Machine Learning: saiba como essa inovação pode tornar sua empresa mais eficiente

07/12/2021

Entre os novos modelos de soluções tecnológicas para empresas, o machine learning se destaca como uma das mais amplamente adotadas nos ambientes corporativos.

Ela traz uma grande variedade de inovações que estão promovendo progressos extremamente notáveis no mercado mundial.

Desde o início da internet como meio de comunicação de massa, o uso de robôs se tornou constante.

Agora chegamos a um outro patamar, pois os robôs de hoje são capazes de aprender e agir de forma “independente”.

Os impactos podem ser sentidos em todos os setores profissionais, como na indústria automotiva e nas estratégias de Inbound Marketing.

Acompanhe o texto a seguir e entenda o que é machine learning e quais os benefícios que ele pode promover.

Conheça o machine learning

O uso de tecnologias de robótica não é exatamente uma novidade, mas o machine learning traz um novo grau de especialização e eficiência.

Isso porque esse sistema funciona com base na interpretação de grupos de dados através de algoritmos e respostas já programadas.

Até então, a programação informática era baseada no planejamento do que os computadores iriam fazer em cada fase da execução de uma tarefa.

Com o machine learning, é possível treinar o computador para que ele execute ações com autonomia.

Isso pode ser feito usando três tipos de aprendizagem: aprendizagem supervisionada, aprendizagem não supervisionada e aprendizagem por reforço. Saiba detalhes de cada uma delas lendo os tópicos a seguir.

  1. O que é aprendizagem supervisionada?

O processo se inicia quando o programador mostra para o computador uma imagem com a identificação do que ela contém. Por exemplo: a foto de uma maçã com a indicação “maçã”.

O treinamento consiste em exibir milhares de imagens com o mesmo modelo de identificação.

Até que é chegado o momento em que o computador se torna capaz de interpretar a fotografia sem precisar da indicação verbal.

  1. O que é aprendizagem não supervisionada?

Como aponta o nome, a aprendizagem não supervisionada consiste em apresentar dados para o computador sem identificá-los.

Esse tipo de programação possibilita que a máquina seja capaz de separar informações em grupos distintos mesmo que ela não tenha acesso à identificação delas.

A segmentação de anúncios feitos por meio da ferramenta Twitter Ads tem muito a ganhar com isso, uma vez que é preciso aplicar uma série de dados específicos durante o processo.

  1. O que é aprendizagem por reforço?

A ideia da aprendizagem por reforço é ensinar o computador a priorizar certos tipos de informações em condições específicas.

Nesse contexto, o computador vai ser inserido em cenários mais complexos. Ele faz uso da tentativa e erro para encontrar uma maneira de resolver as situações que surgem.

A máquina faz o que o programador quer que ela faça de acordo com um sistema de recompensas e punições. Mas o programador não fornece nenhum modelo pronto do que o computador precisa fazer para ser recompensado.

Esse sistema é usado para programar bots que jogam xadrez e outros tipos de videogame, e até mesmo os computadores que controlam carros autônomos, por exemplo.

Confira os benefícios do machine learning

É possível que já esteja clara a grande versatilidade de aplicação dessa tecnologia. Todas as áreas que fazem uso de dados, como Marketing de Conteúdo e transações bancárias, são beneficiadas pelo machine learning.

Para ter uma noção inicial do mundo de oportunidades disponíveis, leia os tópicos abaixo.

  1. Cruzamento de dados

A capacidade de identificar e interpretar padrões faz com que o machine learning seja essencial em vários ramos profissionais.

Na área da saúde, ele é aplicado para identificar doenças que ainda não podem ser detectadas pelas tecnologias usadas no diagnóstico médico.

O cruzamento automatizado de dados dá um panorama completo e especializado de várias questões.

  1. Análise de documentos complexos

As tecnologias abordadas aqui podem analisar documentos extensos em questão de segundos.

A interpretação de documentos relativos a empréstimos financeiros pode ser realizada em um tempo incomparavelmente curto em relação ao desempenho de um advogado.

Com isso, é possível economizar tempo e dedicar-se a atividades mais produtivas e menos burocráticas. 

  1. Tradução automática

A internet apresenta uma enorme oferta de conteúdo de todas as áreas do conhecimento que se pode imaginar.

Hoje em dia, as pessoas podem fazer cursos de Marketing com professores dos Estados Unidos sem sair de casa.

No entanto, a barreira do idioma continua sendo um problema em termos de acesso às informações.

Nesse sentido, as plataformas de tradução automática usam o machine learning para detectar a língua em que um texto foi escrito e, a partir disso, poder traduzi-lo para o idioma que o usuário deseja, reduzindo as barreiras linguísticas.

Conclusão

A tecnologia de machine learning representa uma nova realidade que já está modificando profundamente as relações interpessoais e comerciais.

Assim, é importante estar a par dela para ter condições de usá-la e aprimorar os seus resultados profissionais, seja o número de vendas ou o relacionamento com o cliente.

Modal Teste Grátis
Jivo Chat
Linkedin
Google Tag Manager
Google Tag Manager Digital
Facebook Pixel Code
RD Station