Seu negócio pode estar em risco

21/03/2019

 

Os riscos empresariais podem levar uma empresa à falência, saiba como utilizar o mapeamento a favor do seu negócio

Cada negócio negócio é único, ainda que em uma mesma área de atuação, e segue seu próprio ritmo. Mas algo que toda empresa tem em comum, independente do seu porte ou faixa de faturamento, é a possibilidade de riscos.

Em um ambiente empresarial, as ameaças podem ser tanto internas, quanto externas e ambas podem ser previstas, por meio de um mapeamento estruturado de riscos.

O seu negócio com certeza não merece correr riscos, pelo menos não aqueles que não são calculados. Mas para que seja possível evitar, é importante entender o que configura um perigo para empresas.

 

Definição de risco

Por definição oficial, encontrada em dicionários, risco significa a probabilidade de insucesso em função de um acontecimento eventual, incerto e que foge do controle do responsável.

Isso quer dizer que, em algumas situações, é improvável impedir que as ameaças se concretizem, mas não significa que possam ser amenizadas e até prevenidas no futuro. Essa é a função principal do mapeamento de riscos.

 

Entendendo o risco empresarial

Em um negócio, os riscos podem ser de compliance, financeiros, estratégicos, operacionais e até mesmo de imagem corporativa, entre outros. Nessa etapa, é interessante envolver membros de todas as equipes para que todas as possibilidades sejam contempladas.

Após esse levantamento completo de todos os possíveis perigos para a sua empresa, é importante definir uma metodologia para criar o mapeamento de riscos:

  • Análise preliminar de riscos (APR): método que utiliza análise qualitativa de riscos para apontar os principais afetados;
  • Análise de modo e efeito de falhas (FMEA): um estudo sistemático e estruturado de falhas potenciais que podem ocorrer em qualquer parte de um sistema. Esse método é mais utilizado em indústria.
  • What if: técnica de análise geral, de característica qualitativa, capaz de identificar áreas de risco que passaram despercebidas anteriormente.

O tamanho do impacto

Depois de ter o mapeamento de riscos em mãos, é o momento de avaliar o impacto que cada consequência prevista pode acarretar e então planejar estratégias de amenização e contingência.

Além disso, é importante traçar ações de monitoramento, para que o seu negócio esteja sempre protegido e, caso o risco se torne uma realidade, iniciar o quanto antes os planos que podem minimizar o impacto causado. O seu mapeamento de riscos vai garantir que você e seu negócio estejam preparados para agir com cautela e assertividade.

 

Apoie-se em dados atualizados

O mapeamento de riscos vai prever, em algum momento, que o seu negócio precisa contar com matéria-prima confiável, pois isso entra na categoria de fatores externos que possam se tornar uma ameaça. Para que esse risco não se torne realidade, é essencial que a sua base de clientes esteja sempre atualizada.

A parte organizacional de uma base de clientes pode tanto ajudar a alavancar todo o processo de vendas, como também pode fazer com que a sua empresa perca dinheiro e tempo – dois valores que não podem ser encarados de forma leviana.

 

Como os meus dados são higienizados?

A partir da solicitação do cliente, a higienização da base de clientes feita pelo Empresômetro consiste em obter os dados da sua base já existente e então todas informações ali contidas são verificadas. O que já não estiver mais correto nessa lista será excluído, atualizado e padronizado automaticamente. Mas nós vamos mais longe ainda: além de receber dados fresquinhos da sua base cadastral, você ainda recebe a lista enriquecida, com mais informações que podem ajudar o seu negócio.

Nós sugerimos que a sua base de clientes seja atualizada a cada três meses, no mínimo, e a cada semestre, no máximo, para que o seu negócio não corra riscos.

 


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