Geomarketing: como empresas podem se beneficiar de informações geográficas

13/02/2020

“O segredo de um grande negócio consiste em saber algo que ninguém mais sabe”.  

Ainda no século XX, algumas décadas antes da ascensão da Era Digital, o empresário grego Aristóteles Onasis já anunciava e alertava para a relevância do uso assertivo da informação no mundo dos negócios. Sim, já faz um bom tempo que se sabe que para conquistar destaque e longevidade no mercado é preciso conhecê-lo com a palma da mão e, para isso, recursos não faltam. Talvez, na época do Onasis, eles fossem mais escassos e demandassem maiores investimentos, no entanto, hoje, com a tecnologia, são abundantes, acessíveis, reduzem custos e riscos e aumentam a rentabilidade. A informação é, portanto, a forma mais segura de garantir um bom posicionamento estratégico para sua empresa.  

Das muitas soluções atuais, o Geomarketing se encontra como uma das mais eficientes. Esta estratégia de informação, que se vale de inteligência geográfica, é uma excelente metodologia para compreender, planejar, prospectar e antecipar fenômenos.

 

Como o Geomarketing pode ajudar meu negócio? 

Com o Geomarketing as empresas ganharam um grande aliado na solução de problemas e na tomada de decisões; um aliado perspicaz e ágil, diga-se de passagem.  

Informações territoriais auxiliam na identificação de público-alvo a partir de sua localização – seja por país, Estado, cidade – e contribuem para a escolha do estabelecimento de pontos de vendas, descoberta de áreas propícias para a expansão dos negócioe locais com maior concentração de concorrentes. O conhecimento aprofundado de regiões também tem muito a dizer sobre seus consumidores: costumes, comportamento, preferências, cultura. Qual a relevância destes dados? Simples: eles são guias das principais necessidades do seu público e da melhor forma de diálogo com ele. Informações geomercadológicas mapeiam o perfil de potenciais clientes por território, identificam boas oportunidades e indicam os métodos mais assertivos e personalizados para você criar ofertas, conteúdos e experiências aderentes. Trocando em miúdos: com o Geomarketing sua empresa alcança o consumidor certo, no local certo e fecha negócio! 

As informações adquiridas com este conhecimento permitem melhores direcionamentos, tornando sua empresa mais competitiva e habilidosa na tomada de decisões. Por exemplo, a concorrência em determinadas regiões pode indicar a necessidade da sua organização estar lá brigando por uma fatia de mercado, ou buscando áreas alternativas. Desta forma, o Geomarketing traz importantes análises e fundamentos para escolhas e estratégias mais sábias e bem embasadas.  

Resumindo, as vantagens do Geomarketing são: 

 – Prospecção personalizada 

– Identificação de potencial de consumo  

– Monitoramento da concorrência 

– Localização de novas áreas e oportunidades de atuação 

 

E como o Empresômetro Digital pode me ajudar?  

A nossa ferramenta é um excelente instrumento de inteligência de mercado. Com ela, sua prospecção fica mais assertiva e sua empresa mais confiante, preparada e estratégica para adentrar em mercado acirrado e competitivo. No Empresômetro Digial, você encontra diversos filtros para facilitar e aprimorar sua atuação e, dentre as muitas informações e serviços disponíveis, você tem a possibilidade de analisar e identificar potenciais consumidores por longitude e latitude, conquistando uma melhor compreensão geomercadológicaEntão, não perca tempo e venha aprofundar seu conhecimento e melhorar a performance do seu negócio com a gente!  

 

Gostou do conteúdo? Esse é o tipo de inteligência que o Empresômetro entrega para o seu negócio. Conheça a melhor versão da sua empresa, venha para o Empresômetro!