Análise de Dados: o que é e como usar na sua empresa 

11/05/2022
Análise de dados

É muito comum que diretores de negócios usem a intuição para tomar grandes decisões, pois confiam na expertise que adquiriram em anos de carreira.  Porém, nem tudo é como nos filmes de Hollywood e as chances de uma empresa obter mais sucesso por meio da Análise de Dados, é extremamente mais plausível. 

Neste artigo, você vai perceber o quanto a Análise de Dados pode auxiliar na tomada de decisões da sua empresa.  

Confira o que você vai aprender:  

O que é análise de dados? 

A Análise de Dados é uma estratégia que busca transformar dados  em informações e insights para auxiliar na tomada de decisão.  

Mesmo sendo utilizada em diversos segmentos, é no setor corporativo que essa tática mais se destaca. 

Contando com dados que são capazes de traduzir o momento que sua empresa está passando, torna-se possível desenvolver planos e ações alinhadas às expectativas do mercado. 

Afinal, se você consegue identificar com informações onde os pontos fracos e fortes estão, é mais fácil saber onde focar seus esforços.  

Fonte da Imagem: SCNSOFT 

Formatos Análise de Dados

Análise Descritiva 

Como o nome já diz, essa análise tem o objetivo de detalhar e entender os eventos no presente. 

Esse tipo de análise não possibilita julgamento de valor. Ela se limita a descrever um evento ou objeto que está acontecendo em tempo real. E assim compreender o que as informações vão desencadear apenas no presente, sem fazer qualquer tipo de relação com o passado e o futuro.  

Análise Diagnóstica 

O objetivo aqui é compreender as causas de uma ação usando perguntas como: onde, quem, por que, quando e como?  

Após responder essas perguntas, é possível determinar ações que otimizem os resultados. Ao entender os motivos e as explicações do porquê o cenário se configura de tal maneira, fica mais fácil obter insights sobre as formas de melhorar.  

Essa análise é uma maneira de ter conhecimento mais completo sobre quais decisões tomar e saber o motivo caso seja necessário recorrer a um outro caminho.  

Um modo de exemplificar essa análise é pensar da seguinte forma: uma pessoa vai ao médico, ele analisa os sintomas, pede exames e a partir do resultado identifica se existe algum problema de saúde, a análise diagnóstica funciona de maneira similar. 

Análise Preditiva 

Como o nome já diz essa análise trata-se de uma previsão, uma antecipação de eventos futuros para que seja feito um planejamento anterior a eles. Esse é o modelo mais usado, pois com essa análise, é possível ter perspectivas futuras, a partir do estudo das bases de informação.  

O objetivo da Análise Preditiva é mapear o que pode acontecer em diversos cenários e determinar uma tendência, correlação, causa ou probabilidade. Esse tipo de análise também serve para avaliar as tendências de consumo das pessoas e flutuações da economia. 

Análise Prescritiva 

A análise prescritiva é aquela que consegue verificar as consequências dos potenciais resultados de ações que foram planejadas, mas ainda não foram executadas.  

Ela é feita a partir do reconhecimento da situação com as análises descritivas e dos insights trazidos pelas análises diagnósticas e preditivas. Com a análise prescritiva é possível definir um plano de ação. 

Essa análise define o trajeto para alcançar determinada meta.  Assim, é possível compreender o que pode acontecer ao tomar uma decisão ou atitude específica. 

Por que usar a análise de dados? 

Agora que você sabe o que é e quais são os tipos de análise de dados, é importante entender  por que usar esse tipo de metodologia na sua empresa.  

O ponto principal a ser ressaltado é que, quando sua empresa toma decisões que são baseadas em fatos, é possível detalhar as informações e definir ações que melhorarão o desempenho quando forem aplicadas aos seus processos. Com o uso dos dados é possível identificar pontos altos e baixos das suas ações, o uso de informações concretas torna possível ter uma ideia de como agir e de quais são os riscos e potenciais consequências das ações para os negócios.  

Outra função da análise de dados na sua empresa, é que ela auxilia na automação de tarefas. Com a tecnologia, a análise de dados ajuda a diminuir processos que antes poderiam tomar muito tempo da sua equipe. Mas, mesmo auxiliando na tomada de decisões estratégicas, é importante lembrar que o processo ainda precisa contar com a capacidade de discernimento e da expertise. 

