A pandemia da Covid-19 não nos impôs apenas um cenário econômico acirrado e fragilizado, mas também a necessidade de investirmos em soluções mais assertivas e estratégicas, como, por exemplo, inteligência de mercado.
O termo, cunhado em 1958 pelo pesquisador Hans Peter Luhn, propunha, mesmo em uma época em que dados e informações eram escassos, a compreensão de fatos como método para a estruturação de conhecimento, orientando, assim, diversas ações na direção de um determinado objetivo.
Após 62 anos – período permeado pela ascensão da era digital, pelo advento de novas tecnologias e pelo aumento da nossa capacidade de processamento de dados – a estratégia ainda é pouco difundida no ecossistema empresarial. Esta é uma falha que os negócios contemporâneos precisam corrigir se desejam sobreviver à crise atual, conquistando performances mais consistentes, produtivas e otimizadas.
O que é Inteligência de mercado?!
As dificuldades econômicas que estamos atravessando forçaram bruscas mudanças no cotidiano social e no comportamento do consumo global, estabelecendo um contexto que requer, mais do que antes, inciativas analíticas e perspicazes. E é exatamente isto que a inteligência de mercado faz ao propor a transformação de dados e informações em um conjunto de conhecimentos, que, aplicados na prática, resultam no desenvolvimento de atividades mais sábias e habilidosas.
A estratégia, portanto, usa estudo e compreensão mercadológica como ferramentas de planejamento. Afinal, empresas que conhecem e compreendem o quadro socioeconômico em que estão inseridas conseguem tomar decisões mais seguras, rápidas e certeiras, aprimorando seu desempenho.
Empreendimentos que adotam a inteligência de mercado como metodologia conquistam vantagem competitiva, inovação e otimização de recursos. Estes negócios também se tornam capazes de antecipar riscos, identificar tendências, avaliar a concorrência, definir perfis de consumo e descobrir dores e necessidades latentes.
Desta forma, a análise e a interpretação dos insumos coletados se convertem em inteligência, alavancando as vendas e a rentabilidade comercial.
Vamos nos aprofundar nos benefícios proporcionados por este procedimento?
1. Superar a concorrência:
A inteligência de mercado auxilia no mapeamento do seu segmento de atuação. Ao analisar a concorrência e monitorar seus movimentos, sua empresa consegue identificar tendências, saturamentos e, principalmente, oportunidades.
O ambiente ao redor leva à compreensão das falhas, carências e necessidades do setor, estimulando a criação de novos produtos e serviços. Esta análise também contribui para o desenvolvimento de insights estratégicos e dá indícios dos desejos e anseios do público-alvo, conferindo um diferencial competitivo ao seu negócio e prevenindo que ele seja apenas mais um entre tantos.
2. Conquistar o consumidor:
O conhecimento mercadológico amplia sua visão sobre o consumidor e aumenta sua capacidade de atração e fidelização. Quando entendemos o perfil e o comportamento de nossos potenciais clientes, conseguimos construir estratégias mais assertivas e interessantes. Afinal, não estamos mirando, de forma dúbia, naquilo que a empresa quer entregar, mas no que o público precisa receber. Nossa capacidade de cativar está, portanto, atrelada à oferta de boas soluções. E a inteligência de mercado confere a precisão necessária para acertar o alvo em cheio.
3. Melhorar a comunicação:
Esta metodologia também é fundamental para que possamos estabelecer diálogos mais inteligentes e produtivos com o mercado.
Os dados e informações, transformados em conhecimento, são insumos importantes para a geração de valor. Por meio destes recursos, sua empresa consegue aprimorar a qualidade do relacionamento comercial. Ao compreendemos o público, produzimos uma comunicação eficiente, personalizada e atrativa.
4. Aumentar a produtividade:
Quando trabalhamos com inteligência de mercado, conquistamos informações necessárias para tomadas de decisões mais sábias e confiáveis, otimizando recursos e diminuindo gastos. Desta forma, a produtividade empresarial pode alavancar resultados ao investir em soluções e estratégias mais eficientes e bem embasadas. A análise de informações também dá ensejo à novas oportunidades, possibilitando desempenhos mais sólidos, proativos e rentáveis.
5. Melhorar o tempo de resposta:
O conhecimento é a chave para a antecipação de cenários, prevenção de riscos e a rápida implementação de mudanças. Ao entender o contexto econômico, sua empresa ganha a habilidade de responder às transformações com agilidade, adotando decisões e adaptações mais consistentes, seguras e inteligentes.
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O Empresômetro Digital é a ferramenta de inteligência de mercado mais completa do Brasil. Por meio dele, entregamos dados, informações e conhecimento sobre os mais de 20 milhões de negócios ativos no país.
Nossa metodologia consiste na captura de dados públicos, extraídos de órgãos como: Receita Federal; SEFAZ Estadual; Caixa; SERPRO; Sinesp Cidadão; Sintegra; SISCORI; SIASG; Agência Nacional do Petróleo.
A tecnologia do Empresômetro coleta atualizações de aproximadamente 110 mil empresas por dia e, cruzando levantamentos fiscais e tributários, monitora todo o mercado. Desta forma, garantimos informações frescas, consistentes, precisas e, principalmente, confiáveis.
Nossa plataforma é online, dinâmica e estratégica. Com ela, a performance de empresas B2B se torna mais assertiva. Além de uma ferramenta de busca e prospecção, o Empresômetro Digital é um recurso tático, por meio do qual seu empreendimento pode alcançar atuações e resultados mais eficientes.
Oferecemos um serviço completo de pesquisa, que contribui para elaboração de ações de vendas mais ágeis e eficazes, e entregamos um conhecimento enriquecedor, para que você possa estruturar melhor suas estratégias comerciais.
Desta forma, nos firmamos como um facilitador de negócios, com o objetivo de levar mais desenvolvimento, segurança e prosperidade às iniciativas atuais.
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