O que é Inteligência Artificial e qual a relação com Big Data e Business Intelligence? 

11/05/2022
Inteligência Artificial e Big Data

A Inteligência Artificial independentemente do entendimento que você possa ter é uma realidade e está cada dia mais presente no cotidiano, mas o que ela é exatamente? 

Neste artigo, vamos descobrir: 

1. O que é Inteligência Artificial? 
2. Como funciona a Inteligência Artificial? 
3. Quais os tipos de AI? 
4. Aplicações Práticas da Inteligência Artificial 
5. O que é Big Data? 
6. E o Business Intelligence, como é relacionado ao Big Data e a IA? 

O que é Inteligência Artificial? 

Em uma explicação básica Inteligência Artificial é a capacidade de dispositivos eletrônicos funcionarem de maneira similar ao pensamento humano.  O que implica em perceber variáveis, resolver problemas e tomar decisões.  

Mas isso não quer dizer que os dispositivos possuem intelecto, afinal, o cérebro humano é muito mais complexo do que isso. A IA foi desenvolvida para que os dispositivos criados pelo homem possam ter a capacidade de desempenhar funções sem que ocorra a interferência humana.  

Como funciona a Inteligência Artificial?  

Você já deve ter ouvido por aí que o computador é dividido em hardware e software. Enquanto o hardware é a parte física, o software é a parte capaz de executar os sistemas, como se fosse o cérebro e é onde a Inteligência Artificial está. 

O conceito de IA está ligado diretamente à capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo que é considerado inteligente, o que significa que elas podem aprender “por si mesmas”, tudo isso graças a um sistema de aprendizado que analisa grandes volumes de dados e possibilitam que elas ampliem a complexidade existente na execução de tarefas.  

A Inteligência Artificial é um campo da ciência no qual o propósito é estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma. Este campo está ligado à robótica, ao Machine Learning, ao reconhecimento de voz e visão e outras tecnologias.  

Quais os tipos de IA? 

A Inteligência Artificial pode ser usada de formas diferentes e isso depende do desenvolvedor, porém, na maioria das vezes, elas se dividem em duas abordagens distintas a IA simbólica e a IA conexionista.  

Quando falamos da Inteligência Artificial simbólica, os mecanismos efetuam transformações utilizando símbolos, letras, números ou palavras. Ou seja, elas simulam o raciocínio lógico que existem por trás das linguagens que os seres humanos utilizam para se comunicar entre eles.  

A Inteligência Artificial conexionista é inspirada no funcionamento dos neurônios: a ideia é simular os mecanismos do cérebro humano. Um exemplo de IA conexionista é o deep learning, que é a capacidade de uma máquina adquirir conhecimento profundo inspirado na base neural do cérebro humano. 

Existe uma outra abordagem que passou a ser considerada por alguns, a IA evolucionária, que utiliza algoritmos que são inspirados na evolução natural, ou seja, uma simulação de conceitos como ambiente, fenótipo, genótipo, perpetuação, seleção e morte em ambientes artificiais.  

Com a difusão da Inteligência Artificial, além das diferentes abordagens, existem também duas perspectivas que diferenciam a IA entre forte e fraca.  

Inteligência Artificial Forte 

A Inteligência Artificial Forte é conhecida como autoconsciente, ela simula com perfeição o raciocínio humano, fazendo com que ele seja capaz de resolver situações de maneira mais rápida e assertiva do que uma pessoa.  

Esse tipo de Inteligência Artificial causa certa polêmica porque algumas pessoas entendem que é uma tecnologia alternativa a mão de obra mais qualificadas da empresa. Os exemplos de Inteligência Artificial são aqueles que usam técnicas de machine learning e deep learning.  

Inteligência Artificial Fraca 

Essa como o nome sugere não possuir o poder de imitar cognitivamente o raciocínio humano, mas na prática ela pode colaborar no processamento de um número alto de informações e até realizar relatórios.  

Outro ponto importante em relação a Inteligência Artificial Fraca é que ela pode se desenvolver e se tornar uma IA Forte, mesmo que a maioria dos avanços esteja na primeira opção.  

