A Supply Chain ou Cadeia de Suprimentos, é um conjunto de estratégias logísticas, que têm como objetivo melhorar e influenciar no projeto do produto, nas parcerias, na seleção de fornecedores e em demais processos importantes para o negócio.
O mercado brasileiro, por exemplo, sofre com altos e baixos o tempo todo. Para ter sucesso, é necessária uma boa estratégia, além do conhecimento do que torna uma Supply Chain boa. É por isso que, nesse artigo, vamos tratar dos seguintes temas:
- O que é Supply Chain?
- Quais são as principais funções?
- Quais as vantagens?
- Como usar na sua empresa?
O que é Supply Chain?
Supply Chain é o método referente as operações que compõe a fabricação, logística e distribuição de um produto, ou seja, é o sistema que envolve toda a cadeia produtiva de uma empresa.
Em outras palavras, é a organização de todo o fluxo de mercadoria que envolve todos os setores de uma empresa, tanto os operacionais quanto os estratégicos.
É importante ressaltar que, o ideal, é que uma boa Supply Chain, acompanhe todos os processos internos e externos de uma empresa.
Um exemplo para entender como funciona esse fator é o seguinte: você é um vendedor de pães, então a época da colheita de insumos – ou seja, do trigo – é um pilar importante na sua cadeia de suprimentos. Neste caso, gerenciar a captação de matéria-prima, pode não ser uma função a sua equipe interna, mas é fundamental.
A cadeia de suprimentos pode funcionar de forma diferente em cada empresa, mas sempre considera o cenário por completo. Isso faz com que cada uma ou seus setores, sejam um tipo de elo dessa corrente, que impacta diretamente no trabalho outro, o que acaba gerando um alinhamento entre todos que contribuem para a entrega do produto final
Quais são as principais funções?
A Supply Chain funciona de forma estratégica para identificar as necessidades e o funcionamento de um segmento. O desafio aqui é justamente ser analítico e responder o consumidor de forma direta.
Então, a principal função da cadeia de suprimentos é ser a base para estruturar o processo estratégico e fazer análises de mercado e de demandas.
Ela envolve pontos como integração de dados, cumprimento assertivo dos prazos e controle de indicadores de performance.
Isso permite que a empresa calcule e qualifique precisamente o seu potencial operacional e a capacidade logística. E com a cadeia de suprimentos, é possível que sejam previstos gargalos e escassez de produtos no seu mercado.
O que significa que isso torna a sua empresa capaz de agir de forma eficaz na hora de resolver os problemas que possam surgir.
Outra função da Supply Chain é modernizar a empresa a partir da tecnologia, porque um grande potencial de análise depende dela para uma aplicação precisa.
Com a automatização de tarefas durante o processo, é possível controlar as operações e aprimorar a tomada de decisões. Aqui um sistema de dados que possa ser acessado por todos os setores da empresa ajuda a alinhar pontos internamente e prever possíveis gargalos.
Quais as vantagens do Supply Chain?
Com uma cadeia de suprimentos bem alinhada, você tem diversos benefícios para sua empresa e para o consumidor.
- Redução dos custos operacionais: a Supply Chain permite que os processos sejam mais eficientes a partir de uma organização de processos e otimização logística, o que consequentemente faz com que sua empresa gaste menos com produção e estoque.
- Mais eficiência: buscar uma melhoria contínua só agrega ao seu negócio. Sua empresa será capaz de lidar com demandas em tempo real. Cumprindo com obrigações de prazos, sem perder a qualidade e mantendo a sua força na corrida contra a concorrência.
- Integração de diferentes setores: como foi citado anteriormente neste artigo, uma boa Supply Chain funciona melhor quando integra diversos setores da empresa e não só os operacionais, mas também os estratégicos.
- Maior competitividade: com a cadeia de suprimentos, a empresa lida da melhor maneira com as demandas, pois fica preparada para agir em diferentes situações e cenários distintos, cumprindo com suas obrigações e responsabilidades e servindo o consumidor com qualidade, o que aumenta a competitividade com a concorrência.
- Aumento dos lucros: a redução dos custos operacionais que citamos aqui faz com que a empresa tenha uma margem de lucro e um fluxo de caixa mais saudável. Uma boa Supply Chain proporciona uma chance de ressignificar acordos com fornecedores e assim obter um alívio financeiro.
Com todas essas vantagens que a Supply Chain traz para a sua empresa, é possível ter uma noção de sua importância.
Além de tudo, ela é importante na hora de conduzir o negócio para o melhor atendimento do consumidor final, tornando os processos ágeis e integrados. A ideia principal é a otimização do estoque de uma empresa, atendendo com precisão e podendo realizar a comercialização sem sobrar ou faltar, mas mantendo a qualidade adequada.
Como usar a Supply Chain na sua empresa?
A aplicação na sua empresa pode ser dividida em três etapas:
Formalização – É a base para a gestão de Supply Chain que permite entender as necessidades operacionais e estratégicas, desenvolvendo uma política que aborde regras, objetivos e processos que devem ser implementados.
Monitoramento e Desempenho – Nessa etapa é realizada uma análise das informações operacionais, com o objetivo de melhorar estrategicamente a operação.
Uso da tecnologia – Aqui é necessário entrar um bom sistema de gestão logística para que as informações sejam coletadas e bem administradas.
É necessário lembrar de alguns desafios que podem aparecer na hora de implementar a cadeia de suprimentos no seu negócio. No caso os desafios operacionais, como por exemplo, cumprir demandas do consumidor, considerando a logística de transporte de cargas.
Já nos desafios estratégicos, é importante que vários players estejam buscando o alinhamento de ideias para que a corrente se complete. Para que isso aconteça estrategicamente, inteligência de negócios e a ferramenta tecnológica certa são essenciais.
Para ter certeza de que sua estratégia de Supply Chain funcionará corretamente, você pode contar com o Empresômetro – Inteligência de Mercado, que fornece os dados necessários para que você consiga montar toda a sua cadeia de suprimentos, além de conseguir monitorar os concorrentes e ainda auxilia tanto a sua equipe de vendas, quanto de marketing.