Os números da Construção Civil no Brasil

06/06/2019

Existem mais de 400 mil negócios voltados para a área

A Construção Civil é a área que abrange todas as atividades e etapas relacionadas à produção de obras. Isso quer dizer que desde o planejamento de uma obra, sua execução, manutenção e até mesmo restauração fazem parte da mesma atividade econômica, em todas as suas subdivisões.  

As obras podem ser em diferentes segmentos como edifícios, instalações prediais, aeroportos, estradas, canais de navegação, portos, túneis, obras de saneamento, de fundações e terra em geral. A área não prevê atividades de operações, como por exemplo operação e gerenciamento de sistemas de transporte.  

Atualmente, existem mais de 400 mil negócios voltados para essa área e, de acordo com o CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), a Construção Civil é composta por mais de um CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica):  

Administração de obras

Existem mais de 420 mil negócios ativos de administração de obras no país. A região Sudeste lidera o ranking, com mais de 2,5 mil. O Sul concentra aproximadamente 800 empresas desse CNAE, seguido do Nordeste, que conta com mais de 500. O Centro-Oeste e o Norte contabilizam mais de 200 dessas empresas cada.  

Montagem e desmontagem de andaimes e outras estruturas temporárias

Esse CNAE soma pouco mais de 1,2 mil empresas ativas. No Sudeste são mais de 700. Já o Sul e o Nordeste contam com mais de 200 e 100, respectivamente. No Centro-Oeste, existem cerca de 70 empresas sob esse CNAE e no Norte são aproximadamente 50.  

Obras de Alvenaria

O CNAE com números mais expressivos dentro da classificação de Construção Civil, conta com mais de 400 mil empresas ativas no Brasil. A região com a maior concentração é o Sudeste, com mais de 200 mil. Em seguida está o Sul, que soma aproximadamente 100 mil. O Nordeste está em terceiro lugar no pódio, com cerca de 30 mil negócios. O Centro-Oeste soma mais de 30 mil e o Norte mais de 11 mil.  

Serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas para uso em obras

Essa subdivisão da Construção Civil tem mais 1,9 mil negócios ativos, sendo o Sudeste a região brasileira com a maior concentração, com mais de 900. O Sul e o Nordeste estão empatados na segunda posição, com mais de 300 empresas cada. O Centro-Oeste  e o Norte somam mais de 100 negócios do setor respectivamente.  

Perfuração e construção de poços de água

O CNAE apresenta mais de 3 mil empresas, sendo que somente na região Sudeste, são mais de 1,2 mil. O Nordeste está em segundo lugar, com mais de 900. Tanto o Centro-Oeste quanto o Norte contam com mais  de 400. O Sul ocupa o último lugar, com aproximadamente 300 negócios.

Serviços especializados para construção não especificados anteriormente  

Essa subdivisão da área tem mais de 19,4 mil empresas ativas no Brasil. A região Sudeste lidera o pódio, com mais de 11 mil. O Sul conta com mais de 4 mil e Centro-Oeste vem em seguida, com aproximadamente 2 mil. O Nordeste, por sua vez, possui mais de 1 mil e o Norte com mais de 400 negócios.  

Agora que você conhece os números desse segmento, saiba quais são essas empresas tão importantes para o Brasil no Empresômetro Digital, nossa ferramenta de Inteligência de Mercado.

Esse é o tipo de inteligência que o Empresômetri Digital entrega para o seu negócio.  


Conheça a melhor versão da sua empresa, venha para o Empresômetro.