Boas práticas de DataBase Marketing

10/01/2017

No post anterior, introduzimos a prática de database Marketing e se você ainda não conhece sobre o assunto te convidamos a acessar o post O que é database marketing.

Hoje, vamos falar sobre as boas práticas que você deve ter nas suas ações de DataBase Marketing. Ao concluir a leitura você saberá quais são as possibilidades de ação através do database Marketing e quais as melhores formas de usar a sua base de dados.

Coleta de dados – Coletar dados precisos e relevantes sobre seus atuais e potenciais clientes, assegurar que os dados sejam disponibilizados de forma que possam ser utilizados pelo marketing da empresa.
Transformar dados em conhecimento – Analisar os dados coletados e organizá-los para que possam ser utilizados em ações eficazes de comunicação. Lembre-se de manter os dados sempre atualizados. Para muitas empresas, os dados significam informações relevantes para segmentar o envio de mensagens.
Transformar conhecimento em inteligência – Ao utilizar as informações obtidas através dos dados coletados, você poderá classificar seus clientes e segmentar as ações a serem tomadas com sua base de clientes. Uma classificação recomendada é organizar seus clientes em: Suspects, Contacts, Prospects, Leads, Clients, Consumers e Advocates. (Calma! Caso você não conheça essas denominações, nós explicaremos em um próximo post).
Tratar, Higienizar e Atualizar os dados – Periodicamente é necessário reorganizar a sua base de dados, é preciso garantir que sua base possua fidelidade nas correspondências. Entenda a importância do tratamento de dados aqui.
Obter mais dados – Sua concorrência, o mercado e a tecnologia crescem cada vez mais. Por isso, é decisivo que se obtenha mais informações sobre quem você deseja impactar com suas ações de database marketing. Anteriormente, nós já explicamos sobre o enriquecimento cadastral.

Agora que você já sabe como são as boas práticas de uma base de dados, entenda como usar o Database Marketing.

As informações obtidas através da database permitem infinitas práticas de marketing.
Conheça as mais comuns:

Calcular Customer Lifetime Value (CLTV) Você poderá provisionar o lucro líquido que cada cliente trará para sua empresa e quanto tempo será necessário para isso. O CLTV é um modelo preditivo de marketing que pode estimar o tempo de vida e valor desde o primeiro contato até o momento da venda (Suspect – Client). A precisão deste modelo se dá graças às informações constantes em sua database.
Calcular o Customer Acquisition Cost (CAC) – O CAC representa o custo para aquisição de cada novo cliente / nova relação de consumo. O CAC pode ser calculado simplesmente dividindo todos os custos gastos na aquisição de mais clientes (despesas de marketing) pelo número de clientes adquiridos no período em que o dinheiro foi gasto. Pelas diversas ações de marketing que uma empresa realiza e pelos diferentes comportamentos de cada perfil de cliente, fica cada vez mais complexo obter um denominador comum para o CAC. As informações de uma database possibilitam chegar ao resultado do CAC de maneira assertiva e inteligente.
Entender a Recência, Frequência e Valor (RFV) – Técnica de marketing que é usada para calcular os melhores clientes de uma empresa com base nas seguintes respostas:
Recência: Quão recente foi a última relação que o cliente teve com a empresa?
Frequência: Quantas vezes o cliente se relacionou com a empresa?
Valor: Quanto este cliente trouxe de lucro para a empresa?
O paradigma que motiva a busca por essas respostas é de que 80% de seu negócio vem de 20% de seus clientes. Isso permite que os esforços diretos da empresa sejam direcionados para os melhores clientes (20%). Práticas de database marketing otimizam o tempo e garantem precisão na busca dessas respostas.
Enviar mensagens segmentadas e personalizadas – Uma das práticas mais usuais do database marketing inclui o uso de informações dos seus clientes para enviar mensagens direcionadas para seus clientes. Esta prática contribui com o aumento da taxa de abertura de emails, pois são enviados de acordo com o interesse de seus clientes.
Criar programas de fidelidade – Entender o comportamento de seus clientes permite que você ofereça vantagens para que ele volte a consumir na sua empresa. E também cria um relacionamento mais estreito entre sua empresa e seus clientes.

Apesar de ser praticado há quase 30 anos, o marketing de banco de dados continua a se desenvolver. Isso se deve à evolução das ferramentas de Business Intelligence, ao avanço da Tecnologia da Informação e Comunicação e ao uso das Redes Sociais. A inovação permite novas práticas e usos de um banco de dados para marketing.
O desenvolvimento das práticas de DBM fornece os meios (quando aplicado de forma eficaz) para obter, armazenar e sintetizar os dados importantes sobre os clientes existentes e potenciais da empresa, que frequentemente podem ser utilizados para melhorar as ações de comunicação com o cliente e é claro os lucros.

Se você deseja começar a utilizar as bases de dados para as ações com seus clientes, o Empresômetro Digital pode te ajudar.

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Caso você já tenha uma base de dados, o Empresômetro possui serviços voltados à eficiência de base de dados.

  • Higienização de Dados: Atualização, Validação e Organização da sua base de dados.
  • API de Dados: Automatize a busca da sua base de dados.
  • Prospecção Qualificada: Dados e informações precisas para a sua prospecção de clientes.
  • Consultoria de Dados: Atendimento personalizado para atender o projeto da sua empresa. O objetivo é solucionar uma demanda específica, de acordo com as particularidades do seu negócio e da finalidade que se pretende alcançar.

 

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