Martech: como unir marketing e tecnologia na sua operação B2B 

27/04/2022
Martech

O termo Martech, é a junção das palavras Marketing e Technology, e é usado para definir um conjunto de ferramentas de tecnologia que são aplicadas ao marketing, inclusive B2B.  

Esse termo se tornou muito comum e acabou sendo adotado para classificar também as startups que unem a comunicação e o marketing junto às inovações na área de tecnologia.  

Neste artigo, você vai ler:

Mas, como saber quando é uma Martech?
Para que serve uma Martech?
Diferença entre Martech e Adtech 
Como uma Martech beneficia o seu negócio B2B? 
Quais as características de uma Martech?
Automações de Marketing
Gestão de processos  
Funil de vendas
Acompanhamento de resultados
Como uma Martech impacta nas vendas da sua empresa? 

Mas como saber quando é uma Martech?

As Martechs são empresas que utilizam de tecnologias com o objetivo de otimizar as estratégias de marketing digital de uma empresa. Elas são aquelas empresas que possuem atividades de marketing orientadas por dados e soluções de CRM, que tem como objetivo simplificar o trabalho dos profissionais da área de marketing por meio de tecnologias.  

Para que serve uma Martech? 

Uma Martech pode fazer tudo o que se refere ao planejamento, execução e ao monitoramento de ações de marketing, bem como o trabalho de coleta e análise de dados e o aprimoramento de processos internos. 

Nas Martechs, não existe espaço para achismos ou para a intuição na hora da tomada de decisões. A partir de um maior embasamento, por meio de dados reais, é possível tomar decisões mais eficientes. 

Sendo assim, essas empresas entregam valor aos seus clientes, sempre tomando como referência conceitos e técnicas de marketing com alta aplicação de tecnologia. 

Uma Martech funciona de maneira parecida com uma agência de marketing digital, já que nelas também são válidas a aplicação de estratégias como: funil de vendas, segmentação de conteúdos e e-mail marketing.  

O maior diferencial aqui é que, nestas empresas, a tecnologia tem um papel muito mais importante e decisivo do que nas agências tradicionais.  

Por ter o uso da tecnologia essencialmente presente na rotina, os profissionais das Martechs precisam ter amplo conhecimento de ferramentas como Google Analytics, HubSpot  entre outras.  

Diferença entre Martech e Adtech 

Mesmo possuindo algumas semelhanças, as Adtechs e as Martechs são modelos de negócios diferentes.  

As Adtechs têm o foco na publicidade, já as Martechs são focadas nas ações e práticas do marketing.  

O Marketing é uma área mais ampla que segue o conceito de 4 P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção. Portanto, as martechs englobam esses 4 P’s que são otimizados com o uso da tecnologia. Mesmo assim, por ser uma área ampla, os serviços oferecidos por essas empresas podem ser variados, por exemplo: uma atuação focada em determinadas tarefas, como a aquisição de leads, experiência do cliente, inteligência de mercado e análise de dados. 

Enquanto isso, as Adtechs usam a tecnologia em apenas um desses conceitos, no caso, o P de promoção. Isso significa que, as Adtechs e Martechs não são necessariamente concorrentes e podem atuar de maneira complementar. 

Como uma Martech beneficia o seu negócio B2B? 

O termo B2B é usado quando nos referimos a empresas que vendem para outras empresas.  

Já era comum no marketing B2B utilizar o marketing digital na busca por leads qualificados, utilizando-se de conteúdos de qualidade. 

Mas as Martechs podem potencializar essas estratégias com a ajuda da tecnologia na hora de planejar campanhas eficientes.  

Isso porque além do custo-benefício ser melhor, as ações tomadas por meio dos dados são mais assertivas, evitando o desperdício de recursos financeiros, tudo de forma mais rápida e prática.  

Quais as características de uma Martech? 

As soluções e ferramentas dessas empresas podem focar em áreas específicas, mas elas sempre irão utilizar a tecnologia nas suas ações. 

Aqui, temos alguns pontos para entender melhor como essas empresas influenciam nas operações e ajudam a trazer mais resultados.  

Fonte: Martech 

Automações de Marketing 

As automações são a melhor maneira de ganhar escala e aumentar a produtividade na operação de marketing e vendas.  

Automatizando tarefas e processos manuais, os profissionais da equipe de marketing podem se dedicar mais nas atividades criativas e estratégicas, que são o verdadeiro diferencial do seu negócio. 

Gestão de processos  

Algumas soluções das Martechs tem o objetivo de facilitar o dia a dia das equipes, principalmente das responsáveis pela gestão. 

Essa gestão pode ser feita de várias formas: desde organizar o fluxo dos processos, até auxiliar no acompanhamento de dados e indicadores em tempo real.  

Funil de vendas 

Em empresas que possuem diversos produtos e serviços, pode ser uma tarefa difícil acompanhar o funil de vendas de perto, o tempo todo. 

Mas, as Martechs estão aí para ajudar nesse processo: com auxílio de automações, é possível acompanhar a jornada do seu cliente desde o primeiro acesso, até a etapa de conversão com agilidade.  

Acompanhamento de resultados  

Acompanhar indicadores e ter noção do que otimizar, faz parte de uma estratégia de marketing e vendas de sucesso.  

Facilitar esse projeto faz parte das ações das Martech pois, com isso, elas oferecem recursos que facilitam o acompanhamento e visualização dos dados que são relevantes e estratégicos para a operação da sua empresa.  

Por exemplo: dashboards em tempo real, jornadas do cliente, em que página as conversões acontecem ou que tipo de conteúdo orgânico traz mais MQLS. Existe uma infinidade de possibilidades! 

Como uma Martech impacta nas vendas da sua empresa? 

Com as ferramentas proporcionadas pela Martech, o seu processo de vendas fica mais dinâmico, até mesmo aqueles que são considerados complexos.  

Com o uso das ferramentas citadas acima, a gestão de clientes e mensuração de resultados tornam-se processos menos burocráticos e otimizam tempo para quepara que você descubra cada vez mais o comportamento dos seus clientes.  

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