É muito comum que diretores de negócios usem a intuição para tomar grandes decisões, pois confiam na expertise que adquiriram em anos de carreira. Porém, nem tudo é como nos filmes de Hollywood e as chances de uma empresa obter mais sucesso por meio da Análise de Dados, é extremamente mais plausível.
Neste artigo, você vai perceber o quanto a Análise de Dados pode auxiliar na tomada de decisões da sua empresa.
Confira o que você vai aprender:
- O que é análise de dados?
- Formatos de análise
- Por que usar a análise de dados?
- Qual sua importância para o marketing e vendas?
- Como executá-la?
O que é análise de dados?
A Análise de Dados é uma estratégia que busca transformar dados em informações e insights para auxiliar na tomada de decisão.
Mesmo sendo utilizada em diversos segmentos, é no setor corporativo que essa tática mais se destaca.
Contando com dados que são capazes de traduzir o momento que sua empresa está passando, torna-se possível desenvolver planos e ações alinhadas às expectativas do mercado.
Afinal, se você consegue identificar com informações onde os pontos fracos e fortes estão, é mais fácil saber onde focar seus esforços.
Fonte da Imagem: SCNSOFT
Formatos Análise de Dados
Análise Descritiva
Como o nome já diz, essa análise tem o objetivo de detalhar e entender os eventos no presente.
Esse tipo de análise não possibilita julgamento de valor. Ela se limita a descrever um evento ou objeto que está acontecendo em tempo real. E assim compreender o que as informações vão desencadear apenas no presente, sem fazer qualquer tipo de relação com o passado e o futuro.
Análise Diagnóstica
O objetivo aqui é compreender as causas de uma ação usando perguntas como: onde, quem, por que, quando e como?
Após responder essas perguntas, é possível determinar ações que otimizem os resultados. Ao entender os motivos e as explicações do porquê o cenário se configura de tal maneira, fica mais fácil obter insights sobre as formas de melhorar.
Essa análise é uma maneira de ter conhecimento mais completo sobre quais decisões tomar e saber o motivo caso seja necessário recorrer a um outro caminho.
Um modo de exemplificar essa análise é pensar da seguinte forma: uma pessoa vai ao médico, ele analisa os sintomas, pede exames e a partir do resultado identifica se existe algum problema de saúde, a análise diagnóstica funciona de maneira similar.
Análise Preditiva
Como o nome já diz essa análise trata-se de uma previsão, uma antecipação de eventos futuros para que seja feito um planejamento anterior a eles. Esse é o modelo mais usado, pois com essa análise, é possível ter perspectivas futuras, a partir do estudo das bases de informação.
O objetivo da Análise Preditiva é mapear o que pode acontecer em diversos cenários e determinar uma tendência, correlação, causa ou probabilidade. Esse tipo de análise também serve para avaliar as tendências de consumo das pessoas e flutuações da economia.
Análise Prescritiva
A análise prescritiva é aquela que consegue verificar as consequências dos potenciais resultados de ações que foram planejadas, mas ainda não foram executadas.
Ela é feita a partir do reconhecimento da situação com as análises descritivas e dos insights trazidos pelas análises diagnósticas e preditivas. Com a análise prescritiva é possível definir um plano de ação.
Essa análise define o trajeto para alcançar determinada meta. Assim, é possível compreender o que pode acontecer ao tomar uma decisão ou atitude específica.
Por que usar a análise de dados?
Agora que você sabe o que é e quais são os tipos de análise de dados, é importante entender por que usar esse tipo de metodologia na sua empresa.
O ponto principal a ser ressaltado é que, quando sua empresa toma decisões que são baseadas em fatos, é possível detalhar as informações e definir ações que melhorarão o desempenho quando forem aplicadas aos seus processos. Com o uso dos dados é possível identificar pontos altos e baixos das suas ações, o uso de informações concretas torna possível ter uma ideia de como agir e de quais são os riscos e potenciais consequências das ações para os negócios.
Outra função da análise de dados na sua empresa, é que ela auxilia na automação de tarefas. Com a tecnologia, a análise de dados ajuda a diminuir processos que antes poderiam tomar muito tempo da sua equipe. Mas, mesmo auxiliando na tomada de decisões estratégicas, é importante lembrar que o processo ainda precisa contar com a capacidade de discernimento e da expertise.
