A economia global está atravessando um tenso período de crise e diversos segmentos do mercado já se encontram em um cenário de danos e ameaças. O setor de vendas tende a ser um dos mais afetos por realidades como a atual e, justamente por isso, o investimento em estratégias comerciais mais inteligentes, profundas e ágeis se torna vital para a sobrevivência e produtividade de muitos modelos de negócios. Quer saber quais as melhores ações para manter suas vendas e enfrentar a corrosão econômica provocada pela Covid-19? Então, vem com a gente!
Acredite no seu negócio e mostre o valor dele
Nem toda venda decai em períodos de crise, ao contrário, algumas até prosperam por ofertarem produtos e serviços essenciais à população ou por terem encontrado um novo mercado, no qual sanam carências e dificuldades inéditas e imediatas. Mas se este não é o caso da sua empresa, seu processo de vendas terá de passar, necessariamente, por uma etapa de convencimento mais potente, responsável por engajar e cativar o consumidor.
Portanto, estabeleça diálogos de prospecção habilidosos, capazes de gerar empatia e confiança, e invista em discursos personalizados, demonstrando que o seu negócio compreende os desafios de cada nicho e possui as melhores soluções.
Para isto, foque em atendimentos que possam se converter em verdadeiras experiências, demonstre sua expertise, tire dúvidas, aponte falhas, entregue respostas e fidelize. O seu relacionamento com o mercado deve ser contínuo e enriquecedor.
E, principalmente, não perca de vista o seu valor. O cenário atual é desestimulante e perigoso, mas não podemos nos acovardar ou encolher diante dele. Continue acreditando naquilo que faz e tem a oferecer. A autopercepção positiva é essencial para uma comunicação mais atrativa e envolvente entre o seu negócio e o público-alvo.
Abandone o velho e abrace o novo
Crises também são momentos importantes para fazermos autocríticas e reavaliarmos objetivos, metas e, até a oferta.
Não tenha medo de mudar, afinal o contexto é de transformação e só sobreviverão aqueles que se adaptarem.
Além de flexibilizar propósitos, tornando-os compatíveis com a realidade, também é necessário repensar produtos e serviços. Ou seja, examine aquilo que se tornou obsoleto e invista em novas soluções. Tenha em mente que o consumo não vai parar, mas, definitivamente, vai se reinventar. Desta forma, análise e entenda o mercado, antecipe necessidades, identifiquei novos movimentos e mude com eles!
Mapeie o mercado
Para ser capaz de inovar, sua empresa precisa de um conhecimento aprofundado das tendências e carências do mercado. Por isso, monitore a concorrência e as demandas do público consumidor. Mantenha uma inteligência estratégia ativa e atualizada, capaz de avaliar a economia e gerar respostas eficazes.
Fidelize seus clientes
Relacionamentos sólidos e duradouros são a chave para manter o desempenho de vendas. Tenha em mente que o custo de aquisição de um novo cliente é cinco vezes maior do que o de manutenção. Uma empresa que cativa seus consumidores assegura vendas futuras, elimina a concorrência e conquista divulgação espontânea da marca.
Para isto, estabeleça um diálogo constante, crie programas de retenção e invista no pós-vendas.
Não esqueça: é muito mais fácil e rápido vender para aqueles que já confiam na sua empresa e estão satisfeitos com seus produtos, serviços e atendimento.
Capacite sua equipe
Capacitar pessoas é uma estratégia essencial para quem quer ganhar um diferencial competitivo e conquistar dianteira no mercado, convertendo o máximo de atendimentos em vendas.
Equipes qualificadas apresentam mais desenvoltura na abordagem e possuem maior poder de negociação. Desta forma, elas estão aptas a dialogar com clientes de maneira assertiva, uma vez que compreendem o cenário, as dificuldades impostas por ele e as angústias predominantes. Portanto, monitore o atendimento do seu time comercial, entregue feedbacks e, principalmente, ofereça treinamentos. Concentre-se na formação de multiplicadores da sua marca!
Flexibilize suas vendas
Preços e formas de pagamento também precisam passar por um processo de readequação e as políticas comerciais do seu negócio devem ser flexibilizadas, apresentando mais possibilidades ao cliente. Então, renegocie, parcele, desenvolva promoções atrativas e confira descontos.
Não perca tempo
Em cenários de crise, velocidade também é fundamental. Para manter a competitividade numa realidade cada vez mais acirrada, sua empresa precisa tomar decisões rápidas e eficientes. E seu negócio só será capaz de responder às transformações em curso com agilidade e assertividade se estiver munido de conhecimento e souber criar ações sábias e inovadoras.
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Análise e compreensão de mercado são estratégias importantes para a prosperidade de qualquer iniciativa em qualquer tempo, mas imprescindíveis em contextos de crise.
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Informação e inteligência são características nas quais sempre acreditamos e investimos. E, neste momento, mais do que táticas, elas são fundamentais.
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