O que faz uma agência de Marketing Digital?

25/02/2022
O que faz uma agência de Marketing Digital e como ela pode te ajudar

Se você tem dúvidas sobre o que faz uma agência de Marketing Digital e como ela pode te ajudar, você este no lugar certo!

Agência de marketing digital é uma empresa que atua com ações, otimizações, e principalmente, estratégias, no ambiente online, ou seja, na internet.

E com cada vez mais empresas e negócios migrando para o digital, a busca por esse tipo de agência tem crescido bastante nos últimos anos, mesmo que as empresas já sejam excelentes em atender clientes B2B.

Agora, o que faz exatamente uma agência de marketing digital? Além disso, como ela pode ajudar o seu negócio? 

Entenda sobre isso e muito mais no artigo de hoje!

O que faz uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital é uma empresa que realiza serviços na internet, de modo a ajudar empresas e empreendedores a melhorar os seus resultados.

E uma agência deste tipo, costuma oferecer serviços como: anúncios no Google (links patrocinados), consultoria SEO, gestão de redes sociais, criação e desenvolvimento de sites, e-mail marketing, inbound e outbound marketing.

Cada serviço desse tem suas características, vantagens e desvantagens, porém, no final, o objetivo de todos eles é contribuir para o crescimento e os resultados de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes.

Agora, como? É sobre isso que iremos explicar a seguir!

Como uma agência de marketing digital pode ajudar a sua empresa

Quando uma empresa está interessada em serviços de marketing digital, os profissionais da agência procurada basicamente irão fazer análises e estudos a respeito do negócio, de modo a entender os melhores caminhos a seguir e as melhores estratégias para adotar.

Então, são feitas pesquisas, análises de concorrentes, reuniões com o potencial cliente, além de todo um planejamento estratégico, tudo para entender, ao máximo, o nicho da empresa e como ela pode crescer no ambiente online.

E a partir desse aprofundamento e desse alinhamento com o potencial cliente, são estabelecidas as estratégias que serão aplicadas.

Dessa forma, a partir de então, a agência ficará responsável por promover a empresa na internet e desenvolver ações/estratégias para que ela possa ter mais visibilidade e alcance, assim como um aumento no número de vendas e clientes!

A importância da agência de marketing digital

Ao investir em nessa parceria, a sua empresa estará contando com profissionais especializados nessa área. 

Então, por exemplo, uma agência de marketing digital pode ajudar sua empresa através do trabalho de desenvolvedores, redatores e copywriters, analistas em publicidade digital, especialistas em SEO, designers, social media, entre outros.

Ou seja, a sua empresa terá diversos profissionais trabalhando para posicionar a sua marca na internet, para destacá-la dos concorrentes e gerar melhores resultados a ela.

E não só isso, a sua empresa também contará com uma agência que possui experiência, ferramentas, softwares, inteligência comercial, dados e conhecimentos que vão contribuir para potencializar a presença dela na internet.

Agora, imagine, por exemplo, se a sua empresa é pequena, tem dez funcionários e gostaria de investir em marketing digital. Talvez contratar cada profissional desse que citamos acima seja algo inviável.

Logo, você terceiriza esse serviço com uma agência, de modo a contar com diversos profissionais de marketing digital, sem precisar contratar cada um deles diretamente.

Fora que, se você contratar uma boa agência, você economizará tempo e dinheiro – dois aspectos extremamente importantes e valiosos para qualquer negócio.

Você precisa investir em todos os serviços que uma agência oferece?

Não necessariamente. Isso porque, como citamos no início do artigo, uma agência oferece diversos serviços.

Então, considerando o orçamento disponível e os resultados que você almeja, você pode começar investindo em uma ou duas estratégias – e claro, sempre acompanhando os resultados.

E conforme as coisas forem melhorando, você pode partir para outras estratégias, para outros canais.

Por exemplo, você pode começar com anúncios no Google e e-mail marketing, depois, partir para o SEO e gestão de redes sociais, e assim por diante.

Como escolher uma boa agência de marketing digital?

Por fim, chegamos à parte mais importante: como avaliar e escolher uma boa agência de marketing digital?

Necessidades

Primeiro de tudo: você precisa entender quais são as suas necessidades, antes de buscar uma agência.

O que você deseja? Uma agência que cuide das redes sociais da sua empresa? Uma agência que crie um site para a sua organização?

Considerando o que você precisa, será mais fácil de encontrar a agência certa, isto é, uma agência que possa atender às suas demandas.

Histórico e reputação

Se você está em busca de uma boa agência, é muito provável que haja diversas informações sobre ela na internet.

Portanto, procure essas informações. Veja, por exemplo, há quanto tempo ela está no mercado, quais clientes atende e já atendeu, quais são os cases de sucesso, o que as pessoas dizem sobre ela, ou seja, comentários e avaliações, etc.

Se houver muitas reclamações ou se você não encontrar essas informações acima, é sinal de que você deve repensar a sua escolha.

Porte e orçamento

Outro ponto importante ao escolher uma agência de marketing digital para o seu negócio, é avaliar o porte dela, ou seja, o seu tamanho.

Isso porque, hoje em dia existem agências pequenas, médias e grandes. Cada uma tem uma quantidade de funcionários, de serviços disponíveis e especialidades, além do que, cada uma cobra um preço – o que nos leva ao segundo ponto: orçamento.

Se você não tem um orçamento muito elevado para investir em marketing digital no momento, procure empresas menores ou médias. Não vá direto em agências grandes, pois o custo com cada serviço, provavelmente será maior.

“Ah, mas a agência grande vai oferecer um serviço melhor”, talvez sim, talvez não.

Isso porque, como a agência é grande, ela pode ter diversos clientes para atender e, talvez, ela não dê o foco que você gostaria para a sua empresa. Talvez, ela não seja prioridade na carteira de clientes.

Agora, em uma agência pequena ou até mesmo média, os profissionais e as equipes podem dar mais atenção para o seu negócio.

De qualquer forma, tenha em mente que você precisa fazer uma parceria que seja boa, claro, e que caiba no seu orçamento!