Conheça o Scrum o método ágil mais utilizado no mundo corporativo

Scrum: o método ágil mais utilizado no mundo corporativo

 Scrum: o método ágil mais utilizado no mundo corporativo  

Semana passada falamos sobre metodologias ágeis e, hoje, vamos explicar a ferramenta mais usada na aplicação deste conceito: o Scrum.  

De acordo com levantamento do IGTI, o Scrum é o framework ágil mais famoso entre as empresas brasileiras, presente em 74% delas por sua eficiência na otimização de processos e sua versatilidade: ele se adapta facilmente a diversas áreas e não fica restrito apenas ao desenvolvimento de tecnologias.  

Negócios que adotam este modelo de gerenciamento de projetos aumentam sua eficiência, ganham mais produtividade, melhoram a performance de suas equipes e economizam tempo e recursos com entregas mais assertivas e qualificadas.  

Esta estrutura metodológica é ideal em cenário de incertezas, quando o produto ainda não está claro nem para o cliente. Mas também é um excelente recurso na sistematização de processos multidisciplinares. Afinal, o Scrum é uma forma de gerenciamento voltada à priorização de atividades, aprimorando a eficácia de cada uma delas. 

Na prática isto quer dizer que as tarefas envolvidas na elaboração de um produto precisam seguir uma ordem prioritária, começando do essencial, aquilo que é indispensável ao seu funcionamento, e terminando nos requisitos acessórios, como estética 

Fica mais fácil entender este processo se imaginarmos, por exemplo, linhas de montagem de automóveis. Nelas, o primeiro passo é a construção do motor, afinal, sem ele um veículo não funciona. Somente nas etapas finais nos preocupamos com cor, acabamento, estofamento, itens complementares etc. 

 

Pilares 

Scrum foi concebido, na década de 1990, para atender três pilares fundamentais: 

1º Transparência: 

Os processos a serem executados precisam ser de conhecimento geral. Ou seja, todos os membros de uma equipe devem estar a par do processo como um todo, possuindo macro e micro visão daquilo que está sendo feito para a concretização do projeto. 

2º Inspeção: 

O Scrum mantém um rigoroso controle sobre seus processos de desenvolvimento, acompanhandoperiodicamentecada etapa de execução. 

3º Adaptação: 

Essa é uma palavra-chave de qualquer método ágil: tanto o processo quanto o produto devem estar abertos a mudanças e alterações. 

 

O que é o Scrum 

O Scrum é uma metodologia de gerenciamento que fragmenta grandes projetos em partes menores. Assim, o resultado é alcançado depois de passar por diversas etapas de criação. Esta estratégia, além de rápida e eficiente, aumenta a percepção de novas oportunidades, conferindo vantagem competitiva aos negócios que a empregam.  

Aqui, são desenvolvidos produtos ou projetos complexos e adaptativos que, seguindo práticas empíricas, criam uma série de experiências, maximizadas por feedbacks e voltadas ao controle de riscos.  

Os ciclos de vida dos projetos em Scrum giram em torno das Sprintsconjuntos de atividades que devem ser realizadas em um determinado período. Nelas, o trabalho é dividido por iterações, ou seja, frações de entregas em que o resultado ou valor incremental é sucessivo, acontece repetidas vezes.  

 

Etapas do Scrum: 

 

Conheça o Scrum o método ágil mais utilizado no mundo corporativo

 

1º Backlog do produto:

O ciclo de vida de um projeto se inicia com a listagem, junto ao cliente, de tudo aquilo que precisa ser feito. Nesta primeira etapa, são definidas as atividades e a ordem de prioridade para cada entrega individual.  

2º Planejamento do Sprint: 

Aqui, a equipe de criação estabelece o que é possível realizar em um determinado ciclo – que, em média, dura 2 semanas – elencando prioridades, planejando ações e estimando o tempo necessário para concluir a entrega final. 

3º Daily Scrum:

Como dissemos, metodologias ágeis acompanham de perto o progresso de cada etapa. Para fazer essa inspeção, são realizadas reuniões rápidas e diárias, nas quais cada profissional alinha e atualiza a equipe sobre sua produção. 

4º Revisão do Sprint: 

Quando ciclo de uma entrega se completa, acontece a apresentação e aprovação daquilo que foi produzido.  

5º Retrospectiva do Sprint: 

Este é um momento de aprendizado e diálogo, em que são discutidos erros e acertos do ciclo e são dados feedbacks sobre o processo. A retrospectiva é um espaço seguro, no qual experiências, expectativas e frustações podem ser compartilhadas e solucionadas.  

O final de cada Sprint é marcado pelo início de um novo ciclo. Este processo se repete até a entrega final e confere mais consistência e eficiência, afinal, o contato próximo com os clientes, os alinhamentos constantes e os feedbacks asseguram a unidade e a assertividade do projeto ou produto. 

 

Profissionais que conduzem o Scrum: 

– Gerente de produto: 

Responsável pelo produto em si. O PO possui um grande know-how sobre o negócio e seus requisitos de mercado. Este profissional liga, com seu conhecimento aprofundado, o consumidor ao produto, compreendendo e levando em consideração desejos, expectativas, motivações de compra, perfis etc. Desta forma, o resultado atenderá tanto as necessidades do cliente quanto as do mercado de consumo. 

– Scrum Master: 

Especialista nesta metodologia ágil, exerce um papel didático e consultivo, treinando e capacitando todos os integrantes da empresa para as práticas do Scrum. 

– Equipe:

Formada por profissionais multidisciplinares que se encarregam das entregas do produto e da execução de tarefas segundo a ordem de prioridades.  

 

Por fim, uma curiosidade 

O nome deste método foi importado do rugby, esporte inglês famoso pelo uso de táticas cooperativas e pelo intenso contato entre jogadores. 

Scrum, no rugby, nada mais é do que uma parede de jogadores que unem suas habilidades, de forma harmônica, para recuperar o controle da partida, ou seja, da bola.  

Desta forma, a metáfora evidencia a importância do trabalho em equipe: o time inteiro deve colaborar, lance após lance, para a pontuação e, por consequência, para a vitória.  

 

Se você ainda não sabe o que são metodologias ágeis, confira o conteúdo que produzimos sobre o assunto: 

https://blog.empresometro.com.br/metodologia-agil-saiba-tudo-sobre-o-metodo-e-descubra-seus-beneficios/