Não deixe o coronavírus infectar o seu negócio!

 

Estamos, todos, atravessando uma crise global: a pandemia provocada pelo Covid-19.

Historicamente, as pandemias costumam atingir a humanidade, em média, três vezes por século. Como no XX, em que fomos afetados pela Gripe de Hong Kong, Gripe Asiática e pela Gripe Espanhola. O coronavírus é a segunda pandemia do século XXI e foi precedido pela Influenza A ou H1N1, que assolou 187 países entre 2009 e 2010.

 

Em que este percurso histórico pode nos ajudar? 

Bom, em primeiro lugar temos alguma experiência com estas crises. Mesmo pegos de surpresa, como fomos agora, podemos usar o passado como guia para nossas ações presentes e futuras. Olhar para trás nos ajuda a traçar soluções, identificar falhas – que não podemos repetir – e vantagens – que obtivemos com o tempo e a evolução social, como, por exemplo a tecnologia digital!

 

Agora, o mundo é tech  

A internet revolucionou nosso estilo de vida e configurou a realidade contemporânea segundo suas próprias dinâmicas. Entre elogios e críticas, agora ela se reafirma como uma das invenções mais úteis da humanidade. Graças a ela, neste período de pandemia – em que o isolamento é necessário – podemos controlar e diminuir a contaminação pela doença e desafogar o sistema de saúde sem inviabilizar a sobrevivência econômica.

Se em 1957, durante a gripe Asiática, nossas opções e recursos eram escassos e o mercado se deteriorava rapidamente, agora o cenário é bem diferente. Afinal, a internet nos dá mais possibilidades, como: trabalho remoto (home office), vendas, atendimento e prestação de serviços online, entrega de produtos e alimentos sem contato, divulgação digital, reuniões por videoconferência, acesso instantâneo à informação.

É claro que ainda estamos expostos a muitas dificuldades, mas não podemos negar a importância desta aliada. Aliás, se a pandemia cria ameaças, temos inteligência e ferramentas suficientes para também enxergar e gerar novas oportunidades. Os e-commerces, por exemplo, têm em mãos um contexto de negócios favorável. Startups também estão diante de um mercado que vai precisar de soluções criativas, escaláveis e inovadoras para lidar com a nova rotina social e nos preparar para futuras mudanças, não é mesmo?

 

Agora o mundo é tech

 

Temos algumas vantagens

A internet também nos ajuda com outra estratégia essencial para vivência e superação de períodos intempestivos: a comunicação. O espaço digital facilita a disseminação de conhecimento, permite um diálogo instantâneo entre as esferas sociais, auxilia no desenvolvimento e disseminação de soluções em massa e se configura como um importante instrumento de alerta e prevenção.

A troca de informações, pareceres, descobertas e aconselhamentos entre lideranças, comunidade científica, inciativa privada e população aceleram nosso tempo de resposta e, portanto, mitigam o de exposição à crise.

A conclusão é que a tecnologia digital – principalmente na iniciativa privada – nos dá algumas vantagens em relação aos períodos pandêmicos anteriores. Usando informação e inteligência a nosso favor, podemos nos adaptar às circunstâncias e criar meios mais seguros, prudentes e assertivos de vencer o surto atual. E, mais importante: ressignificarmos nossas atuações e continuarmos gerando valor diante das transformações que estão sendo produzidas pela nova realidade global.

 

Como imunizar seu negócio contra o coronavírus

Em momentos de fragilidade socioeconômica, é importante que os modelos de negócios encontrem apoio e incentivo para não se deixarem abater.

O Empresômetro Digital, a plataforma mais inteligente e assertiva do país, está aqui para oferecer esse suporte à sua empresa. Com nossa ferramenta, você continua a prospectar clientes e a desenvolver análises e planejamentos estratégicos sem comprometer a saúde de ninguém, afinal ela é totalmente online, permite o trabalho remoto e contribui para iniciativas que não oferecem riscos de contágio.

Negócios ativos, inteligentes e bem informados possuem o conteúdo necessário para atuar de forma certeira e perspicaz em um mercado que está cheio de problemas, dificuldades e carências. Conhecimento, frente a esta pandemia, é o instrumento mais poderoso para garantir a sobrevivência, o desempenho e a competitividade do seu empreendimento.  Inclusive, estudos confirmam que empresas capazes de vencer momentos turbulentos e tirar proveito deles conquistam perenidade, longevidade e estabilidade no mercado. Ou seja, uma vez superada essa fase, seu negócio estará mais forte, experiente e sólido.

 

E nós estamos aqui para te ajudar! 

Análise e compreensão de mercado são estratégias importantes para a prosperidade de qualquer iniciativa em qualquer tempo, mas imprescindíveis em contextos de crise. O Covid-19 nos colocou em circunstâncias difíceis, mas pode dar, também, ensejo a novas e úteis percepções.  Para ser capaz de enxergar estas oportunidades e se adaptar às transformações que estão por vir, seu negócio precisa de informação e inteligência, características nas quais sempre acreditamos e investimos. E, agora, mais do que táticas e assertivas, elas são fundamentais.

 

Conte com a gente para fortalecer o seu negócio e guiá-lo por novos caminhos!