O que é Database Marketing

05/12/2016

Database Marketing / Marketing de banco de dados é o processo de identificação, coleta, cadastro, atualização e análise de dados relevantes sobre os clientes de uma empresa.
Esses dados são organizados em um banco de dados, este banco de dados é compilado usando dados obtidos de uma variedade de fontes internas e externas, como: Informações de vendas, correspondência por e-mail e cartas, promoções, histórico de compra e venda, redes sociais.

O objetivo principal do Database Marketing é compilar os dados obtidos e transformá-los em informações relevantes que gerem ações para alavancar as vendas de uma empresa.

Definição: Comunicar; promover marcas, produtos, serviços e conceitos; contatar; enviar publicidade ou propaganda; e vender atividades com base em um sistema de gerenciamento de banco de dados, que captura, armazena e aperfeiçoa os dados gerados pelas práticas de marketing e vendas de uma empresa. O database marketing sales (marketing de base de dados) analisa perfis e categoriza perfis de clientes com base em suas características demográficas, de negócio e atuação, permitindo que a empresa direcione seus esforços de marketing com maior precisão para seus suspects, prospects e clients. Um banco de dados organizado e atualizado é principal agente de sucesso nas ações de database marketing. Ele vai possibilitar que a sua empresa ofereça a seus clientes a solução correta e no tempo ideal. Através de um banco de dados organizado e atualizado é possível manter um relacionamento duradouro e eficaz com seus prospects, transformando-os em clients.

Mais do que o relacionamento e venda, as ações de Database marketing permitem a obtenção de informações para o pós venda e fidelização de clientes (não é à toa que os programas de fidelidade sejam uma das práticas do database marketing).

Quem utiliza Database Marketing
Muitas empresas praticam o Database Marketing para refinar suas campanhas de marketing direto. Entre as principais empresas que utilizam esta técnica estão: Empresas financeiras, bancos, varejistas, fornecedores de tecnologia, empresas de serviços de internet, companhias de seguros e empresas de B2B. O Empresômetro é referência para empresas que focam seus esforços em pessoas jurídicas e possuem negócios B2B, possuímos a mais completa base de dados de empresas do Brasil. Com os serviços de higienização de dados atendemos empresas com clientes pessoas físicas e B2C. Com o Empresômetro Digital você obtém novos dados sobre Empresas do Brasil, e com a Higienização de Dados você atualiza e otimiza sua base de dados. (Saiba o que é higienização de dados)

O database marketing (marketing de banco de dados) é particularmente útil para grandes e médias empresas, que possuem grandes bases de clientes que com enormes quantidades de dados. Para atingir os objetivo principal do Database Marketing, é importante que a base de dados dos clientes esteja correta e atualizada. (Saiba como manter a qualidade da sua base de dados)

Pequenas empresas podem obter sua base de dados de empresas através das nossas listas de empresas, que são personalizadas e atualizadas.