Dia do Revendedor – 20 de Junho.

20/06/2017

Hoje, dia 20/06, é comemorado o dia do revendedor. E com razão, afinal a categoria está diretamente envolvida com a economia do país e é de extrema importância para a mesma. Vejamos algumas informações que constatamos aqui na Empresômetro

O porte das empresas de revenda no país, está dividida da seguinte maneira:

PORTEQUANTIDADE DE EMPRESAS
Pequena Empresa212.989
Microempresa35.904
Média Empresa489
Microempreendedor Individual198
Grande Empresa164
Não Classificada19
TOTAL249.763

De todas essas empresas, temos as seguintes no Simples Nacional:

Simples NacionalQuantidade de Empresas
Não207.497
Sim42.266

(Simples Nacional é um regime tributário diferenciado para micro e pequenas empresas, que facilita e simplifica o recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais, tudo em uma única guia, diferentemente de como era feito antes de sua criação em 2007. Além dessa facilitação, o Simples Nacional serve como critério de desempate perante empresas que concorrem em processos licitatórios e auxilia o contribuinte com obrigações trabalhistas e previdenciárias).

Hoje temos 15 CNAES específicos para essa área. Dentre eles denominados como representantes comerciais e agentes do comércio de têxteis, madeira, medicamentos, cosméticos e perfumaria, veículos e peças, dentre outros muitos mercados. Neste ramo de atividade, as 10 primeiras cidades com o maior volume de representantes são: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Recife, Ribeirão Preto, Uberlândia e Salvador, respectivamente.

Estas são apenas algumas informações sobre essa área do comércio, o que nos faz perceber a sua importância. Portanto, independentemente da cidade em que você esteja, do porte da sua empresa ou se você é um profissional revendedor, esteja você entre as 39.335 empresas que estão em atividade há mais de 21 anos ou se você faz parte das 37.308 empresas que iniciaram as atividades nos últimos 2 anos, vocês merecem os parabéns. Afinal, de uma forma ou de outra vocês facilitam o acesso dos consumidores a determinados produtos, assim como facilitam para o produtor a venda de sua produção, atuando como uma ponte indispensável para ambos. Contribuindo para o crescimento do país.