Crise e transformação: dois lados da mesma moeda

27/03/2020

Crise e transformação: dois lados da mesma moeda

Crise e transformação são dois lados de uma mesma moeda. O desenvolvimento da economia já se provou, historicamente, um trajeto cíclico, no qual períodos de dificuldades, incertezas e perturbações são sucedidos pelos de inovação e prosperidade.  

Os ideogramas chineses são uma boa síntese dessa perspectiva, já que a escrita da palavra “crise” é composta por 2 símbolos: o primeiro representa as ameaças e, o segundo, as oportunidades. Mas o essencial, aqui, é a mensagem: sobrevivência em circunstâncias intempestivas está diretamente relacionada a nossa capacidade de inovar, criar soluções e provocar transformações de cenário. 

Atualmente, a saúde de milhões de pessoas e o progresso econômico estão em jogo, e, para superar esta fase, precisamos participar da mudança de mentalidade que já está em curso.  

Se o imaginário coletivo viu desabar, nos últimos dias, muitos dos seus paradigmas, é importante também ressaltarmos que para cada uma destas fissuras, ascenderam novas propostas e possibilidades de existência. 

 

Sobrevive o aquele que melhor for alimentado 

No mercado econômico, costumamos dizer que o século XXI trouxe uma inversão de valores, afinal, já não é o peixe grande que devora o menor, mas o rápido que o ultrapassa o lento. Contudo, agora podemos afirmar que sobrevive o mais abastecido de informação e conhecimento. Inteligência é, portanto, a verdadeira grandeza estratégica na crise desencadeada pela pandemia do Covid-19. 

Traduzindo: longevidade, competitividade e assertividade são performances impossíveis de se conquistar, agora mais do que antes, sem investimentos em pesquisa, compreensão mercadológica, informação, antecipação de riscos e oportunidades, planejamento, análise de dados, identificação de público-alvo, reconhecimento da concorrência, entre outros posicionamentos táticos. 

Entendendo o cenário 

Alguns exemplos podem nos guiar até um bom entendimento das transformações que estamos testemunhando e, desta forma, das que precisaremos adotar daqui por diante.  

Até semana passada, o mercado de trabalho seguia seus moldes tradicionais. Diariamente, milhões de pessoas percorriam o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa. Mas esta rotina foi afetada drasticamente com a disseminação do coronavírus e, de repente, uma instituição intocada por décadas, se viu perante uma brusca alteração de realidade e, mais do que isso, uma imediata necessidade de adaptação. 

Migramos, em grande escala, para o trabalho remoto. Ainda assim, muitas empresas sofreram um duro golpe, afinal não estavam preparadas estratégica e tecnologicamente para este contexto. Agora, forçosamente, elas precisarão estar se quiserem prosperar na adversidade.  

 

Um outro exemplo 

O avanço desenfreado da pandemia resultou no cancelamento de milhares de eventos pelo globo. A consequência disto teria sido muito mais desastrosa se não possuíssemos ferramentas tecnológicas e nem inteligência para aplicá-las segundo nossas necessidades. Graças a isto, estes compromissos foram movidos rapidamente do mundo real para o digital, dando ensejo ao crescimento de novos mercados e modelos de negócios, como é o caso das plataformas de videoconferência.  

Porém, ainda precisamos apresentar diversas soluções e responder diferentes problemáticas. Por exemplo, as videoconferências dão conta da realização alternativa de encontros, eventos, palestrasmas e do networking? Qual será nossa saída para continuarmos gerando ambientes de negócios e trocas de experiência entre empresários e corporações a distância? Fica aqui a provocação. 

 

O que é inovação? 

Podemos responder a esta pergunta afirmando que inova aquele que sana suas dificuldades e deficiências. A inovação é, portanto, a habilidade de superarmos problemas específicos com criatividade e praticidade.  

E que fique claro: a inventividade e a renovação não estão tanto numa profunda modificação de nossos negócios, produtos ou serviços, mas na sensibilidade e perspicácia de criarmos possibilidadee adequações para que eles se mantenham em diferentes cenários.  

Este é o caso de empresas que não estão substituindo aquilo que vendem, mas a forma como vendem. Se já não é possível ou seguro, diante da ordem de confinamento, abrir portas físicas, podemos, então, ocupar o espaço digital e assumir uma grande demanda que lá se concentra.  

De fato, a internet, tem nos prestado um importante socorro, principalmente ao viabilizar e estimular a produção de soluções. 

 

Precisando de ajuda? 

OEmpresômetro Digital é a plataforma mais inteligente e estratégica do país. Nele você encontra inúmeras possibilidades para formatar seu negócio de maneira assertiva, inovadora e segura. Por meio da nossa ferramenta, sua empresa continua a prospectar clientes e a desenvolver ações e planejamentos sem oferecer riscos a ninguém, afinal ela é totalmente digital, captura informações de bancos públicos online e contribui para o aprimoramento do teletrabalho. 

 

Nós estamos aqui para te ajudar!  

Análise e compreensão de mercado são estratégias importantes para a prosperidade de qualquer iniciativa em qualquer tempo, mas imprescindíveis em contextos de crise. O Covid-19 nos colocou em circunstâncias difíceis, mas pode dar, também, ensejo a novas e úteis percepções.  Para ser capaz de enxergar estas oportunidades e se adaptar às transformações que estão por vir, seu negócio precisa de informação e inteligência, características nas quais sempre acreditamos e investimos. E, neste momento, mais do que táticas e assertivas, elas são fundamentais. 

 

Conte conosco para traçar novas soluções de mercado e aumentar sua performance!