Algo que deve ser ressaltado, é que não é possível definir a quantidade exata de dados que são necessários para auxiliar no seu negócio, mas é importante ter certeza de que eles são relevantes.  

Caso você use dados que não agregam ou são capazes de ajudar em uma estratégia, é como usar uma fórmula matemática para resolver um problema na qual ela não se aplica. 

Para finalizar, quando sua empresa usa a análise de dados nos processos e tomadas de decisão, você ganha mais confiança para que suas decisões sejam mais eficientes.  

Qual a importância da análise de dados para o marketing e vendas? 

Como já citamos, com o mercado acirrado,  é necessário fazer um trabalho baseado em números reais, para minimizar erros nos processos e fazer escolhas mais assertivas e eficazes a longo, médio e curto prazo.  

O uso da análise de dados nas vendas traz diversos benefícios para a empresa, como:  

  • Melhor qualificação da sua equipe de vendas; 
  • Melhores decisões baseadas na otimização de dados; 
  • Melhor geração de leads. 

No marketing da sua empresa a análise de dados pode ser usada de algumas maneiras.  

Nas redes sociais é possível fazer a análise de dados tanto qualitativas quanto quantitativas. O Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e outras redes geram relatórios em tempo real, que tornam possível analisar o perfil dos usuários e os resultados de campanha. 

Mas isso não é suficiente, pois é preciso identificar as principais métricas geradas nesses canais, tais como: alcance, taxa de conversão, ROI, engajamento e crescimento do canal.  

É importante sempre lembrar que os dados, mesmo que negativos, também são fontes de informação. Por exemplo, acompanhar as métricas de pessoas que ocultaram uma publicação, denunciaram algo como spam e descurtidas mostram quais conteúdos não são bem aceitos pelo público. 

O marketing de conteúdo também pode usar a análise de dados para melhorar o resultado do funil de vendas. Nesse caso, os dados podem ser acompanhados por meio das métricas de engajamento, navegação, diversidade de materiais e compartilhamento.  

Algumas das vantagens de usar dados no marketing de conteúdo são: 

  • Marca; 
  • Relevância para o público; 
  • Tempo da jornada de compra; 
  • Redução do custo de aquisição de cada cliente. 

É importante lembrar que, para que a análise de dados funcione nas estratégias de marketing, o uso de ferramentas é essencial.  

Opções de ferramentas que podem ser usadas para auxiliar na sua estratégia de análise de dados são:  

Google Analytics – Essa é uma plataforma do Google usada para monitoramento e analisar a atuação da sua empresa online.  

Stilingue – É uma plataforma com Inteligência Artificial que escuta, resume e prioriza a voz do cliente em um só lugar.

Power BI – O objetivo do Power BI é fornecer visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simples para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards. 

Tableau – É uma plataforma de análise que facilita ao usuário a exploração e o gerenciamento dos dados. 

Como executar a análise de dados na sua empresa?  

Sabendo da importância de analisar informações no seu negócio, separamos algumas dicas de como fazer isso: 

  • Monitore o comportamento do público da sua empresa nas redes sociais; 
  • Colete o maior número de dados relevantes possível; 
  • Análise métricas usando ferramentas como o Analytics; 
  • Fique de olho no seu funil de vendas e no avanço dos seus leads nele; 
  • Diminua a distância dos colaboradores da análise dos dados alcançados automatizando seus processos; 
  • E o mais importante, organize e trate todos os dados relevantes para sua empresa. 

Seguindo essas dicas, sua empresa conseguirá seguir o melhor caminho. 

Não esqueça: a tecnologia é a maior e principal aliada da análise de dados. A Inteligência Artificial, o BI e o Machine Learning usam dados para otimizar os resultados das vendas e do marketing nas empresas. 

Conclusão 

Levando em conta um mercado competitivo, as empresas precisam saber como utilizar seus dados da melhor maneira. 

A ferramenta do Empresômetro, que utiliza a metodologia IBPT, possibilita que você recolha dados sobre o mercado e possa utilizá-los nas estratégias dos seus times de marketing e vendas. Conheça clicando aqui!