Conheça 10 cidades com mais empresas de varejo do Brasil

15/03/2019

O país conta com mais de 5,6 milhões de negócios desse setor

O Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 março, foi criado para garantir a segurança dos direitos dos consumidores. Além da segurança dos direitos, é importante entender também o que mantém a roda do consumo girando. O que motiva quem de fato compra no Brasil?

De 2018 para cá, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) tem passado por instabilidades, o que significa que em alguns momentos o consumidor sente confiança na economia para fazer compras e em outros recua e consome menos.

Apesar da variação desse índice, o perfil do consumidor brasileiro é ativo, especialmente no que diz respeito à compras virtuais. O estudo global “Pulse of the Online Shopper”, publicado pela UPS em 2018, indica que os consumidores brasileiros têm mais entusiasmo com compras online (88%), em comparação com outros países e continentes como EUA (85%), Europa (81%) e Canadá (77%).

A espinha dorsal do consumo brasileiro

O grande responsável por manter o consumidor comprando é o setor do varejo, em todas as suas variações. Isso porque ele é responsável por fomentar as necessidades, básicas e mais complexas, dos consumidores.

De forma simples, varejo significa toda venda que é feita diretamente ao consumidor final, sem intermediários em quantidades menores. Pontos de venda como lojas, mercados, mercearias e até mesmo feiras, entre outro, são considerados parte do varejo.

Para se manter bem posicionado em um meio tão vasto e competitivo é necessário encontrar um equilíbrio entre entender o seu consumidor, oferecer um produto de boa qualidade e, ao mesmo tempo, apresentar preços que caibam no bolso de quem compra. Essa fórmula com certeza não é mágica, mas entender muito bem do seu próprio negócio e, também, da sua concorrência, pode indicar o melhor caminho para que o seu negócio seja a preferência do seu público-alvo.

Das mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil hoje, o número de negócios voltados para o varejo ultrapassa 5,6 milhões. Esse número expressivo significa que o varejo atende as necessidades dos seus consumidores diretos, no entanto a concorrência é alta e o setor precisa constantemente se reinventar para manter suas metas comerciais.

Mas você sabe onde estão essas empresas?

Esse tipo de informação é apenas uma amostra do que o Empresômetro pode fazer pelo seu negócio. Acesse a nossa página de estatísticas para dados muito interessantes sobre empresas brasileiras.


Venha para a melhor versão do seu negócio, venha para o Empresômetro.