PREPARE SUA EMPRESA PARA AS FÉRIAS

08/12/2017

O período de férias está chegando e muitos empresários tem receio de dar uma pausa e acabar prejudicando o seu trabalho ou a sua equipe. Se permitir a ter férias é muito importante para sair um pouco da rotina e ter a oportunidade de enxergar o negócio de fora. Um funcionário que tira férias regularmente com certeza rende mais que um funcionário que fica anos sem tirar férias, pois todos precisam de um descanso para refrescar as ideias e recarregar as energias. Nesse post nós vamos te dar 5 dicas para preparar a sua empresa para as férias.

  1. Férias coletivas também pode ser uma boa!

As férias coletivas – período do ano que a empresa concede simultaneamente o benefício de férias a todos os colaboradores, independentemente do período de contratação do mesmo – pode ser uma boa opção para driblar o período de baixo movimento do mercado (geralmente no final do ano ou no carnaval) enquanto os funcionários aproveitam para recarregar as energias. Caso sua empresa opte por essa opção, não se esqueça de conferir a legislação trabalhista para esse tipo de situação, clicando aqui.

  1. Se programe: Planejamento é tudo!

É importante que você e sua equipe se planejem pelo menos um mês antes das suas férias, para que as atividades não parem com a sua ausência. Ter uma equipe autônoma é essencial tanto para o período de férias quanto para o resto do ano.

  1. Calendário da Equipe: Deixe todos os funcionários por dentro do que está acontecendo!

Deixar a equipe toda a par das atividades que estão pendentes e que serão realizadas evita imprevistos. Dessa forma, a equipe consegue autonomia para dividir as tarefas e ninguém ficará sobrecarregado.

  1. Estabeleça um gerenciamento de tarefas.

Mesmo que todos da equipe saibam quais são as pendências, é importante também que todos saibam como está o andamento de cada tarefa. Ferramentas como Trello, Quire e Asana permitem que todos os membros da equipe tenham acesso em tempo real ao andamento das tarefas.

  1. Escolha um meio de contato para o caso de emergências.

E, por último, tenha em mente que mesmo que sua equipe esteja preparada e com o planejamento na ponta da língua, sempre vai surgir aquela dúvida ou situação de emergência que só pode ser resolvida com o gestor ou empreendedor. Para isso, escolha um meio de contato para facilitar a comunicação. Não significa que você precise ficar disponível 24 horas para sua equipe, pois se for assim não há sentido em tirar férias, mas escolher um meio de contato e um horário do dia pode ajudar a sua equipe a ficar mais confiante para resolver os eventuais problemas que poderão surgir em sua ausência.

Com isso, nós, do Empresômetro, desejamos boas férias para todos os nossos clientes e leitores!