Como usar Inteligência Comercial em uma estratégia de prospecção B2B

20/01/2022

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo para a aquisição de novos clientes, o que torna necessário o desenvolvimento de estratégias mais assertivas, não apenas para aumentar o faturamento da empresa e a produtividade da sua equipe, mas que também reduzam custos no processo e aumentem a rentabilidade do negócio.

Isso acontece quando diminuímos a nossa taxa de erro. E errar menos só é possível com planejamento para que a tomada de decisão seja baseada em informações.

Quando falamos de prospecção B2B, seja ela No Touch, Inside Sales ou Field Sales, as informações para o desenho da estratégia de go-to-market ou expansão são fundamentais, mas nem sempre estão a fácil alcance.

Além disso, sem nenhuma automação ou previsibilidade, a busca e enriquecimento manual dessas informações acabam demandando muito tempo das áreas de pesquisa, marketing e de vendas. 

Calma, é aqui que a gente consegue te ajudar a ser mais inteligente na sua tomada de decisão. Vamos te mostrar como em 3 passos simples de serem seguidos:

1. Você sabe para quem você vende? 

A melhor forma de saber quem é o seu cliente ideal, sem precisar depender do feeling ou achismos, é olhando para quem já compra de você, selecionar os seus melhores clientes e traçar as similaridades entre eles, para que você entenda os pontos de convergência e consiga traçar um perfil para direcionar seu planejamento. 

Dependendo do tamanho da sua carteira ou até mesmo da complexidade dos seus clientes, isso pode não ser uma tarefa muito fácil, mas é um passo importante no planejamento das suas ações comerciais. Saber com quem estamos falando é essencial para acertarmos nos canais de aquisição e no discurso de vendas.

Inteligência comercial

2. Você sabe onde o seu cliente ideal está?

Uma vez que você já sabe as características do seu cliente, é hora de descobrir o seu mercado potencial e onde focar seus esforços de vendas.

Mapear o seu mercado, identificando áreas para crescimento a partir do seu perfil de cliente, pode ser definitivo para o sucesso da sua operação. 

Conte com soluções de Business Intelligence que irão agrupar e apresentar esses dados de forma mais amigável, sem que você precise fazer o cruzamento dessas informações manualmente, direcionando o seu time de vendas para um resultado mais certeiro.

Inteligência comercial - mapeamento de mercado

3. Consiga informações de empresas para sua prospecção B2B

Agora que já sabemos o perfil do nosso cliente ideal e onde eles estão, precisamos buscar informações das empresas que queremos como clientes. Mas não é qualquer dado de contato que resolve o seu problema, não.

Ter mais inteligência no processo comercial significa reduzir custos, aumentar produtividade e conversão.

O Empresômetro conta com dados atualizados de todas as empresas do Brasil e informações enriquecidas pela metodologia exclusiva do IBPT, o que garante a assertividade das informações superior ao mercado. 

É possível reduzir em até 70% o custo de prospecção com um mailing de empresas com informações assertivas.

Funil de leads - Inteligência Comercial

Com planejamento e acesso a dados atualizados, você torna sua operação comercial mais simples, inteligente e rentável.

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