Panorama empresarial: Norte

22/08/2019

Formada por sete estados, a região Norte do Brasil, é a maior dentre as cinco em extensão territorial, com um área de 3 853 676,948 km², equivalente a 42,27% do território nacional. O último censo realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estima que a população da região seja de 17.231.027 milhões de habitantes

Seus estados são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Hoje, existem mais de de 880 mil negócios ativos no Norte do país. Entenda como esses negócios se comportam pelos 7 estados em uma análise sobre suas áreas totais, populações estimadas e quantidades de empresas em atividade:

 

Uma questão de porte

Ao analisarmos as empresas do Norte brasileiro por porte, a maioria é de microempreendedor individual, com mais de 450 mil negócios. As pequenas empresas somam pouca mais de 360 mil e as de médio porte são aproximadamente 10 mil. As empresas de grande porte chegam a mais de 7 mil e as microempresas são cerca de 700.  

 

Setores e CNAEs

O setor de serviços é o que mantém a maior concentração  de negócios ativos na região, com aproximadamente 400 mil. O comércio soma pouco mais de 300 mil de empresas em atividade. O setor de indústrias na região Norte ocupa a terceira posição, com mais de 40 mil negócios. O agronegócio contabiliza pouco mais de de 20 mil e o setor financeiro pouco mais de 7 mil. O setor de serviços públicos é o que tem menos negócios ativos na região, com aproximadamente 4 mil

Ao avaliarmos o comportamento dos negócios da região em termos de subclasse, de acordo com a classificação do CONCLA, o CNAE mais presente na região é o de comércio varejista de artigos do vestuário e acessório, com mais de 60 mil negócios ativos.

Em segundo lugar está o comércio de mercadorias em geral com predominância em produtos alimentícios (minimercados, mercearias e armazéns), com mais de 40 mil estabelecimentos.  O terceiro lugar no ranking é do CNAE de cabeleireiros, que concentra mais de 20 mil empresas no Norte. O quarto lugar é dos negócios voltados para atividades de associações de defesa de direitos sociais, com mais de 18 mil. E em quinto lugar estão os também mais de 18 mil restaurantes e similares.

A maior região brasileira, o Norte, é um vasto paraíso empresarial e  pode se tornar a sua próxima área de investimento.

Esse é o tipo de inteligência que o Empresômetro entrega para o seu negócio.

 


Conheça a melhor versão da sua empresa, venha para o Empresômetro.