Dia da Informática

15/08/2017

Hoje comemoramos o dia da informática, uma tecnologia que vem revolucionando o mundo desde o seu surgimento. Em 1946 o mundo era apresentado ao ENIAC, o primeiro computador, após esforços dos norte-americanos para construir um equipamento que auxiliasse eles na segunda guerra mundial.

A informática é a área que mais influenciou e afetou os rumos no último século. Graças a evolução dos computadores e da informática que pudemos obter um avanço tecnológico na transmissão de dados e à novas facilidades na comunicação, o que fez com que chegássemos hoje à era da informação.

Na própria Empresômetro, a informática e suas várias ramificações é que fazem com que nosso trabalho seja possível de ser executado com tamanha qualidade.

A informática está presente em quase tudo que fazemos e que consumimos. Pensar em alguma mudança, sem que alguma parte do processo esteja ligada a área da informática, é praticamente impossível atualmente.

Olhe os números abaixo, eles o ajudarão a compreender a importância desse ramo e o do profissional que nele atua:

Temos 37.956 empresas com CNAE 6201501 – Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda.

9.102 empresas com CNAE 6202300 – Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.

465 empresas com CNAE 183003 – Reprodução de software em qualquer suporte.

32.094 empresas atuando com CNAE 6311900 – Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet.

Esses números representam algumas das várias ramificações que a informática possui. Existem muito mais empresas que atuam em ramos derivados da informática, como banco de dados, programação, web design, sistemas, segurança, redes, isso para citar os mais conhecidos. Todos eles só existem hoje graças ao surgimento da informática, há mais de 70 anos.

Desejamos parabéns a todos que trabalham na área, pelo dia de sua profissão e pela dedicação em melhorar sempre a informática, para facilitar nossas vidas.