O comércio varejista em números

26/09/2019

Em termos gerais, comércio varejista significa aquele tipo de venda, normalmente em pequenas quantidades, que é realizada diretamente para o consumidor final, sem intermediários. 

Na prática, o varejo representa mais do que isso.

Atualmente é considerado a espinha dorsal da economia, isso porque de acordo com um levantamento realizado em 2018 pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o setor representa 20,25% do PIB (Produto Interno Bruto) e movimentou cerca de R$ 1,34 trilhão entre 2017 e 2018

Nos últimos cinco anos, o setor varejista no Brasil passou por alto e baixos, mas ainda assim conseguiu se manter aquecido, sendo um dos setores que mais cresceu no período. 

Em 2014, foram abertos mais de 200 mil comércios varejistas no país e no ano seguinte, em 2015,  esse número chegou a 300 mil.

Em 2016 e 2017 o número de novos negócios com essa atividade econômica foi muito parecido: mais de 400 mil em cada ano. Já em 2018, o total ultrapassou 500 mil.

Apenas na primeira metade de 2019, no momento em que este material foi produzido, o número de empresas abertas  voltadas para o varejo já ultrapassa 400 mil!

Atualmente, existem mais de 4,8 milhões de comércios varejistas espalhados pelo Brasil.

A região Sudeste tem mais de 2,2 milhões de negócios com atividades voltadas para esse setor.

No Nordeste são mais de 1,1 milhão e no Sul esse número é de aproximadamente 800 mil. Na região Centro-Oeste, são mais de 400 mil negócios ativos e o Norte do país contabiliza cerca de 300 mil.

Entenda como o comércio varejista se comporta em cada estado brasileiro: 

Em termos de porte, cerca de 2,4 milhões desses negócios são de microempreendedores individuais e aproximadamente 2,3 milhões são pequenas empresas.

São pouco mais de 39 mil empresas de médio porte, 35 mil de grande porte e aproximadamente 2 mil microempresas no país todo.

Mas quais são esses negócios? 

Nós separamos um material completo, com dados relevantes sobre os CNAEs (Códigos de Atividades Econômicas) mais expressivos desse setor. 

Baixe agora mesmo o nosso eBook O Comércio varejista em números e dê um passo na direção certa do seu negócio. 

Esse é o tipo de inteligência que o Empresômetro entrega para o seu negócio. 


Conheça a melhor versão da sua empresa, venha para o Empresômetro.