Conheça os 10 estados com mais restaurantes

19/06/2019

Fazer refeições fora de casa já faz parte do cotidiano do brasileiro há algumas gerações e isso faz com que restaurantes desempenhem um papel importante na economia. De acordo com a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), realizada entre 2017 e 2018 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – os gastos com alimentação correspondem a 19% das despesas totais da família brasileira.

Vale lembrar que, para corresponder a essa representatividade econômica, existem inúmeros tipos de restaurantes no mercado: buffets a quilo, churrascarias, pizzarias, trattorias, asiáticos, árabes, vegetarianos, indianos, de comida caseira, de fast food, entre muitos outros. E todos eles estão sob o mesmo CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica) 5611-2, de restaurantes e similares.

Existem mais de 300 mil restaurantes abertos e ativos no Brasil e desse total, mais de 25 mil foram abertos na primeira metade de 2019. O estado brasileiro com o número mais expressivo de estabelecimentos dentro dessa atividade econômica é São Paulo,  com mais de 75 mil. Conheça o ranking dos 10 estados com mais restaurantes e similares do país:

10 estados brasileiros com mais restaurantes

Se formos analisar de forma mais macro, temos o seguinte cenário: a região Sudeste conta com mais de 140 mil restaurantes e similares ativos. O Nordeste ocupa o segundo lugar, com pouco mais de 60 mil. Já o Sul soma aproximadamente 50 mil negócios do setor. No Centro-Oeste, existem mais de 25 mil e no Norte do país, são cerca de 17 mil restaurantes.

Setor a gosto

Ao final de 2018, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), contabilizou um crescimento de 4,5% do setor e afirma que gera cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego anualmente. A maioria das vagas são para garçons, com 250 mil novos empregos todos os anos.

O setor de restaurantes e similares representa 2,4% do PIB (Produto Interno Bruto), movimentando mais de R$ 140 bilhões para a economia. No que diz respeito a carga tributária, responde por 3,1% da arrecadação de tributos.


Conheça a melhor versão da sua empresa, venha para o Empresômetro.