Armarinhos: pequenos grandes negócios

27/06/2019

São mais de 100 mil armarinhos pelo Brasil

De um botão de camisa social à uma fantasia de carnaval, tudo se encontra nas prateleiras dos tradicionais armarinhos brasileiros. Não estamos sendo levianos no termo “tradicional”, o setor de comércio varejista de armarinhos comemora quase cem anos em algumas cidades do país. Haja história para contar.

Assim como a grande maioria dos modelos clássicos de comércio, os armarinhos passaram por mudanças consideráveis ao longo dos anos. No princípio, esse tipo de loja era especializada em vender aviamentos para a confecção de roupas em pequena e micro escala, feitas pelas costureiras de bairro.

 

Um pouco de história

Os hábitos de consumo mudaram, principalmente com a Revolução Industrial, que teve seu terceiro período no país a partir de 1930, quando as pessoas passaram a encontrar roupas prontas nas lojas, sem precisar fazer sob medida. A partir desse momento, os armarinhos passaram a agir como fortes intermediários nessa cadeia de consumo,  entre os fabricantes e consumidor final.

Muitos botões foram pregados de lá para cá e os armarinhos resistiram a todo tipo de mudança. Nos dias de hoje, além dos materiais de costura, agregaram itens para artesanato, fantasias, ornamentos de todos os tipos, enfeites e até presentes nos seus estoques. Muitos destes negócios se mantém do mesmo jeito que começaram e outros já migraram suas para verões online, informatizadas e modernas.

 

O diminutivo ficou apenas no nome

Fica um pouco cômico chamar de armarinhos o setor do comércio varejista que atualmente concentra mais de 100 mil negócios ativos no país. Saiba como essa atividade econômica se comporta nas regiões brasileiras:

 

De 2014 ao primeiro semestre de 2019, mais de 50 mil armarinhos foram abertos. No mês em que esse conteúdo foi produzido, junho, mais de 700 negócios desse tipo foram inaugurados. No mesmo período do ano passado, em 2018, foram abertos aproximadamente 900 armarinhos e em 2017 mais de 800. 

 

O ramo de atividade que trabalha com grande variedade de miudezas não dá indícios de parar tão cedo e pode ser uma boa pedida de investimentos. 

 


 

Conheça a melhor versão da sua empresa, venha para o Empresômetro.