Nossos especialistas – Gilberto Luiz do Amaral

11/07/2017

Com uma mente brilhante e sendo um homem com pensamentos fora do comum, Dr. Gilberto Luiz do Amaral é um dos responsáveis por projetos inovadores como o Impostômetro, que contabiliza a quantidade de impostos pagos ao Governo ao longo do ano. Projeto este que sempre tem destaque na imprensa por mostrar o quanto o brasileiro paga de impostos aos Governos Federais, Estaduais e Municipais e por mostrar uma informação que serve à toda a população. Tão importante quanto este projeto, Dr. Gilberto também é responsável pelo ‘De Olho no Imposto’, uma ferramenta que facilita a vida de muitos empresários empreendedores no Brasil hoje, pois disponibiliza dados sobre as alíquotas que devem ser informadas nos cupons fiscais emitidos em todo o país. Como coordenador de estudos do IBPT, ele também é a principal mente por trás da metodologia utilizada por nós, no Empresômetro, onde dados fiscais e tributários das empresas são transformados em informações estratégicas e conhecimento de mercado para nossos clientes.

Com um perfil ativo e de alta criticidade aos sistemas estabelecidos hoje no país, Dr. Gilberto sempre procura trazer à tona verdades não ditas e temas pouco abordados, que muitos temem represálias se postarem. Dr. Gilberto procura sempre provocar a reflexão e o questionamento com o intuito de “tirar a venda” que pode nos cegar e esse perfil tem até hoje extensão em sua vida profissional também, vide os projetos dos quais participou e participa.  É um perfil com caráter ativista e que vale a pena ser seguido.

 

Dr. Gilberto Luiz do Amaral é Advogado, especialista em Direito Tributário e Processual pela PUC-PR. Bacharel em Direito Pela Universidade Federal do Paraná e Graduado em Ciências Contábeis pela FAE-PR. Atua como Consultor de empresas nacionais e multinacionais; Professor de pós-graduação em direito, planejamento e gestão tributária de inúmeras instituições em São Paulo e no Paraná; Coordenador e autor de livros, estudos e artigos tributários; Presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. É também sócio fundador da Amaral, Yazbek Advogados.