13-09 Dia da Cachaça – O 3º destilado mais consumido no mundo.

13/09/2017

Entre 1534 a 1549, esses foram os anos que se acredita que a cachaça tenha surgido, justamente quando a cana-de-açúcar era o que movia o país. A origem da bebida é humilde, surgindo do resto do processo de fabricação e refino do açúcar.

Hoje, quase 500 anos depois do surgimento da cachaça, a bebida tem deixado de lado o consumo marginalizado do passado e vem ganhando status de bebida nobre. E também tem o seu dia reservado para homenageá-la no calendário nacional, o 13 de setembro.

O destilado feito à base de cana-de-açúcar ganhou a homenagem em referência ao dia que marcou a liberação da cachaça no Brasil em 1661. A data representa o desfecho da Revolta da Cachaça, evento que reuniu fazendeiros e produtores que buscavam lutar contra a proibição do consumo e fabricação imposta pela coroa no século XVII.
Hoje, a cachaça já é reconhecida internacionalmente como uma bebida de qualidade e tipicamente brasileira, sendo comparada com o uísque escocês, o conhaque francês, o rum caribenho e a tequila mexicana. E, está entre as cinco bebidas destiladas mais consumidas no mundo, sendo que no Brasil é a primeira.

Para ter uma noção melhor do que estamos falando, olha só esses números que encontramos aqui no Empresômetro:

Temos no país, 2.647 empresas com CNAE 1111901 – Fabricação de aguardente de cana-de-açúcar e 804 com CNAE 1111902 – Fabricação de outras aguardentes e bebidas destiladas.

Algumas fabricantes de cachaça produzem a própria matéria prima, mas a maioria é abastecida por uma das 111.577 empresas com CNAE 113000 – Cultivo de cana-de-açúcar, espalhadas pelo Brasil.

No total, a capacidade de produção delas é de 1,2 bilhão de litros ao ano (ABRABE)

A cachaça é uma bebida que está ligada à cultura brasileira e tem seu lado histórico muito forte. Com o recente hype da bebida, houve um aquecimento desse mercado e uma internacionalização da mesma. Um ramo que tem potencial e futuro promissor.