Um exemplo de Inteligência Artificial Fraca é o Processamento de Linguagem Natural, que é o processo em que máquinas utilizam softwares e algoritmos criados para que possam realizar atividades específicas, como por exemplo, simular uma conversa humana.  

Aplicações práticas da Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial é aplicada em vários segmentos da economia e está mais presente no dia a dia do que muitos imaginam.  

A indústria usa a Inteligência Artificial nos seus processos de automação há muitas décadas e as máquinas estão cada dia mais inteligentes. Os equipamentos, com o auxílio da IA, são capazes de fabricar e conferirem produtos sem que sejam operados por humanos.  

E existem máquinas em desenvolvimento que possuem a capacidade de criar e executar novos projetos por conta própria, o que significa que elas fazem um trabalho criativo e não têm limitações para uso.  

Outra forma muito comum de usar a Inteligência Artificial é o GPS, um exemplo é o aplicativo Waze, que interpreta dados fornecidos automaticamente por outros usuários sobre o tráfego nas vias e assim apontar o melhor caminho.  

Já no marketing, a IA está presente nas redes sociais e aplicativos a partir do reconhecimento de fotos, identificação de objetos e situações,tradução simultânea e remoção automática de conteúdo inapropriado, entre outros.  

Além disso, um ponto que é importante para sua empresa é a forma em que a IA está presente nos algoritmos que conseguem personalizar o feed de postagens e notícias, sugerir amizades conforme a rede de contatos, apresentar recursos de realidade aumentada e sincronizar conteúdos de forma instantânea. 

A IA também é encontrada em carros autônomos, nos recursos de chatbot para atendimento do usuário, no comércio online, nos aplicativos dos bancos e, em especial durante a pandemia do Covid-19, a Inteligência Artificial foi usada para a identificação de focos de contaminação e infectados, no auxílio às autoridades, para sanar dúvidas da população e no combate às notícias falsas. Mas essa não foi a primeira vez que a Inteligência Artificial cooperou com a área da saúde, ela já esteve presente no diagnóstico de doenças como Alzheimer e Parkinson e na leitura de exames.  

Agora que já sabemos sobre a Inteligência Artificial e suas aplicações, existem outros dois assuntos que devemos tratar: o Big Data e o Business Intelligence e como eles podem ser relacionados com a IA.  

O que é Big Data?  

Este é o termo usado em referência à realidade tecnológica atual, em que uma imensa quantidade de dados é produzida e armazenada diariamente.  

É a partir dessa abundância de informação que os sistemas são criados para processar os dados, que são gerados por múltiplas fontes.  

A relação do Big Data com Inteligência Artificial pode ser identificada quando falamos nos algoritmos que a IA precisa para obter informações necessárias na tomada de decisões e essas informações estão no Big Data.  

E o Business Intelligence, como é relacionado ao Big Data e a IA?  

O Business Intelligence ou BI é um conceito que define o processo de coleta, organização, análise e monitoramento de informações. É essa estratégia que leva as empresas tomarem decisões melhores e de maneira mais eficiente.  

Diferente do Big Data, o BI trabalha somente com dados estruturados como banco de dados e planilhas do Excel. Isso acontece porque no BI os dados devem apresentar exatidão para auxiliar na tomada de decisão, já o objetivo do Big Data é apontar novos caminhos, fazer correlações e descobertas.  

Quando falamos da relação do BI com a Inteligência Artificial chegamos à conclusão de que elas são grandes aliadas: a IA pode direcionar mudanças e transformar o BI em algo verdadeiramente inteligente. Juntos eles ajudam a agilizar as tomadas de decisão do seu negócio.  

Resumidamente, o Big Data é uma grande quantidade de dados que cresce a cada segundo, o que o torno mais abrangente e atuando de forma mais contínua, já o BI trabalha mais focado em um objetivo específico, analisando os dados existentes. E a IA é a capacidade de dispositivos eletrônicos funcionarem de maneira similar ao pensamento humano a partir da leitura destes dados organizados.  

Utilizando e entendendo esses conceitos e métodos que o Empresômetro – Inteligência de Mercado criou soluções acessíveis para que você possa ter os dados necessários para tomar as melhores e mais assertivas decisões para o  futuro do seu negócio B2B. Saiba mais, clique aqui.