Como usar uma base de dados para segmentar públicos no Facebook 

19/05/2022
Fim do público de interesse Facebook

 O fim do público de interesse no Facebook já está dando o que falar.

Se a sua empresa conta com o Inbound e Mídia Paga na hora de criar estratégias de atração e aquisição de novos clientes, você já conhece o Gerenciador de Anúncios do Meta (nome do grupo composto pelas plataformas e redes Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, anteriormente conhecido apenas como Facebook).  

Os patrocínios via gerenciador sempre contaram com mais opções na definição dos objetivos e na segmentação de públicos, o que trazia diversas vantagens competitivas para os players que usavam uma boa estrutura nas campanhas.  

Porém, já tem um tempo que o Meta está mudando suas diretrizes no tratamento de dados, retirando algumas possibilidades de segmentação dos públicos. Mas, para começarmos do começo, vamos entender as possibilidades e o que muda. 

Neste artigo, vamos ver: 

Tipos de públicos

Público Salvo 

Para que um público esteja disponível para ser usado em um anúncio é necessário que antes você deixe esse público salvo.  

Tudo sobre um Público Salvo fica guardado na plataforma para que seja possível usar no futuro, com exceção da categoria localizações. As localizações precisam ser selecionadas sempre que for realizar o processo.  

Essa segmentação é uma forma de fazer com que a criação de um novo anúncio seja mais rápida e fácil.  

Público Personalizado 

Um dos tipos de público é o personalizado, essa é uma opção que permite direcionar os anúncios para que você encontre públicos existentes entre pessoas que estão no Facebook.  

Para criar um Público Personalizado você pode usar como fonte para os dados opções como: listas de clientes, tráfego no site ou no aplicativo ou o envolvimento no Facebook.  

A plataforma do Meta possibilita que você crie até 500 públicos personalizados por conta de anúncio que possuir. E a criação desse tipo de segmentação permite que você possa criar um Público Semelhante. 

Público Semelhante 

Esse tipo de público como o nome já diz é uma forma de seus anúncios alcançarem novas pessoas que podem gostar da sua empresa por terem características similares ou semelhantes com as dos seus clientes atuais.  

Quando você cria um público semelhante para um anúncio é possível usar um intervalo de porcentagem para escolher o quanto o seu novo público deve corresponder ao público salvo de origem.  

O sistema do Meta usa informações como dados demográficos, interesse e comportamentos do público de origem para encontrar pessoas com qualidades parecidas. E é nessa etapa que foram realizadas algumas mudanças que podem afetar a forma como você criava seus anúncios.  

O que muda? 

Agora que você sabe mais sobre as diferenças entre os públicos na hora de criar um anúncio, é possível entender como as mudanças feitas pelo Meta impactam a sua segmentação. E descobrir como a plataforma do Empresômetro pode gerar os dados necessários para criar os públicos personalizados e os semelhantes. 

No início do ano, o Meta retirou do seu gerenciador de anúncios opções de segmentação de publicidade baseadas em tópicos sensíveis. Essa mudança afeta todas as plataformas do grupo, no caso, Facebook, Instagram e Messenger. 

As mudanças implementadas acompanham o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da União Europeia. A RGPD tornou ilegal a prática de utilizar parâmetros para exibir anúncios segmentados sem o consentimento explícito do usuário. 

A segmentação acontecia quando você criava um Público Semelhante para o seu anúncio, nele eram usados dados de interesses do público, considerados tópicos sensíveis que agora não estão mais disponíveis. 

A Especialista em Performance da Traktor, Georgia Andrade, explicou como essa mudança influencia o time de marketing da sua empresa e como o acesso a uma boa base de leads de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é importante para a criação de anúncios estratégicos e que obtenham um ótimo resultado.  

“Por conta da LGPD, ocorreram atualizações nas plataformas de mídia, e então, muitas estratégias e segmentações de público tiveram que ser adequadas para a nova realidade de opções existentes. 

O gerenciador do Meta é o que tem apresentado mais mudanças visíveis e de impacto diário na execução de campanhas, principalmente na seleção de público de interesse no Facebook. 

O Meta vem unindo ajustes da LGPD e otimizações para remover públicos duplicados, defasados ou desatualizados. Por isso, muitos dos públicos de interesses, que antes eram largamente utilizados, foram removidos da plataforma. Por esse motivo, campanhas com eles foram pausadas após a remoção. 

Agora, novas alternativas de públicos foram incluídas na plataforma e podem ser testadas em campanhas. Porém, a Georgia, da @Traktor, sugere que, para potencialização do canal como um todo, também é recomendada a utilização de campanhas baseadas em listas, principalmente para busca de públicos semelhantes. 

Quando já se sabe qual é o público consumidor ideal, é possível fornecer uma base para a ferramenta trabalhar com a busca de mais usuários que possuem comportamentos semelhantes no mercado. Essa definição da semelhança é traçada com base em todo o acompanhamento que se tem de características e hábitos do usuário no ambiente digital. Assim, a plataforma do Meta consegue buscar usuários que estejam dentro dos critérios de público consumidor ideal já definido. 

Por isso que, com a plataforma do Empresômetro, você pode analisar sua base de clientes e encontrar qual o perfil ideal para você.” 

Mesmo com as atualizações realizadas na plataforma, ainda é possível segmentar o público do seu anúncio, a funcionalidade de públicos personalizados segue disponível. E é aqui que o Empresômetro – Inteligência de Mercado pode te auxiliar, isso porque nossa plataforma gera os insumos que você precisa para criar listas de clientes e assim definir melhor o público que deve ser atingido nas suas campanhas.  

A conclusão é que a Meta continua a oferecer algumas opções de segmentação, mas agora de acordo com a lei. Com essa mudança os usuários das plataformas do Meta poderão limitar a exibição de anúncios sobre tópicos sensíveis, o que faz com que o poder dos anunciantes seja minimizado e dos usuários aumente, com eles podendo escolher se querem receber determinados anúncios.