Pitch de vendas – Entenda de uma vez o que é

03/10/2017

 

Você já ouviu falar neste termo? Pois saiba que o Pitch de vendas é um termo bem comum no mundo do empreendedorismo e dos negócios, e é amplamente utilizado. Então vamos falar um pouco mais sobre ele, caso você ainda não o conheça.

 

O termo ‘Pitch de vendas’ deriva do termo em inglês ‘Elevator Pitch’, que em uma tradução literal seria ‘discurso de elevador’. Esse termo surgiu lá nos Estados Unidos da América, mais especificamente no Vale do Silício, e por lá começou a se propagar entre os executivos das empresas de tecnologia. O Pitch de vendas é um discurso de vendas, porém breve e direto, que deve abranger as melhores características do produto ou serviço. Ele deve ainda ser tão bom, a ponto de conseguir vender o produto ou serviço em uma corrida de elevador.

Imaginem a seguinte situação: você trabalha em um prédio comercial com várias salas e vários executivos indo e vindo, inclusive usando o elevador do prédio. Você sabe que um desses executivos que trabalha com você é um potencial investidor para a sua empresa e você já tentou contato com ele de outras maneiras, porém sem sucesso. Um certo dia, você está aguardando o elevador para ir ao seu escritório e esse executivo aparece do seu lado e juntamente com ele a oportunidade de conversar com ele. Vocês entram no elevador juntos e pronto, você tem do térreo até o andar que ele descer para apresentar sua empresa, seus produtos ou serviços. O Pitch de vendas é exatamente isso! Como você irá fazer essa apresentação em tão pouco tempo e ainda assim causar um impacto em quem o ouve.

Mas ele não é usado somente nesta situação de elevadores. Ele migrou para outros ambientes e situações. Basicamente, ele pode ser utilizado em qualquer situação onde você precise apresentar a sua empresa, produtos ou serviços em um espaço de tempo muito curto, seja para venda ou para captar investimentos. Então, na prospecção de clientes via telefone, em encontros pessoais casuais com potenciais clientes e investidores, e em várias outras situações você poderá utilizá-lo.

Portanto, vale a pena estudar um pouco mais sobre o Pitch, colocar um pouco de empenho nisso para elaborar um discurso bem estruturado e eficiente e que possa ser utilizado várias vezes.