter o foco em montar uma equipe com profissionais talentosos, que acreditem no projeto e ajudem a fazer e acontecer. Outro grande desafio é captar parcerias-chave, que vão ajudar levar o seu negócio para outro nível.                                                                                                                                                                                                     
  2. Empresas emergentes, por sua vez, já se encontram em um momento de maior solidez no mercado e já conseguiram recursos financeiros para atuar com mais assertividade. Ainda que já estejam mais consolidados, negócios desse nível de maturidade ainda têm foco em prazos curtos, porque mesmo que já possuam recursos, ainda não contam com capital suficiente para financiar projetos a médio ou longo prazoSua missão principal é o desenvolvimento geral do negócio e isso inclui os produtos ou serviços que oferece. Empresas nesse nível de maturidade ainda estão em busca de equipes ideais para que o negócio cresça. Esse é o momento de focar no desenvolvimento de colaboradores e formar líderes nas equipes, além de otimizar a estrutura de gastos.                                                                                                                                                                                  
  3. Empresas em expansão ocupam o terceiro nível de maturidade, que é uma etapa mais avançada na trajetória empresarial. Nesse momento, as finanças já independem de seus fundadores, o que significa que o negócio já caminha com as próprias pernas. O objetivo agora é consolidar processos para criar mais agilidade e transparência nas atividades diáriasNessa fase, a visão do negócio já está voltada para o médio prazo e agora existe mais conforto e estabilidade para agir, o que permite focar além do produto ou serviço principal e começar a investir em pós-vendas e outras ações que também garantem sucesso. Empresas nesse nível precisam aprimorar estratégias de fidelização de vendas, além de fortalecer ainda mais as parcerias estratégicas. Aqui também é importante analisar se os processos internos da empresa suportam a expansão.                                                          
  4. Empresas maduras atingiram o estágio mais elevado dentro dessa trajetória. Negócios nesse nível já têm a sua visão focada em prazos mais longos, como a implementação de novos serviços ou produtos, por exemplo. Já com uma estrutura funcional mais complexa, empresas maduras conseguem dar mais atenção para gestão de riscos e inovações de processos.Essa etapa pode até passar uma ideia de estagnação, mas não se engane: empresas já maduras podem continuar crescendo. É importante que esses negócios se mantenham aquecidos, sempre em busca de novos segmentos de mercado e oportunidades comerciais.

O Empresômetro tem à sua disposição informações das mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil e podemos ajudar o seu negócio a crescer, independentemente do nível de curva de maturidade em que ele se encontra.

Que tal testar a eficiência comercial da sua empresa? Clique aqui.


Venha para a melhor versão do seu negócio, venha para o Empresômetro.