O setor arquitetônico do Brasil em números

11/07/2019

São mais de 19,2 mil negócio especializados em arquitetura no país

A história da arquitetura no Brasil data antes da chegada dos portugueses ao país em 1500 e passou por diversos períodos e influências, como a arquitetura indígena, colonial, barroca, neoclássica, eclética, moderna e contemporânea. Atualmente, o cenário arquitetônico brasileiro é uma grande mistura de todos os movimentos, em construções históricas, edifícios modernos e elementos que fazem essas referências estéticas. 

Do descobrimento do Brasil até os dias de hoje, o setor de arquitetura passou por mudanças, como já era de se esperar. Hoje são mais de 19,2 mil negócios ativos com serviços especializados em arquitetura, sendo que desse total, cerca de 19 mil são do porte de pequena empresa, no país todo.

Entenda como o setor se divide pelas regiões brasileiras:

Se quisermos entender ainda melhor o comportamento dos negócios voltados para serviços de arquitetura, podemos nos basear nos 05 estados brasileiros que mais concentram esse tipo de empresa, por exemplo: 

São Paulo lidera o ranking com mais de 6 mil; O segundo lugar é do Rio Grande do Sul, que conta com mais de 2 mil; Em seguida está o estado do Rio de Janeiro, que também contabiliza em torno de 2 mil escritórios de arquitetura. Em quarto e quinto lugares estão os estados do Paraná e Minas Gerais, respectivamente, com pouco mais de mil empresas em cada um.

Em uma visão ainda mais micro, temos as 05 cidades com mais escritórios de arquitetura e urbanismo que são, respectivamente, São Paulo, com mais de 3,9 mil; Rio de Janeiro, com aproximadamente 1,4 mil; Porto Alegre, com cerca de 900; e Belo Horizonte e Curitiba, que empatam no quinto lugar, com pouco mais de 700 negócios do setor

Um setor constante

Mais de  1.300 desses negócios foram abertos apenas  neste ano. No mesmo período do ano passado, em 2018, mais de 2.000 empresas do setor foram abertas e em 2017 o número chegou a 1 mil

A média de negócios especializados em arquitetura se mantém estável no país desde 2014, mostrando um crescimento do último ano até o momento em que esses dados foram levantados. 

Os negócios do setor estão sob o CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica) 7111-1/00 de serviços de arquitetura. O mesmo compreende atividades de consultoria e prestação de serviços técnicos de arquitetura, tais como: projetos de arquitetura de prédios (conceituais e de detalhamento); supervisão e execução de projetos de arquitetura; projetos para ordenação e uso do solo; projetos de arquitetura paisagística. 

É importante ressaltar que atividades como design e decoração de interiores não fazem parte desse mesmo CNAE.

Entender o tamanho do setor de arquitetura no Brasil e, principalmente, como ele se comporta economicamente pode abrir portas para novos investimentos e caminhos de crescimento para negócios que já fazem parte deste rico mercado.

Esse é o tipo de inteligência que o Empresômetro entrega pelo seu negócio.


Conheça a melhor versão da sua empresa, venha para o Empresômetro.