5 medidas iniciais para manter a qualidade de seus dados

01/11/2016

Mais importante que ter dados atualizados, é poder transformá-los em informação consistente para tomada de decisão. Isso representa organizar os dados semelhantes e combiná-los a fim de suprir uma busca por informação. Além disso, a busca correta por essas informações pode revelar o perfil dos seus clientes, classifica-los e qualificá-los de acordo com a necessidade da sua empresa. O primeiro passo para que isso seja possível é manter a qualidade dos dados que você obtém.

1) Saiba que dados desatualizados dão prejuízo para sua empresa
Dados atualizados geram informações equivocadas. E você deve saber que decisões equivocadas geram prejuízo e perda de tempo.
O que fazer: Ter a consciência sobre a importância em manter dados atualizados economiza tempo e garante efetividade na geração das informações. Sabendo isso, é preciso refletir sobre quais são os desdobramentos que devem ser tomados na sua empresa até o resultado final.

2) Automatize os processos e reduza erros mecânicos
Sabendo quais são os processos (desdobramentos) que seus dados estão envolvidos, é necessário gerir seus dados dentro de uma base de dados. Erros mecânicos são aqueles causados por alterações manuais dentro da sua base de dados e que podem comprometer todo o trabalho realizado até aqui.
O que fazer: Identifique os pontos críticos que podem surgir ao manusear seus dados e crie medidas preventivas e corretivas. Automatize os processos, busque um software seguro e confiável para armazenar sua base de dados e encontre um software para gerir sua base de dados.

3) Tenha alguém responsável em gerenciar seus dados
Dados exigem confidencialidade, sigilo e segurança. Seus dados não podem estar vulneráveis e nem podem passar de mão em mão, isso pode gerar desorganização, falta de processos e inconsistência na sua base de dados.
O que fazer: Escolha uma empresa para gerir a atualização, organização e higienização de dados da sua base de dados.

4) Revise, organize, atualize e evolua com seus dados
As características de dados se alteram com o tempo e podem rapidamente ficar desatualizados. Entretanto, só se percebe o erro no momento de colher os resultados e então é tarde demais. E essas falhas são relatadas através de erros, funcionários, clientes ou prospects.
O que fazer: Realize auditorias de dados para procurar erros comuns e considere adotar um software de detecção especializado para ter certeza que toda a informação utilizada é precisa. Monitore e acompanhe de perto a gestão dos seus dados

5) Trabalhe com uma equipe qualificada
Não basta investir em tecnologia, é importante investir também em conhecimento e capacitação. Dados atualizados, organizados e com alta qualidade devem ser manejados por pessoas capacitadas.
O que fazer: Invista em profissionais certificados, capacite sua equipe e tenha parcerias com empresas cujas fontes de dados sejam confiáveis.


O trabalho inteligente com a gestão de dados é algo muito novo no mercado, e esses serviços estão em constante atualização e por isso ainda é difícil encontrar quem preste serviços de qualidade nesta área.
Sem aumentar seus custos, garantimos eficiência na gestão de seus dados. Contamos com profissionais certificados em diversas áreas da gestão de dados e trabalhamos com informações confiáveis, captadas através da Lei de Acesso à Informação.

Conte com o Empresômetro para trabalhar com a higienização e atualização dos dados para sua empresa. Entre em contato conosco e obtenha resultados significativos com seus dados.