De olho na concorrência

13/06/2019

O monitoramento dos concorrentes do seu negócio é estratégia

Constantemente batemos na tecla de que para crescer um negócio precisa ter conhecimento avançado sobre o mercado em que está inserido. Isso significa que é fundamental olhar para dentro, ou seja, entender tudo o que a sua empresa faz e tudo que ela tem para oferecer, e estar atento ao que acontece do lado de fora e isso inclui a tão temida concorrência.  

Saber sobre a atuação dos seus concorrentes é tão importante quanto saber sobre o seu próprio negócio. Entender seus movimentos funciona como uma espécie de antecipação de desafios e ainda como um caminho para encontrar as melhores soluções estratégicas para a sua empresa.  

Além disso, também pode ser uma forma de analisar os pontos fortes e fracos da concorrência, o que muitas vezes pode ajudar a fazer melhor do que tem sido feito ou até mesmo fugir do efeito “chover no molhado” e surpreender os seus prospects com uma estratégia diferenciada e inovadora.

 

Entendendo seus concorrentes  

Para que isso seja possível, é importante realizar constantemente o monitoramento, também conhecido como benchmarking, da concorrência ou concorrentes do seu negócio, que nada mais do que um acompanhamento sistemático dos players que possam impactar direta ou indiretamente na área de atuação da sua empresa.  

A partir desse processo, é possível identificar, por exemplo, o posicionamento da concorrência em relação a sua empresa dentro do mercado em que vocês atuam.  

Não chega a ser uma grande novidade para ninguém dizer que no meio empresarial existe uma competição acirrada e quem não joga o jogo estratégico de entregar o melhor produto ou serviço ao seu público-alvo, fica para trás nessa corrida pelo sucesso. Mas a grande questão é que não existe passe de mágica para ser competitivo, é preciso estar constantemente atento a fatores internos e externos relacionados à sua empresa para vencer esse desafio.   

Em outras palavras, fazer um monitoramento completo da sua concorrência é uma forma eficiente de defender o seu espaço na sua área de atuação.  

 

Como fazer o benchmarking minha concorrência?

O primeiro passo é se perguntar o quanto você sabe sobre a sua concorrência. Você sabe quais produtos ou serviços eles oferecem? Sabe dizer os preços do que seus concorrentes oferecem? Conhece as estratégias de marketing deles? Ter as respostas certas para essas perguntas é essencial para assumir uma posição favorável na corrida pelo sucesso.

Nós sabemos que manter uma empresa saudável significa ter que girar diversos pratos ao mesmo tempo, sem deixar nenhum cair e que justamente por isso, analisar a sua concorrência pode ser custoso no dia-a-dia. Mas não se preocupe, nós temos uma boa notícia para você: o Empresômetro conhece tudo sobre a sua empresa e adivinha, sobre seus concorrentes também!

Pode deixar que nós fazemos o trabalho pesado por você e de quebra ajudamos a aumentar suas vendas, conheça nossos serviços.  


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