5 principais ramos de atividade no Brasil e a importância da Inteligência de Mercado

16/03/2019
5 principais ramos de atividade

O Brasil é um país de dimensões continentais – ou seja, que apresenta grande extensão, podendo se referenciar ao tamanho de um continente inteiro-, mas você sabe dizer como isso influência o mercado e a sua empresa?

O país conta atualmente com mais de 20 milhões de empresas ativas. E com um número expressivo desse, é importante você saber como a inteligência de mercado pode auxiliar no crescimento do seu negócio.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre:

  1. Número de empresas abertas por região no Brasil
  2. 5 principais ramos de atividade no Brasil
  3. Estratégia de Inteligência de Mercado

Número de empresas abertas por região no Brasil

Em janeiro de 2018, o Empresômetro levantou dados que mostram a quantidade de empresas ativas em cada região brasileira.

Neste estudo, foram descobertos os números por regiões do país, confira abaixo.

Sudeste

Aqui é onde estão localizadas metade dessas empresas, somatizando cerca de 10,3 milhões.

Sul

3,57 milhões de empresas ativas.

Nordeste

3,55 milhões de empresas ativas.

Centro-Oeste

1,6 milhões de empresas ativas.

Norte

Mais de 1 milhão de empresas ativas.

É importante notar que nenhuma região brasileira tem menos do que 1 milhão de empresas.

5 principais ramos de atividade no Brasil

Usando a metodologia do IBPT e a plataforma do Empresômetro, é possível ver quais são os 5 principais ramos de atividades do país.

Confira o ranking:

  1. Comércio Varejista de artigos de vestuário e acessórios com 1,1 milhão de empresas registradas;
  2. Cabelereiro;
  3. Comércio varejista de mercado em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns;
  4. Lanchonetes casas de chá, sucos e similares;
  5. Obras de alvenaria.

Estratégia de Inteligência de Mercado

Em 2018, quando o estudo foi realizado, abriam cerca de 6,8 mil empresas no Brasil todos os dias, mas você sabe como usar a inteligência de mercado para estar sempre a frente dos seus concorrentes?

A plataforma do Empresômetro dispões de ferramentas que podem auxiliar no crescimento da sua empresa.

Nós temos um banco de dados empresariais atualizado diariamente, que permite que você tenha acesso a dados de contatos dentro da LGPD, além de geolocalização, rede de sócios, faturamento e número de funcionários de várias empresas.

Através destas informações, seu negócio consegue ser mais assertivo na estratégia, melhorar o monitoramento de mercado, aumentar a margem de lucro realizando compras mais inteligentes, além de conseguir ter uma clara visão do mercado para realizar expansões.

Cadastre-se clicando aqui e teste por 7 dias gratuitamente!