ORIGEM DA BLACK FRIDAY – E COMO ELA PODE IMPACTAR SEU NEGÓCIO

16/11/2017

A maioria dos consumidores brasileiros estão ansiosos pela tradicional Black Friday – data do ano conhecida pelas grandes promoções no varejo, mercado que possui aproximadamente 1.700.00 (um milhão e setecentos mil) empresas ativas no Brasil, fazendo com que produtos muito desejados sejam vendidos a preços bem mais acessíveis. Além de lojas de varejo físicas, o crescimento dos e-commerces proporcionou aos consumidores acesso a produtos com descontos mesmo do conforto das suas casas. Essa facilidade de acesso a promoções, aliada a vontade de adquirir produtos de qualidade com desconto e data estratégica para vendas fez com que a tradição, originada nos Estados Unidos, se popularizasse pelo mundo todo, inclusive no Brasil. E, falando em tradição, você sabe qual a origem da Black Friday?

Sabemos que ela se originou nos Estados Unidos, porém sua história é um tanto quanto incerta. A Black Friday ocorre na última sexta-feira do mês de Novembro – que, no ano de 2017, ocorrerá no dia 24 – data que é explicada por ser logo após o feriado de Ação de Graças, muito importante na cultura americana. Essa data também cai no começo das compras de Natal, o que explica o grande apelo para o comércio. As promoções caem bem como uma luva no começo de um mês tradicionalmente conhecido pelo grande volume de compras – presentes para os familiares, viagens de fim do ano, brinquedo para as crianças, hotel, salão de festas, roupas para as festividades… A lista é imensa. Com isso, conseguimos entender o sucesso da Black Friday e porquê ela ficou tão popular em outros países também.

Já para a origem de seu nome existem várias hipóteses e polêmicas.  A princípio, o termo “Black Friday” não estava associado ao comércio, e sim a crise. O termo foi utilizado pela primeira vez no ano de 1869 e se referia a queda no mercado de ouro naquele ano. Apesar disso, a teoria mais aceita sobre a origem do nome é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60, que também não se referiam as promoções e sim ao trânsito que se tornava um caos na sexta-feira após o dia de Ação de Graças. Com o tempo, o termo utilizado pelos policiais começou a ser utilizado pelos lojistas para dizer que o estabelecimento voltou ao “azul” nessa data, ou seja, voltou a ter lucro. Apesar do nome fazer muito sucesso hoje, na época os lojistas não gostaram de serem associados ao transito caótico. Houve um momento na história em que foi cogitado mudar o termo para “Big Friday”, porém o nome não fez sucesso e até hoje ainda conhecemos a data como “Black Friday”.

A Black Friday como conhecemos só se tornou o maior dia de compras depois dos anos 2000. No Brasil, a data foi celebrada pela primeira vez apenas em 2010, envolvendo grandes redes de varejo e e-commerces. A estimativa para esse ano é que a data some R$ 2,2 bilhões em vendas somente pela internet. Isso nos mostra que a Black Friday é uma ótima oportunidade de vendas para seu negócio e o Empresômetro pode te ajudar nisso. É claro que não ficaremos de fora dessa e com ótimas promoções para ajudar o seu negócio! Continue nos acompanhando para mais informações e aproveite para se cadastrar no Empresômetro Digital.