Existem diversas ferramentas que podem ser usadas na definição de estratégias das empresas. E o Mapeamento de Mercado é uma das mais relevantes.
Neste artigo você lerá:
- O que é o mapeamento de mercado, afinal?
- Como realizar um Mapeamento de Mercado de forma eficiente?
- Conheça o seu mercado
- Defina o seu mercado
- Avalie seu público-alvo
- Saiba como coletar dados
- Escolha as ferramentas para análise
- Mapeamento de Mercado do Empresômetro, como funciona?
O que é o mapeamento de mercado, afinal?
Ele consiste em um estudo que busca mostrar quais são as oportunidades de negócio com base em uma análise de concorrentes, público e market share. Além de descobrir quais são as expectativas, hábitos de consumo e demandas dos clientes, é possível ter insights que afetam toda a cadeia produtiva, a partir da oferta de seus fornecedores, com entendimento dos diferenciais de cada um.
Ou seja, o Mapeamento de Mercado é basicamente uma análise que demonstra as principais perspectivas e particularidades presentes em um determinado segmento. Analisando o cenário de uma certa região ou setor, empresas conseguem informações importantes para conquistar resultados mais consistentes.
Quando sua empresa mapeia o mercado, ela passa a conhecer sua estrutura e a ter informações para tomar decisões assertivas, que poderão reduzir riscos, identificar oportunidades e aumentar a rentabilidade.
Como realizar um Mapeamento de Mercado de forma eficiente?
Um ponto importante a ser lembrando quando falamos do Mapeamento de Mercado é que ele vale tanto para a prestação de serviços quanto para a venda de produtos.
Para que sua empresa realize um bom Mapeamento de Mercado é necessário considerar que existem 3 estruturas fundamentais, que norteiam todo o processo de pesquisa, busca e análise.
- Os clientes: eles são o ponto de partida para entender as expectativas, os desejos e as frustações dos seus potenciais consumidores.
- Os concorrentes: esse grupo representa mais uma importante fonte de dados. Eles servem como parâmetro para análise de como atuam e se posicionam no mercado.
- Os fornecedores: no mapeamento de mercado, é importante ver o que eles oferecem, os diferenciais e o processo logístico, porque eles são componentes fundamentais do funcionamento de uma boa empresa.
Algumas medidas podem ser aplicadas para que seja realizado um mapeamento de mercado eficiente e que traga boas respostas para a sua empresa:
Conheça o seu mercado
Aqui você consegue compreender qual o tipo de negócio que a empresa está desenvolvendo, então é necessário se atentar a quais situações ela se enquadra e qual o tamanho da área de atuação. Como citado anteriormente, você também pode aproveitar para conhecer melhor os seus concorrentes e aprender com os erros e acertos das empresas com quem irá competir.
Defina os objetivos
Em um Mapeamento de Mercado é fundamental estabelecer os objetivos, à razão pela qual você está realizando esse mapeamento. Aqui, os intuitos podem ser vários, como verificar quais são as chances da sua marca, se os seus produtos e serviços serão bem aceitos, entre outros.
Avalie seu público-alvo
É essencial que em um mapeamento do mercado você defina qual é o seu público-alvo e estabeleça características especificas. Com essa informação, fica mais fácil unir dados confiáveis para um bom planejamento. E então sua empresa fica mais confiante para tomar decisões acertadas sobre os produtos e serviços oferecidos e entender e solucionar as principais necessidades e problemas dos seus clientes.
As personas também podem ser determinadas a partir do mapeamento de mercado. Lembrando que uma empresa pode ter mais de uma persona e, por isso, é necessário criar estratégias para cada uma delas.
Saiba como coletar os dados
Escolher quais os canais que serão utilizados para colher informações da pesquisa, como redes sociais e sites. Após esta definição, é preciso refletir sobre o tipo de pesquisa que será feita e como ela será aplicada. Outro ponto importante, é estabelecer o tamanho da amostra.
Escolha as ferramentas para análise
Na hora de fazer o seu mapeamento de mercado é necessário contar com as ferramentas certas para que sua realização seja eficiente. Estas são algumas opções que podem te auxiliar no processo:
- O site SEMRush – que possibilita que você busque pelas palavras-chaves mais usadas no seu segmento.
- Google Trends – esse é um recurso gratuito que possibilita a análise de palavras-chaves e a busca dos termos mais populares. Importante lembrar que ele não apresenta dados da concorrência.
- E a ferramenta do Empresômetro – Inteligência de Mercado, a seguir você vai descobrir como ela pode te ajudar.
Mapeamento de Mercado do Empresômetro, como funciona?
A metodologia IBPT, exclusiva e utilizada no Empresômetro, possibilita que você tenha acesso ao número atualizado diariamente das empresas ativas no Brasil. Com essa ferramenta você poupará tempo e recursos, otimizando seus processos e performances. Tudo estará concentrado em uma mesma página, com resultados gráficos e de fácil compreensão. Você vai encontrar:
- Mapa de Calor do País, demonstrando a concentração de atividades econômicas em cada estado;
- Ranking de cidades que lideram os setores pesquisados;
- Filtros e Gráficos comparativos, como: CNAE, Porte, Faixa de Funcionários, Natureza Jurídica, Regulamentação, Indicador de Atividade Empresarial, Período de Abertura, Inscrição Estadual, entre outros.
O Mapeamento de Mercado fornece as principais informações que você precisa para mudar e até ampliar a sua atuação.
Por exemplo, seu negócio B2B deseja ter acesso a empresas maiores, com faixas de faturamento mais altas, a ferramenta do Empresômetro te ajuda a identificar e filtrar os potenciais clientes, os que estão mais de acordo com o seu negócio e que possuem recursos compatíveis a sua expectativa.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Mapeamento de Mercado e sabe como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a tomar decisões certeiras, aproveite e conheça mais sobre o Empresômetro – Inteligência de Mercado. Clique aqui.