Apesar de alguns canais de comunicação apresentarem maior eficiência na prospecção de clientes, é impossível saber, caso a caso, qual o melhor meio para dialogar com cada lead da sua base de contatos. Isto porque enquanto alguns odeiam receber ligações e respondem muito bem e-mails, outros deixam suas caixas de entrada abarrotadas e preferem abordagens mais ativas e imperativas. O fluxo de cadência misto têm sido, portanto, uma excelente estratégia, que dá conta de uma grande variedade de perfis e conquista uma maior taxa de interações.
Mas, o que são fluxos de cadência?
São planos de prospecção que organizam demandas, otimizam operações e aumentam as chances de contato. As vendas de uma empresa são resultado de muito esforço e dedicação, para garantir rentabilidade e uma boa distribuição do tempo e dos recursos de uma equipe comercial, é importante investir em ações estruturadas e contínuas.
Fluxo de cadência nada mais é do que planejamentos sistematizados em que tentativas de interação e follow ups são organizados por uma metodologia de comunicação com um espaçamento entre cada tentativa de abordagem.
Por meio desta estrutura, sua empresa permanece em contato com os leads pelo tempo necessário para fechar negócio, desenvolvendo diálogos e conteúdos distintos e relevantes.
A cadência de vendas mais assertiva é aquela que desenvolve uma multiplicidade de interações em diferentes meios, aumentando a eficiência e amplitude da prospecção. De acordo com um levantamento realizado pelo Outbound Reev, fluxos mistos possuem um potencial de conversão cinco vezes maior do que aqueles que escolhem um único canal para prospecção.
Fluxo de cadência misto
As táticas de fluxo misto envolvem pesquisa, cold call, cold mails e redes sociais. Cada um destes pontos é construído e trabalhado para aumentar as chances de contato e melhorar a eficiência do diálogo entre empresas e leads.
Outro aspecto importante desta estrutura é a alternância de abordagens: cada x tentativas por telefone são intercaladas por y tentativas por e-mail ou redes sociais, produzindo diferentes possibilidades de interação em diversos períodos. Estas separações são essenciais para não estressar e prejudicar a relação e manter uma conexão próxima com o cliente.
Também é importante ressaltar que a conversão de leads é resultado de um esforço continuado, presente e ativo e que possibilita a criação de confiança e geração de experiências mais satisfatórias.
Segundo pesquisa realizada pelo Inside Sales Benchmark Brasil 2017, empresas que realizam 6 ou mais tentativas de abordagem têm maiores chances de conversão. O HubSpot também aponta que 80% das vendas requerem mais de 8 follow ups para se concretizarem.
Concluindo: invista em diferentes meios de comunicação para atender uma maior variedade de perfis e não se esqueça de marcar presença. A mistura destes elementos vai garantir uma prospecção mais assertiva, aumentado o volume de vendas do seu negócio.
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