Tecnologia a favor da gestão de empresas

16/09/2016

Núcleo de Tecnologia do IBPT desenvolve soluções tecnológicas para empresas, organizações entidades e governo.

Ano a ano o governo tem intensificado o uso de meios digitais para receber as obrigações fiscais dos contribuintes. Um exemplo prático é a declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas. Há cerca de 20 anos, poucas pessoas tinham o hábito de prestar suas informações à Receita Federal em disquete. Hoje, o formulário impresso do IRPF não existe mais e, em breve, muita gente nem precisará fazer a declaração, pois os sofisticados cruzamentos de dados do Fisco já lhe permitem ter acesso aos elementos necessários para a apuração do Imposto de Renda.

A mesma sofisticação se observa em outras obrigações tributárias das empresas, que precisam acompanhar essa evolução tecnológica dos programas para efetuar a identificação, apuração, controle e fiscalização dos tributos. É nesse contexto que se insere o Núcleo de Tecnologia, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, para desenvolver soluções tecnológicas que servem de instrumento para a criação de estudos e a realização de serviços que auxiliam as empresas, entidades e governo a implementar uma excelente governança tributária. O Núcleo de Tecnologia do IBPT é coordenado pelo Diretor de Tecnologia, Geraldo Magela Fraga do Nascimento, advogado, especialista em tecnologia da informação. Nesta entrevista, ele explica as soluções e os serviços existentes e que serão criados por sua equipe.

Geraldo Magela Fraga do Nascimento. Diretor de Tecnologia, Advogado e especialista em Tecnologia da Informação.

Qual a finalidade de um Núcleo de Tecnologia para o IBPT?
Atender às necessidades advindas da legislação fiscal e tributária de forma inovadora e utilizando recursos avançados e modernos. Com os projetos governamentais de informatização das informações tributárias, começou-se a requerer das empresas maior suporte tecnológico para atender a essas exigências, demandando um conhecimento mais aprofundado sobre sistemas de gestão empresarial para garantir a veracidade e o cumprimento dessas legislações. Além disso, o IBPT desenvolve soluções de tecnologia social como o Empresômetro, Consulta CNPJ, Impostômetro, Higienização da base de dados de empresas entre outros que fazem parte do Empresômetro.

Como o setor de sistemas e tecnologia do IBPT vem atuando?
Todos os serviços de planejamento, criação e desenvolvimento de sistemas, layout, design, usabilidade, mídias digitais, produção de textos etc. São desenvolvidos internamente. Nossos times são de profissionais qualificados, experientes e certificados. Atendemos às demandas internas e possibilitamos a evolução tecnológica das soluções existentes e trabalhamos na concepção de novas iniciativas para atender o que o mercado e a legislação exigem.

De que forma o avanço tecnológico beneficiou o IBPT?
O Núcleo de Tecnologia garantiu ao IBPT um suporte muito grande para a realização de seus projetos. No caso do Impostômetro e do Empresômetro, criou-se uma estrutura tecnológica para conseguir fazer as coletas das informações sobre a arrecadação e a despesa dos órgãos municipais, estaduais e federais, bem como trabalhar com a consolidação desses dados. Temos também o Empresômetro, que funciona como um censo, apresentando a totalidade das empresas, organizações privadas e públicas abertas no Brasil.

Qual a demanda de sistemas de informação desenvolvidos pelo IBPT por ano?
Nossa média anual é de 35 projetos simultâneos em nosso portfólio. Vários são permanentes e com atualização constante. E como a tecnologia nos permite automatizar e otimizar processos, racionalizar o tempo e os recursos e trabalhar em escala, isso nos possibilita atender centenas de organizações e milhares de empresas em todo o Brasil e ainda alguns projetos pilotos internacionais.

Como foi desenvolvido o cálculo dos impostos que terão de ser discriminados na nota fiscal, por exigência da legislação?
O IBPT também conta com um núcleo de inovação e inteligência contábil que mapeou toda legislação tributária brasileira e a categorizou de acordo com a Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM, Nomenclatura Brasileira de Serviços – NBS e o Imposto sobre Serviços – ISS. Em paralelo e com a parceria de dezenas de entidades e milhares de empresas, analisamos, cruzamos os dados e geramos estatísticas e diversas outras informações compiladas na solução que denominamos de Empresômetro. Com base nesse conhecimento, foi possível calcular índices e médias nacionais e estaduais, o que permitiu a efetivação através da lei da transparência.

Qual a sua análise dos trabalhos de pesquisa tecnológica do IBPT?
Nosso objetivo maior tem sido desenvolver soluções em parceria com organizações, empresas interessadas e também outros provedores como as fabricantes de softwares. Trabalhamos em âmbito nacional e temos conhecimento das demandas e necessidades da sociedade sobre questões tributárias, estatísticas, administrativas e fiscais, principalmente junto ao público de empresas, gestores e profissionais de contabilidade. E nesse ambiente rico de informações, temos sido capazes de gerar muita inovação e contribuir para o desenvolvimento das empresas.