Tratamento de dados: Aumentar qualidade, garantir precisão

18/11/2016

Mais importante que obter dados corretos, é mantê-los atualizados. Um dado que hoje corresponde a uma informação correta, amanhã pode estar desatualizado e isso gera informações incorretas. Isso acontece, por exemplo, devido a alterações das informações de contato por parte de seus clientes.
O desafio nessa situação é manter sua base de dados sempre atualizada.

No post de hoje, vamos falar sobre as ações que o Empresômetro utiliza para atualizar garantir a eficiência da sua base de dados, mantendo a qualidade e certificando a correspondência das informações.

Antes de tudo, é importante que a base de dados seja bem gerida. Neste post, listamos 5 dicas de como você pode manter a qualidade da sua base de dados.

AÇÕES CORRETIVAS NO TRATAMENTO DE DADOS

1. Higienização de dados/Padronização: Realiza-se a validação do CNPJ e do endereço da empresa através dos cadastros na Receita Federal e do BNE (banco de dados de endereços dos Correios); Fusão de dados idênticos que estejam separados, evitando a duplicidade; Padronização das células; Limpeza de erros.
2. Atualização de dados: Corrigir as informações sobre o cartão CNPJ das empresas; Atualização de endereços e telefones.
3. Unificação de dados: Identificar as duplicidades existentes na base de dados; Realiza-se a substituição dos dados duplicados pelo dado correto; Unificação de dados que estejam dispersos ou que não correspondam à mesma célula. Este método garante que não haja duplicidade de clientes.
4. Enriquecimento cadastral: Através dos dados que já constam na base (geralmente Razão Social e CNPJ), é possível obter mais informações sobre as empresas da base. É ideal para segmentar melhor a base de dados e organizar as informações por nicho.

AÇÕES PREVENTIVAS NO TRATAMENTO DE DADOS

1. Validação: É necessário verificar os dados que constam dentro da base fornecida e comparar com as bases públicas (disponibilizadas pela lei de acesso à informação). Os dados inválidos são selecionados para que sejam atualizados.
2. Formatação: Verificar se toda a base segue um padrão lógico de formação e corrigir possíveis erros no layout, de digitação e inserção.
3. Auditoria e Monitoramento: O objetivo desta etapa é saber se alguma informação mudou, se algum dado está incompleto e se será necessário alguma atualização. A execução das melhorias se dá nas ações de correção, esta ação é importante para saber em que momento sua base necessita de ações corretivas.
4. Alimentação automática: Existem ferramentas que alimentam e completam a sua base de dados, essas ferramentas são utilizadas para evitar erros e aumentar a agilidade da alimentação da sua base de dados
5. Segurança e Privacidade: É comum sabermos de algum caso de empresa que teve seus dados divulgados, vazados ou vulneráveis na internet. Por isso, é importante saber onde e como armazenar sua base de dados e definir políticas de acesso para garantir que somente interessados tenham acesso à sua base.

Conheça os nossos serviços de Higienização de Dados e de Consultoria de Dados. As soluções ideais para a gestão dos dados da sua empresa.

LEIA MAIS:

Essas técnicas estão relacionadas à Mineração de Dados;
Lei de Acesso à Informação: A cultura da transparência;
Democratizar as informações em exercício da cidadania.