Mapeamento de Mercado: descubra o que é e como usá-lo de forma inteligente!

26/05/2020

Empresômetro Digital está com uma nova funcionalidade no ar: o mapeamento de mercado. A novidade foi lançada para atender uma grande demanda por análises direcionais e estudos quantitativos. Mas, antes de apresentarmos nossa nova ferramenta de pesquisa, vamos entender um pouco melhor o conceito?! 

O que é mapeamento de mercado?  

Mapeamentos de mercado sãos indicativos panorâmicos de humores, atmosferas e perspectivas em determinados contextos de negócios. Ao analisar o cenário de uma certa região ou setor, empresas conquistam informações preciosas para desenvolverem ações e resultados mais inteligentes e consistentes.  

Quando mapeamos o mercado, estamos, portanto, conhecendo sua estrutura e nos munindo de informação para tomarmos decisões assertivas, que reduzem riscos e asseguram rentabilidade. 

De acordo com a Gerente de Marketing do Empresômetro, Luana Lara, estes insumos possibilitam uma visão macro do quadro atual, “abastecendo diversos empreendimentos com o conhecimento necessário para se criar desempenhos mais táticos. Ao olhar para o mercado, gestores conseguem identificar uma série de movimentações e tendências, direcionando equipes comerciais e de marketing para execuções mais sólidas e lucrativas”. 

Para Luana, a implementação de desempenhos táticos depende de uma evolução na mentalidade corporativaAssim, empreendimentos antes focados em operações, avançam para um outro patamar, mais analítico, estruturado e bem planejado.  

“O conhecimento operacional é importante para a construção de um conjunto de atividades com fins econômicos. Mas organizações estratégicas, que antes da etapa ‘do fazer’ se perguntam ‘como’, conquistam atuações diferenciadas e conseguem identificar, com mais velocidade e facilidade, erros e acertos. Empresas que mapeiam o mercado criam um ambiente de renovação e inovação, possibilitando mudanças e adaptações certeiras, e imaginam métodos consistentes para atuar em diferentes situações”, afirma. 

Desta forma, a substituição de práticas mecânicas e automáticas por táticas, assegura vantagem e diferencial competitivo, características que impactam diretamente no faturamento empresarial. A incorporação de métricas e indicadores, como faixa de faturamento, porte ou localização, qualificam nossas ações e nos guiam, mesmo em uma realidade acirrada, por caminhos mais seguros e rentáveis.  

 

Mapeamento do Empresômetro Digital: 

Atendendo a pedidos de muitos clientes, decidimos lançar uma nova ferramenta, que apresenta resultados mais visuais (no formato de gráficos) e facilita a interpretação das informaçõeso desenvolvimento de ações táticas dentro dos negócios atuais. 

Com o nosso mapeamento, suas pesquisas se tornam mais completas e inteligentes. Assim, você consegue tomar decisões rápidas e certeiras de acordo com cada cenário.  

nova funcionalidade também permite que você compare mercados e encontre as melhores oportunidades de negócio. Além de apresentar uma visão amigável e abrangente da realidade empresarial do país, a ferramenta possibilita estudos comparativos de até 5 ramos de atividades diferentesresultando em análises mais rápidas, eficientes e intuitivas.  

Com o Mapeamento de Mercadovocê poupará tempo e recursos, otimizando seus processos e performances. Afinal, a partir de agora, você não terá que lidar com a complicação de múltiplas planilhas dinâmicas, já que concentramos suas pesquisas na mesma página e mostramos resultados gráficos, fáceis e ágeis para a compreensão do todo.  

O mapeamento do Empresômetro é composto pelo número atualizado de empresas ativas no Brasil e apresenta: 

Mapa de Calor do País, demonstrando a concentração de atividades econômicas em cada estado; 

Ranking de cidades que lideram os setores pesquisados; 

– Filtros e Gráficos comparativos, comoCNAE, Porte, Faixa de Funcionários, Natureza Jurídica, Regulamentação, Indicador de Atividade Empresarial, Período de Abertura, Inscrição Estadual, entre outros. 

Como usar o Mapeamento de Mercado? 

Em períodos de crise, como o que estamos atravessando, é comum acompanharmos o desaquecimento da economia e, portanto, dos negócios. Mas estas circunstâncias também sinalizam para a necessidade de encontrarmos novas oportunidades. Ou seja, novos empreendimentos, praças e segmentos. 

O Mapeamento de Mercado fornece as informações que você precisa para mudar e ampliar sua atuação. Por meio dele, é possível definir verticais e traçar planos alternativos de ataque.  

Se você é, por exemplo, um negócio B2B e deseja alcançar empresas maiores e com faixas de faturamento mais altas, nossa ferramenta te ajudará a identificar estes potenciais clientes, mais aderentes ao seu negócio e com recursos compatíveis a sua proposta ou expectativa. 

 

Vamos pensar outros exemplos? 

Imagine que o seu produto ou serviço possui um preço baixo e, para alcançar rentabilidade, seu negócio precisa desempenhar um esforço de vendas muito grande e custoso. Que tal localizar cenários mais lucrativos, acessíveis e favoráveis a um ticket médio maior?! 

Com o Mapeamento de Mercado, você descobre ramos de atividade prósperos, mesmo em contextos de adversidade. Nossa ferramenta, além de entregar os setores em crescimento, também evidência locais e regiões aquecidos, nos quais a disponibilidade e o poder de compra são mais garantidos. Desta forma, você não só aumenta o valor da sua oferta, como economiza tempo e investimento em ambientes que não estão dando o retorno esperado. 

Mais um exemplo: fornecedores de softwares precisam alcançar negócios recentes, que ainda não possuem uma estrutura em tecnologia da informação. Neste aspecto, nada melhor do que procurar por lugares com maior abertura de novas empresas, não é mesmo? Esta ação tática os levará de encontro às oportunidades, falando com as pessoas certasclientes que possuem perfil e aderência ideais para suas vendas 

Outro caso interessante é o do segmento de logística. Como a máxima atual é a otimização de recursos, olhar para o Mapeamento de Mercado viabiliza estratégias por região e à compreensão do atendimento que estão realizando em cada local. Uma boa alternativa, no cenário de crise, é que estas iniciativas foquem em praças mais próximas e conquistem a maior quantidade possível de clientes, fazendo valer a pena sua presença em cada localidade. 

Nossa Gerente de Marketing também afirma que mapeamento auxilia na identificação dos melhores mercados: onde há mais faturamento, lucratividade, volume de determinadas atividades e, até, menos concorrência.  

Os indicadores da nossa plataforma vão contribuir para a implementação de estratégias em curto e longo prazo e te ajudarão a definir aquilo que faz sentido para o seu negócio, criando acesso a um maior número de oportunidades. 

Luana também ressalta quatro grandes diferenciais da nova ferramenta do Empresômetro Digital: 

“É importante destacar a rápida atualização dos nossos dados, a facilidade de visualização por meio de gráficos, o auxílio em tomadas de decisão ágeis e seguras e, por fim, a quantidade de filtros disponíveis, capazes de realizar diversas modalidades de pesquisa.  Com o Mapeamento de Mercado, as ações empresariais não estarão embasadas em achismos e perspectivas frágeis, mas em informações sólidas e confiáveis”, finaliza. 

 

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O recurso está disponível, temporariamente, para todos os nossos usuários. Independente do seu plano de assinatura, você terá acesso liberado a 30 consultas. Já os planos Ouro e Diamante são ilimitados. 

Teste agora a nossa nova solução e descubra por que o Empresômetro Digital é a plataforma mais inteligente e eficiente do mercado brasileiro!