Como usar Mapeamento de Mercado na sua estratégia

06/05/2022
Mapeamento de mercado

Existem diversas ferramentas que podem ser usadas na definição de estratégias das empresas. E o Mapeamento de Mercado é uma das mais relevantes. 

Neste artigo você lerá:

O que é o mapeamento de mercado, afinal? 

Ele consiste em um estudo que busca mostrar quais são as oportunidades de negócio com base em uma análise de concorrentes, público e market share.  Além de descobrir quais são as expectativas, hábitos de consumo e demandas dos clientes, é possível ter insights que afetam toda a cadeia produtiva, a partir da oferta de seus fornecedores, com entendimento dos diferenciais de cada um.  

Ou seja, o Mapeamento de Mercado é basicamente uma análise que demonstra as principais perspectivas e particularidades presentes em um determinado segmento. Analisando o cenário de uma certa região ou setor, empresas conseguem informações importantes para conquistar resultados mais consistentes.  

Quando sua empresa mapeia o mercado, ela passa a conhecer sua estrutura e a ter informações para tomar decisões assertivas, que poderão reduzir riscos, identificar oportunidades e aumentar a rentabilidade.  

Como realizar um Mapeamento de Mercado de forma eficiente? 

Um ponto importante a ser lembrando quando falamos do Mapeamento de Mercado é que ele vale tanto para a prestação de serviços quanto para a venda de produtos.  

Para que sua empresa realize um bom Mapeamento de Mercado é necessário considerar que existem 3 estruturas fundamentais, que norteiam todo o processo de pesquisa, busca e análise.  

  1. Os clientes: eles são o ponto de partida para entender as expectativas, os desejos e as frustações dos seus potenciais consumidores.  
  1. Os concorrentes: esse grupo representa mais uma importante fonte de dados. Eles servem como parâmetro para análise de como atuam e se posicionam no mercado.  
  1. Os fornecedores: no mapeamento de mercado, é importante ver o que eles oferecem, os diferenciais e o processo logístico, porque eles são componentes fundamentais do funcionamento de uma boa empresa.  

Algumas medidas podem ser aplicadas para que seja realizado um mapeamento de mercado eficiente e que traga boas respostas para a sua empresa: 

Conheça o seu mercado 

Aqui você consegue compreender qual o tipo de negócio que a empresa está desenvolvendo, então é necessário se atentar a quais situações ela se enquadra e qual o tamanho da área de atuação. Como citado anteriormente, você também pode aproveitar para conhecer melhor os seus concorrentes e aprender com os erros e acertos das empresas com quem irá competir.  

Defina os objetivos 

Em um Mapeamento de Mercado é fundamental estabelecer os objetivos, à razão pela qual você está realizando esse mapeamento. Aqui, os intuitos podem ser vários, como verificar quais são as chances da sua marca, se os seus produtos e serviços serão bem aceitos, entre outros.  

Avalie seu público-alvo 

É essencial que em um mapeamento do mercado você defina qual é o seu público-alvo e estabeleça características especificas. Com essa informação, fica mais fácil unir dados confiáveis para um bom planejamento. E então sua empresa fica mais confiante para tomar decisões acertadas sobre os produtos e serviços oferecidos e entender e solucionar as principais necessidades e problemas dos seus clientes.  

As personas também podem ser determinadas a partir do mapeamento de mercado. Lembrando que uma empresa pode ter mais de uma persona e, por isso, é necessário criar estratégias para cada uma delas.  

Saiba como coletar os dados 

Escolher quais os canais que serão utilizados para colher informações da pesquisa, como redes sociais e sites. Após esta definição, é preciso refletir sobre o tipo de pesquisa que será feita e como ela será aplicada. Outro ponto importante, é estabelecer o tamanho da amostra.  

Escolha as ferramentas para análise 

Na hora de fazer o seu mapeamento de mercado é necessário contar com as ferramentas certas para que sua realização seja eficiente. Estas são algumas opções que podem te auxiliar no processo:  

  • O site SEMRush – que possibilita que você busque pelas palavras-chaves mais usadas no seu segmento.   
  • Google Trends –  esse é um recurso gratuito que possibilita a análise de palavras-chaves e a busca dos termos mais populares.  Importante lembrar que ele não apresenta dados da concorrência. 
  • E a ferramenta do Empresômetro – Inteligência de Mercado, a seguir você vai descobrir como ela pode te ajudar.  

Mapeamento de Mercado do Empresômetro, como funciona? 

A metodologia IBPT, exclusiva e utilizada no Empresômetro, possibilita que você tenha acesso ao número atualizado diariamente das empresas ativas no Brasil. Com essa ferramenta você poupará tempo e recursos, otimizando seus processos e performances. Tudo estará concentrado em uma mesma página, com resultados gráficos e de fácil compreensão. Você vai encontrar:  

  • Mapa de Calor do País, demonstrando a concentração de atividades econômicas em cada estado; 
  • Ranking de cidades que lideram os setores pesquisados;  
  • Filtros e Gráficos comparativos, como: CNAE, Porte, Faixa de Funcionários, Natureza Jurídica, Regulamentação, Indicador de Atividade Empresarial, Período de Abertura, Inscrição Estadual, entre outros.  

O Mapeamento de Mercado fornece as principais informações que você precisa para mudar e até ampliar a sua atuação.  

Por exemplo, seu negócio B2B deseja ter acesso a empresas maiores, com faixas de faturamento mais altas, a ferramenta do Empresômetro te ajuda a identificar e filtrar os potenciais clientes, os que estão mais de acordo com o seu negócio e que possuem recursos compatíveis a sua expectativa.  

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Mapeamento de Mercado e sabe como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a tomar decisões certeiras, aproveite e conheça mais sobre o Empresômetro – Inteligência de Mercado. Clique aqui.