13 de julho – Dia mundial do rock

13/07/2017

Hoje, dia 13 de julho, é comemorado o dia mundial do rock. Mas como surgiu esta data? Nesse mesmo dia, no longínquo ano de 1985, foi realizado um mega-evento intitulado Live Aid com shows simultâneos em Londres, na Inglaterra e Filadélfia, nos Estados Unidos da América e foram transmitidos ao vivo para diversos países. O concerto tinha um mote social, de chamar a atenção do mundo para erradicar com a fome na Etiópia e contou com doações que chegaram a aproximadamente 283,6 milhões de dólares. Um dia que ficou marcado na história. O evento contou com muitas bandas importantes, inclusive com muitas que continuam em atividade até hoje, como Black Sabbath, Judas Priest, Queen, Duran Duran, U2, The Who, várias outras e teve a mítica reunião do Led Zeppelin, após a morte de seu lendário baterista John Bonhan. Durante o evento, na apresentação de Phill Collins, ele mencionou que devido a importância do que ocorria no dia, aquele deveria ser o dia mundial do Rock.

O rock, de maneira geral, está praticamente desde os anos 1950 na ativa e vêm desde então conquistando uma legião de fãs que têm esse estilo de música quase como uma religião. O rock sobrevive a todas as mudanças no mercado musical e se mantem vivo até hoje, sempre com bandas novas surgindo e carregando o legado das que já não estão mais na ativa. É inegável que o ápice do rock foi nas décadas de 70 e 80, mas ele está muito bem até hoje e provavelmente continuará por muito tempo ainda. Mais do que uma manifestação cultural, este estilo de música movimenta muito dinheiro no comércio de diversas maneiras.

Aqui no Empresômetro achamos alguns dados interessantes, como:

Há aproximadamente 1.158 empresas com o CNAE 3220500 – Fabricação de Instrumentos Musicais, Peças e Acessórios, que fabricam alguns instrumentos que reproduzirão canções de rock, certamente.

9.031 empresas com o CNAE 4756300 – Comercio Varejista Especializado de Instrumentos Musicais e Acessórios, que alimenta a todos(as) os(as) rockeiros(as) que decidem fazer como seus ídolos e tocar algum instrumento.

Aproximadamente 13.826 empresas com o CNAE 4762800 – Comercio Varejista de Discos, CDs, DVDs e Fitas, que fornecem inspiração para futuros(as) rockeiros(as) brasileiros(as). Apesar de sabermos que o comércio de CD’s, principalmente, vem caindo nos últimos anos, dando lugar ao streaming de música, os discos de vinil estão tendo uma fase de revival e voltaram a movimentar muitas lojas e sebos.

Encontramos aproximadamente 14.371 empresas com o CNAE 8592903 – Ensino de Música, que fornecem conhecimento aos futuros(as) rockeiros(as) do país, independentemente do instrumento que eles(as) toquem, fazendo com que entendam eles melhor e se aperfeiçoem.

E aproximadamente 41.894 empresas com CNAE 9001902 – Produção musical, que ajudam a lançar nossos(as) rockeiros(as) para o Brasil e o mundo.

E sem contar os eventos realizados no país como o Rock in Rio, Abril pro Rock, LollaPalooza que movimentam outras áreas como a hoteleira, de viagens e turismo graças ao Rock.

Então, por mais que você não goste do gênero musical, é fato que ele é importante não só como manifestação cultural, mas como fator de influência na economia também. Então, nada mais justo que um dia para celebra o Rock \m/