Um levantamento realizado em 2018, pela ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), mostrou que, no Brasil, existem cerca de 130 milhões de pets.
Confira o ranking do número de pets no país:
- Cães – Mais de 52,2 milhões
- Aves canoras e ornamentais – 7,9 milhões
- Gatos – 22,1 milhões
- Peixes ornamentais – 18 milhões
- Répteis e pequenos mamíferos – Pouco mais de 2 milhões.
O último levantamento realizado pelo IBGE sobre o número de pets por domicílio foi feito em 2013. Na época, o Paraná era o estado com o maior número de residências com cachorros, somando 60,1%. Já os gatos totalizaram 16,4% dos números.
E como esses números impactam o mercado e são importantes para a sua empresa?
Das mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil, cerca de 140 mil são voltadas para o mercado de pet shop.
Esse número conta desde lojas até serviços especializados em adestramento de animais.
Os CNAEs – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ou seja, o código que identifica atividades econômicas das empresas – desse ramo, nos mostrou um ranking das maiores atividades, sendo:
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação;
- Higiene de pets;
- Atividades Veterinárias;
- Alojamento e Adestramento.
Maior número empresas para pet por região
O estado com o maior número desses empreendimentos é São Paulo, com cerca de 3 mil comércios.
Já em termos de faturamento, o mercado pet no Brasil fica em terceiro lugar no ranking mundial. Em 2017, esse faturamento chegou a 20,3 bilhões de reais.
Por ser um mercado muito vasto, com todas essas informações ricas é possível fazer com que ele seja mais bem aproveitado, por exemplo: através do uso de ferramentas de inteligência comercial, como o Empresômetro, a sua empresa pode ter acesso a dados que podem ser utilizados em pesquisas de mercado, geração de leads, monitoramento de concorrência e assertividade nos negócios.
Teste por 7 dias gratuitamente! É só clicar aqui.