Algo que deve ser ressaltado, é que não é possível definir a quantidade exata de dados que são necessários para auxiliar no seu negócio, mas é importante ter certeza de que eles são relevantes.
Caso você use dados que não agregam ou são capazes de ajudar em uma estratégia, é como usar uma fórmula matemática para resolver um problema na qual ela não se aplica.
Para finalizar, quando sua empresa usa a análise de dados nos processos e tomadas de decisão, você ganha mais confiança para que suas decisões sejam mais eficientes.
Qual a importância da análise de dados para o marketing e vendas?
Como já citamos, com o mercado acirrado, é necessário fazer um trabalho baseado em números reais, para minimizar erros nos processos e fazer escolhas mais assertivas e eficazes a longo, médio e curto prazo.
O uso da análise de dados nas vendas traz diversos benefícios para a empresa, como:
- Melhor qualificação da sua equipe de vendas;
- Melhores decisões baseadas na otimização de dados;
- Melhor geração de leads.
No marketing da sua empresa a análise de dados pode ser usada de algumas maneiras.
Nas redes sociais é possível fazer a análise de dados tanto qualitativas quanto quantitativas. O Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e outras redes geram relatórios em tempo real, que tornam possível analisar o perfil dos usuários e os resultados de campanha.
Mas isso não é suficiente, pois é preciso identificar as principais métricas geradas nesses canais, tais como: alcance, taxa de conversão, ROI, engajamento e crescimento do canal.
É importante sempre lembrar que os dados, mesmo que negativos, também são fontes de informação. Por exemplo, acompanhar as métricas de pessoas que ocultaram uma publicação, denunciaram algo como spam e descurtidas mostram quais conteúdos não são bem aceitos pelo público.
O marketing de conteúdo também pode usar a análise de dados para melhorar o resultado do funil de vendas. Nesse caso, os dados podem ser acompanhados por meio das métricas de engajamento, navegação, diversidade de materiais e compartilhamento.
Algumas das vantagens de usar dados no marketing de conteúdo são:
- Marca;
- Relevância para o público;
- Tempo da jornada de compra;
- Redução do custo de aquisição de cada cliente.
É importante lembrar que, para que a análise de dados funcione nas estratégias de marketing, o uso de ferramentas é essencial.
Opções de ferramentas que podem ser usadas para auxiliar na sua estratégia de análise de dados são:
Google Analytics – Essa é uma plataforma do Google usada para monitoramento e analisar a atuação da sua empresa online.
Stilingue – É uma plataforma com Inteligência Artificial que escuta, resume e prioriza a voz do cliente em um só lugar.
Power BI – O objetivo do Power BI é fornecer visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simples para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards.
Tableau – É uma plataforma de análise que facilita ao usuário a exploração e o gerenciamento dos dados.
Como executar a análise de dados na sua empresa?
Sabendo da importância de analisar informações no seu negócio, separamos algumas dicas de como fazer isso:
- Monitore o comportamento do público da sua empresa nas redes sociais;
- Colete o maior número de dados relevantes possível;
- Análise métricas usando ferramentas como o Analytics;
- Fique de olho no seu funil de vendas e no avanço dos seus leads nele;
- Diminua a distância dos colaboradores da análise dos dados alcançados automatizando seus processos;
- E o mais importante, organize e trate todos os dados relevantes para sua empresa.
Seguindo essas dicas, sua empresa conseguirá seguir o melhor caminho.
Não esqueça: a tecnologia é a maior e principal aliada da análise de dados. A Inteligência Artificial, o BI e o Machine Learning usam dados para otimizar os resultados das vendas e do marketing nas empresas.
Conclusão
Levando em conta um mercado competitivo, as empresas precisam saber como utilizar seus dados da melhor maneira.
A ferramenta do Empresômetro, que utiliza a metodologia IBPT, possibilita que você recolha dados sobre o mercado e possa utilizá-los nas estratégias dos seus times de marketing e vendas. Conheça clicando aqui!