EMPRESAS AMERICANAS VOLTAM A BUSCAR PARCERIAS NO BRASIL

19/07/2018

Na América Latina, o Brasil é a principal escolha de investimento das empresas norte-americanas, pois o país representa aproximadamente 3% do consumo global, com seus 209 milhões de habitantes, de acordo com dados revelados pelo portal InfoMoney.

A parceria comercial entre Brasil e Estados Unidos da América não é uma notícia inédita no mundo dos negócios.

Em 2016, os EUA representaram 16% do total de produtos importados, perdendo apenas para a China, Alemanha, Argentina e Coreia do Sul. Além disso, o país ficou em segundo lugar no ranking de exportadores de produtos para o Brasil. A recíproca também é verdadeira: o nosso país correspondeu a um total de quase US$ 25 bilhões em exportações para os Estados Unidos no mesmo ano.

No ano seguinte, em 2017, o mercado americano exportou para o Brasil em torno de R$ 5,1 bilhões em produtos provenientes do agronegócio, desde matéria-prima a produtos destinados para o consumidor final. Dentro dessa conta, bebidas e alimentos, como chocolates, outros derivados do leite, cervejas e vinhos provenientes dos Estados Unidos da América somaram R$ 870 milhões em vendas.

Mudança no cenário econômico

A economia brasileira passou por um período de instabilidade, o que afastou investidores de outros países. No entanto, a alta do dólar em relação à moeda brasileira também a retomada da confiança na economia do país fizeram com o que o cenário de parcerias com empresas norte-americanas voltou a se tornar favorável.

Outro motivo que possibilita a reabertura de parcerias econômicas entre o Brasil e os EUA é a redução na alíquota do imposto pago pelas empresas no processo de importação – manobra que faz parte da reforma tributária criada pelo governo norte americano.

Os setores da economia do país mais visados por companhias dos Estados Unidos para investimentos estão ligados ao agronegócio, especialmente no que diz respeito à comercialização de carnes.


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